É claro que quando vc vai a uma loja de cerâmicas para escolher os revestimentos da sua casa, o que lhe atrai é a adequação delas ao seu gosto pessoal. Mas para ter certeza de que o que vc está comprando vai realmente “funcionar” vc deve se certificar que as características técnicas do revestimento são as corretas para o ambiente onde o revestimento vai ser colocado.

As situações do ambiente que influenciam na escolha da cerâmica correta são:

a) Parede ou Piso ? Uma parede não tem gente ou carros andando nela. Já um piso tem que suportar gente, carros, areia da rua, água … Por isso, cerâmica para piso pode ser usada (em geral) em parede. Mas nunca use cerâmica para parede em pisos.

 Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 1b) Interno ou Externo ? Uma cerâmica usada na área externa estará sujeita a sol e chuva, empoçamentos, terra, areia… Logo, deve ser mais”forte” para aguentar estas situações  e não ser escorregadia. Mesmo ambientes internos quando tem contato direto com o externo precisam suportar eventuais contatos com a areia da rua sem riscar.

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 2

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 3

c) Área molhada ou seca ? Um box deve ser revestido com cerâmicas que suportem bem a grande quantidade de água que vão receber. Elas também não podem ser escorregadias. A cozinha e a área de serviço tbém são áreas molhadas.

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 4

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 5

 d) Comercial, Industrial, Residencial – Alto ou baixo tráfego ? Por uma loja circulam mais pessoas que na sua sala. Em uma garagem circulam e estacionam carros pesados. Logo, a cerâmica destes ambientes deve suportar tráfego bem mais pesado que a do seu banheiro, por exemplo.

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 6

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 7Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 8

e) Possibilidade de contato com produtos químicos ? Em uma cozinha há mais chances de derramar líquidos. É tbém, como o banheiro, um ambiente que passa por limpeza mais constante. Logo, uma cerâmica que seja fácil de limpar e dificilmente manche é o ideal.

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 9

Um tanto complicado, eu sei! E não falei tudo, ufa! Por isso sugiro que compre sua cerâmica em uma boa loja onde vc informe qual é a situação do seu ambiente (e não esqueça de informar outras coisas como : Declives , escadas, piscina ou proximidades, etc) e o vendedor seja capacitado para lhe indicar o melhor revestimento.

 Fotos do site da Eliane

36 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Alexsandra,
    Não é comum este tipo de revestimento em meia parede. Algumas pessoas o fazem tentando evitar a ocorrência de umidade, o que nem sempre resolve. Se vc pretende colocar, sugiro que use a mesma cor ou uma cor similar para parede e porcelanato, principalmente se o pé direito de sua casa for baixo, pois a linha horizontal cortando a parede dá a impressão de que o ambiente é mais baixo do que realmente é.
    Sugiro tbém que o acabamento usado para roda meio, se vc quiser colocá-lo que seja bem simples e discreto.
    bjo
    Rosana

  2. Gostaria de colocar porcelanato na casa toda mas em meia parede fazendo um acabamento com roda meio. Mais ou menos um metro de altura. Será q vai ficar legal ??

  3. Olá!
    Minha sala de estar e janta é intergrada já a cozinha é separada da sala de jantar por um balcao e tem soleira tbm. Minha dúvida é posso usar porcelanato na salas e ceramica na cozinha?

  4. Oi, Raquel!
    Enquanto vc não descobrir e resolver a umidade sugiro que não coloque cerâmica. Com o tempo ela vai cair. Procure um profissional para descobrir de onde vem o problema e impermeabilizar a área. Neste caso, talvez nem precise colocar cerâmica nas paredes .
    abs
    Rosana

  5. Oi, meu quarto no tempo chuvoso as paredes ficam frias e com mofos. Será que se eu fizer um revestimento em cerâmicas, vai resolver o problema. Bjs.

  6. Oi, Adriana,
    Aconselho que vc use a cerâmica/porcelanato q atender melhor as suas necessidades. Tanto o porcelanato qto a cerâmica podem atender. Tudo depende do que vc deseja (por exemplo: só o porcelanato tem o retificado, que permite rejunte bem fino, quase imperceptível), Mas tbém vc deve observar que qquer cerâmica/porcelanato muito brilhante escorrega muito, por exemplo. Então não se preocupe se é cerâmica ou porcelanato, mas sim o que vc deseja ver e a necessidade e segurança do ambiente.
    bjo
    Rosana

  7. Olá. ..vou trocar o piso da minha sala porém vou colocar piso sobre piso. Estou na dúvida entre cerâmica ou porcelanato visto terem preços bem diferentes. A área eh bem grande pois eh sala de estar conjugada c sala de jantar e corredor. ..o q m aconselha?

  8. Oi, César,
    Considerando que vc mora em apartamento e não pode modificar a área externa (pois se puder, uma boa solução seria proteger a parede externa do sol, com cobertura de qquer tipo à frente da parede – toldos, telhado, parede de pedras, cerâmica ou tijolos com alguns centímetros de distância da parede atual, plantas com alguma distância da parede, etc) na área interna revestimento de madeira – se puder ter uma pequena distância entre a parede e o revestimento melhor ainda – ou pedra “seguram” bem o calor. Outra opção é o uso de tinta especial,
    abs
    Rosana

  9. A minha parede do quarto aquece muito no período das 12 horas até o fim da tarde e a noite ainda está quente.
    Será que tem alguma cerâmica que possa ser instalada na parede dentro do quarto e possa diminuir consideravelmente a temperatura?
    Atc; César Arruda

  10. Oi, Igor,
    Este post informa as especificações que vc deve seguir, mas me parece que vc quer mais facilidades, não é ? Então: Veja aqui uma reportagem falando de muitos porcelanatos para o seu caso http://casa.abril.com.br/materia/pisos-para-o-lado-de-fora-da-casa#13 ; Aqui a especificação da portobello http://vdisk.portobello.com.br/community/portobello/get/tabelaEspecificacao0830.pdf Aqui um texto específico sobre garagem http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/que-tipo-de-revestimentos-devo-usar-na-garagem-de-casa.jhtm e na portobello ainda há os produtos para área externa molhada http://www.portobello.com.br/areas-externas-molhadas Da Eliane aqui vc encontra os recomendados para garagem : http://www.eliane.com/produtos/garagem/porcellanato
    abs
    Rosana

  11. Oi, Rosana, estou escolhendo o piso laminado Durafloor para colocar nos quartos, pensei no RITz cor Amendola Curacao, será que vai “brigar” com as portas que são de madeira amarelada. Outra coisa, os quartos são pequenos.

    OBrigada, Rosangela

  12. Fiquei em dúvida se é tudo preto ou há outra cor, Deyse…De qquer forma, cinza e branco por exemplo, ficam bem com preto no banheiro.
    bjo
    Rosana

  13. Oi, Daiane,
    Vc pode colocar na parede e em outros pisos da casa um revestimento cerâmico comum sim. Só se preocupe que a cor deles combine com a cor do porcelanato.
    bj
    Rosana

  14. olá, gostaria de saber se posso colocar porcelanato somente no piso da cozinha, e no resto da casa usar um piso comum,e se o revestimento da parede da cozinha precisa também ser um porcelanato,ou será que posso colocar um revestimento comum.obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui