O maior número de dúvidas que recebo dos leitores é sobre que cores usar, principalmente na sala e uma questão constante é: De que cor compro meu sofá e poltronas? Então, vamos falar sobre isso, usando exemplos, o que é sempre bom:

É claro que para escolher a cor  destes móveis vc deve considerar o restante do ambiente e, além disso: Vc deve decidir se eles vão ou não CHAMAR A ATENÇÃO. Isso vc decide se perguntando: “Há alguma coisa que quero que chame a atenção na sala ? Que acho mais bonito ou mais interessante que o sofá e as poltronas ? “

 Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 1Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 2Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 3

 Nas salas acima o sofá é quase da cor das paredes, ele meio que “some”, percebe? Qual o objetivo?

1) Na 1a foto, para dar mais ênfase à estante vermelha atrás, à mesa na frente e maior leveza à área grande e cheia de objetos, mas o tapete é mais escuro para que esta área não fique “apagada”.

2) Na 2a. foto para enfatizar a linda COR CINZA sofisticando o ambiente com o cinza prata do sofá. Observe que o tapete é em um marrom parecido com a madeira do sofá e também não chama a atenção.

3) Na 3a. foto para permitir que o amarelo forte das cortinas e mesinha seja o ponto alto da sala, sem ficar pesado. Veja que o tapete também é quase da mesma cor que o sofá e por isso também não chama a atenção.

Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 4Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 5Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 6Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 7

Situação contrária é quando vc quer (ou precisa) que o sofá seja o ponto alto da sala. Ou pq ele é lindo, ou pq a sala é “apagadinha” e vc quer avivar o ambiente com a cor do sofá, etc. Há 2 possibilidades, mostradas acima. Na 1a foto o sofá vermelho ANIMA a sala toda em tons neutros, inclusive o tapete e a poltrona, veja só!

Na 2a foto, uma idéia que lhe dá mais liberdade para “mudar o cenário” quando quiser: As almofadas é que chamam a atenção por suas cores vivas.

Na 3a foto, o sofá e poltronas escuras, dão profundidade e mais interesse à sala em tons neutros claros.

Na 4a foto, uma situação interessante: O sofá é neutro e o ponto alto são as poltronas cuja cor além de iluminar a sala, tem a função de harmonizar com o vermelho da parede da área de jantar. Com o fundo verde da parede atrás é uma solução mais equilibrada do que se o sofá fosse vermelho.

Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 8Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 9

Outra situação ainda: Vc quer que a parede atrás do sofá seja o centro de atenção. Neste caso, veja as 2 soluções acima: Os sofás são em cores neutras, os tapetes claros tbém não pesam. As almofadas coloridas nos 2 casos tem o objetivo de criar algum contraste com o fundo, enfatizando-o ainda mais.

Sintetizando: Combinar as cores é uma coisa, mas a escolha das cores tem muito (quase tudo) a ver com o objetivo que vc quer ou precisa alcançar.

 Fotos dos sites e blogs: ninbra, casa abril, inspiringinteriors, acervodeinteriores, wunderweib, younghouselove e habituallychic

261 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite! Gostaria de saber primeiramente se o sofá tem que combinar com o home da sala?
    Segundo meu home é marrom e o piso da minha sala também é marrom um tom mais claro que o home, então gostaria de saber que cor usar de sofá, tapete e almofadas. Pois eu gosto bastante do cinza mas não sei se combina. Obs: as paredes estão em tom de gelo.
    Obrigada

  2. Oi, Mileny,
    Eu escolheria cinza médio para o sofá (que fica ótimo com o vermelho e combina com o preto/branco/bege). Para tapete, como o piso é branco, eu escolheria um marrom médio ou listrado com fundo cinza mais escuro ou mais claro que o sofá e listras em bege, marrom escuro, branco e cores terrosas ….As almofadas podem ter todas estas cores em tecidos lisos e estampados e os pufs poderiam ser revestidos com tecido cinza com desenhos (pequenos) em vermelho ou bege…
    bjo
    rosana

  3. BOA NOITE! GOSTARIA DE SABER QUAL COR COMPRO O SOFÁ , TAPETE E ALMOFADAS PARA UMA SALA DE TAMANHO MÉDIO A GRANDE,CUJA PAREDE PRINCIPAL FOI PINTADA COM TEXTURA DE VERMELHO E O RESTANTE DAS PAREDES SÃO NA COR DUBAI, E TETO BRANCO,PISO BRANCO. O AMBIENTE DA SALA É CLARO, TENHO DUAS POLTRONAS VERMELHAS, UM RACK (HOME) GRANDE ,COM FUNDO E GAVETAS PRETAS E BANCADAS EM MDF CLARO (TIPO PALHA A BEGE CLARO).TENHO DOIS PUFFS E QUERO REFORMA LOS, QUAL COR SUGERE? QUAIS CORES SUGERE TAMBÉM PRAS PEÇAS DE DECORAÇÃO?
    OBRIGADA!
    ATT: MILENY

  4. Oi, ALine,
    Tapete: Cinza (médio, prata.. depende do piso). Almofadas: bege, vermelho, tons terrosos, cinza.
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Isabelle,
    O marrom escuro é quase uma cor neutra… Não dá muito para lhe dizer cores qdo não sei a cor do piso nem das paredes e nem sei se vc quer um ambiente neutro e tranquilo ou vibrante… enfim… o que posso lhe dizer é que tons mais claros de marrom, bege, cinza, azul, vermelho, laranja.. são cores que em geral combinam bem com o marrom escuro.
    tapete e cortinas em tons diferentes de bege ou marrom claro; painel em marrom médio; poltronas em marrom e azul almofadas em azul e bege… seria um ambiente tranquilo , por exemplo, fácil de dar certo.
    Se quiser um ambiente mais vibrante, tapete com listras vermelho, marrom, cinza. azul; cortinas em cinza; painel em cinza médio, poltronas em marrom, vermelho ou marrom e azul, almofadas em azul, bege e vermelho…
    Estas são 2 opções que tem grande chance de dar certo com paredes em offwhite tendendo para o areia, ou até brancas…por exemplo
    bj
    Rosana

  6. Olá, meu sofá é marrom escuro, estou em dúvidas nas cores da cortina, painel, tapete e poltronas, qual cor você sugere ? Obg

  7. Oi, Graziella,
    Pode combinar sim, mas cuidado para não deixar tudo muito escuro e pesado. Seria interessante que o painel tivesse um tom mais claro.
    bjo
    Rosana

  8. Oi, Layse!
    O Azul acho que ficaria mais alegre e seria mais fácil de combinar com estas cores. Para ficar neutro eu escolheria o cinza (entre o preto e o cinza).
    bjo
    Rosana

  9. Oi, Vanda!
    Se vc quiser manter a neutralidade, eu usaria madeira clara, beges ou cinzas. E cores mais vivas nas almofadas.
    Se vc quer algo colorido, eu pensaria no rack em uma cor como azul ou verde, as cortinas em bege ou cinza e as almofadas coloridas usando tbém a cor do rack.
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Andreia,
    Estas cores são neutras, então escolha as cores que preferir e q combinem entre si que vai dar tudo certo… Faça as coisas devagar..É o melhor jeito de não errar.
    bjo
    Rosana

  11. Oi, Bernardo!
    Eu não entendi onde vc quer colocar este salmon…De qquer forma, sendo uma tonalidade suave, deve ficar bem. A cor da moldura depende …mas,,, posso dizer que usar madeira em cor média (nem tão escuro, nem tão claro) funciona muitas vezes. E tbém escolher uma das cores que menos aparecem nos quadros tbém funciona em geral.
    abs
    Rosana

  12. Oi, Lais,
    Penso, mesmo não vendo a situação, que o cinza é a melhor opção. Preocupe-se tbém com o peso das cores escuras. Talvez um cinza mais claro seja melhor.
    bjo
    Rosana

  13. Olá. Adorei as dicas!
    Será q vc poderia me dar uma ajuda? Eu comprei meu apartamento com a paredes já pintadas em palha e uma delas (atrás da mesa de jantar, q é conjugada) c papel de parede no mesmo tom de palha e tb cinza.
    Tenho um sofá preto com quadro acima dele grande em tons de amarelo e azul bem claros. Gostaria de colocar uma poltrona, mas fico muito em dúvida no melhor tom, pois acho q tudo vai chocar com o papel de parede. Fica melhor um preto ou cinza (p não chocar), ou colocaria um tom de amarelo ou azul para alegrar mais o ambiente?
    Obrigada e parabéns pelo site.

  14. Eu tenho um sofa preto em L … um tapete mesclado cinza escuro e cinza claro…
    Queria uma orientação sobre o painel com o rack cortinas e almofadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui