É claro que quando vc vai a uma loja de cerâmicas para escolher os revestimentos da sua casa, o que lhe atrai é a adequação delas ao seu gosto pessoal. Mas para ter certeza de que o que vc está comprando vai realmente “funcionar” vc deve se certificar que as características técnicas do revestimento são as corretas para o ambiente onde o revestimento vai ser colocado.

As situações do ambiente que influenciam na escolha da cerâmica correta são:

a) Parede ou Piso ? Uma parede não tem gente ou carros andando nela. Já um piso tem que suportar gente, carros, areia da rua, água … Por isso, cerâmica para piso pode ser usada (em geral) em parede. Mas nunca use cerâmica para parede em pisos.

 Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 1b) Interno ou Externo ? Uma cerâmica usada na área externa estará sujeita a sol e chuva, empoçamentos, terra, areia… Logo, deve ser mais”forte” para aguentar estas situações  e não ser escorregadia. Mesmo ambientes internos quando tem contato direto com o externo precisam suportar eventuais contatos com a areia da rua sem riscar.

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 2

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 3

c) Área molhada ou seca ? Um box deve ser revestido com cerâmicas que suportem bem a grande quantidade de água que vão receber. Elas também não podem ser escorregadias. A cozinha e a área de serviço tbém são áreas molhadas.

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 4

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 5

 d) Comercial, Industrial, Residencial – Alto ou baixo tráfego ? Por uma loja circulam mais pessoas que na sua sala. Em uma garagem circulam e estacionam carros pesados. Logo, a cerâmica destes ambientes deve suportar tráfego bem mais pesado que a do seu banheiro, por exemplo.

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 6

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 7Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 8

e) Possibilidade de contato com produtos químicos ? Em uma cozinha há mais chances de derramar líquidos. É tbém, como o banheiro, um ambiente que passa por limpeza mais constante. Logo, uma cerâmica que seja fácil de limpar e dificilmente manche é o ideal.

Decoração - Como escolher cerâmica e porcelanato 9

Um tanto complicado, eu sei! E não falei tudo, ufa! Por isso sugiro que compre sua cerâmica em uma boa loja onde vc informe qual é a situação do seu ambiente (e não esqueça de informar outras coisas como : Declives , escadas, piscina ou proximidades, etc) e o vendedor seja capacitado para lhe indicar o melhor revestimento.

 Fotos do site da Eliane

36 COMENTÁRIOS

  1. Kamila,
    Não sei exatamente o que vc deseja. Entao, não tenho como responder. O q posso dizer é q o meu trabalho é o que vc vê no blog…
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Lucia,
    Vai ficar bem escuro, é este seu objetivo ? O Box em 70×70 é bem pequeno. O ideal é, no mínimo 80×80. Eu sugiro que as paredes sejam mais claras, se quiser manter o tom, poderiam ser em cinza de claro a médio, por exemplo. E a pedra do lavabo eu trocaria por um granito ou mármore preto.
    bjo
    Rosana

  3. Tenho uma área de mais ou menos 12mts quadrados, estou fazendo um banheiro, onde compórta:
    box(70×70) um banheira sem hidro (1.50) mais bacia e lavabo. Gostaria se devo, (sei q posso) revestir toda area (paredes) com pastilhas preta , estou pensando colocar ardozia polida no piso e a pedra do lavabo tbm em ardozia( verde escuro). Fica bom?.
    att
    Lucia Gennaro

  4. Oi, Nádia,
    Sim pode, dá uma impressão de maior amplitude. Mas cuidado pois se quer o da cozinha igual o porcelanato tem que ser adequado para a cozinha (antiderrapante e não muito rústico). Pode tbém colocar nas salas um mais brilhante (se desejar) que normalmente é escorregadio, e na cozinha um mais fosco próprio para ambiente molhado, na mesma cor.
    bjo
    Rosana

  5. Bom dia,
    estou com muita duvida nos porcelanato que vou colocar na sala de star, de jantar e cozinha, posso por o mesmo e da mesma cor?
    com tom de cinza claro?

  6. Oi, Joselita,
    A cerâmica pode demorar mais a dar problemas, mas se vc tem infiltração vinda do chão, acabará tendo. Se já tentou n produtos e não deu certo, sugiro que tente retirar todo o revestimento até o o tijolo (se já não fez isso) e aplique produto impermeabilizante novamente. Se já fez, talvez o problema aconteça pq o quintal está mais alto que a casa por exemplo. Contrate um profissional de confiança e tente resolver realmente o problema, ok ?
    bjo
    Rosana

  7. Gostaria de saber se fica legal colocar meia parede se ceramica em quarto de infantil.Pois a parede esta sempre descascando e morfando por causa da umidade e tenho que esta sempre retirando a massa corrida e pintando novamente.
    Ja tentei varios produtos para resolver esse problema mas nada adiantou.Minha filha tem alergia respiratoria e gostaria de melhorar a situação do quarto

  8. Oi, Elizangela,
    Vai ficar provavelmente, pesado… Sugiro que use o tom do fundo da cerâmica em um dos 2.
    abs
    ROsana

  9. Oi, Paula,
    Se a sala é pequena uma mesa de vidro sempre dá maior leveza. Não esqueça da circulação das pessoas. Não compre uma mesa grande demais que prejudique a circulação.
    bjo
    ROsana

  10. Oi, Fernanda,
    O ladrilho hidráulico é muito resistente ao desgaste e altas temperaturas, mas é um produto poroso por isso a sua impermeabilização é imprescindível.
    abs
    Rosana

  11. bom dia,
    estou com uma dúvida em relação à minha sala pois ela é pequena e conjugada com a sala de jantar.A sala tem um rack e painel imbuia e sofá marrom claro…tapete claro.
    Qual a melhor mesa/cadeira para colocar na sala de jantar (no máximo de 1,20m), de vidro, branca, ferro cromado???
    Se puder por favor me envie a resposta por e-mail. Obrigada
    Obrigada

  12. Oi, Cláudia,
    Vc pode escolher entre os 2. Mas só use madeira se tiver madeira na sala, nas portas, enfim, em algum lugar…
    bjo
    Rosana

  13. Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo blog, adoro visita-lo.
    Gostaria de uma ajuda sua… Vou colocar piso de porcelanato na minha sala de estar e tv e fiquei na dúvida: como deve ser o rodapé? Madeira ou com o próprio porcelanato?
    Obrigada desde já!

  14. Olá
    Eu tenho uma boutique de acabamentos…sei bem o desastre que é se assentar revestimento não adequado nos ambiente. NOssa que estresse!
    Bjus
    Paula Kasas
    A Moda em Acabamentos & Complementos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui