O maior número de dúvidas que recebo dos leitores é sobre que cores usar, principalmente na sala e uma questão constante é: De que cor compro meu sofá e poltronas? Então, vamos falar sobre isso, usando exemplos, o que é sempre bom:

É claro que para escolher a cor  destes móveis vc deve considerar o restante do ambiente e, além disso: Vc deve decidir se eles vão ou não CHAMAR A ATENÇÃO. Isso vc decide se perguntando: “Há alguma coisa que quero que chame a atenção na sala ? Que acho mais bonito ou mais interessante que o sofá e as poltronas ? “

 Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 1Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 2Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 3

 Nas salas acima o sofá é quase da cor das paredes, ele meio que “some”, percebe? Qual o objetivo?

1) Na 1a foto, para dar mais ênfase à estante vermelha atrás, à mesa na frente e maior leveza à área grande e cheia de objetos, mas o tapete é mais escuro para que esta área não fique “apagada”.

2) Na 2a. foto para enfatizar a linda COR CINZA sofisticando o ambiente com o cinza prata do sofá. Observe que o tapete é em um marrom parecido com a madeira do sofá e também não chama a atenção.

3) Na 3a. foto para permitir que o amarelo forte das cortinas e mesinha seja o ponto alto da sala, sem ficar pesado. Veja que o tapete também é quase da mesma cor que o sofá e por isso também não chama a atenção.

Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 4Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 5Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 6Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 7

Situação contrária é quando vc quer (ou precisa) que o sofá seja o ponto alto da sala. Ou pq ele é lindo, ou pq a sala é “apagadinha” e vc quer avivar o ambiente com a cor do sofá, etc. Há 2 possibilidades, mostradas acima. Na 1a foto o sofá vermelho ANIMA a sala toda em tons neutros, inclusive o tapete e a poltrona, veja só!

Na 2a foto, uma idéia que lhe dá mais liberdade para “mudar o cenário” quando quiser: As almofadas é que chamam a atenção por suas cores vivas.

Na 3a foto, o sofá e poltronas escuras, dão profundidade e mais interesse à sala em tons neutros claros.

Na 4a foto, uma situação interessante: O sofá é neutro e o ponto alto são as poltronas cuja cor além de iluminar a sala, tem a função de harmonizar com o vermelho da parede da área de jantar. Com o fundo verde da parede atrás é uma solução mais equilibrada do que se o sofá fosse vermelho.

Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 8Decoração - Que cor escolher para o sofá ? 9

Outra situação ainda: Vc quer que a parede atrás do sofá seja o centro de atenção. Neste caso, veja as 2 soluções acima: Os sofás são em cores neutras, os tapetes claros tbém não pesam. As almofadas coloridas nos 2 casos tem o objetivo de criar algum contraste com o fundo, enfatizando-o ainda mais.

Sintetizando: Combinar as cores é uma coisa, mas a escolha das cores tem muito (quase tudo) a ver com o objetivo que vc quer ou precisa alcançar.

 Fotos dos sites e blogs: ninbra, casa abril, inspiringinteriors, acervodeinteriores, wunderweib, younghouselove e habituallychic

261 COMENTÁRIOS

  1. Oi, estou decorando minha casa e tenho bastante dúvidas sobre a cor do sofá e almofadas. Sou fã de uma casa mais clean com cores na decoração. Comprei um rack branco, e não sei qual cor de sofá escolher..

  2. Oi, Giovanna,
    Eu não sei bem que cor seria este rústico mas imagino que deve ser uma cor neutra mas não sei se clara ou escura. Se for escuro, pense em um sofá mais claro para não ficar tudo escuro e pesado. Já o tapete, neste caso, escolha de acordo com o piso (q eu tbém não sei a cor). Se o piso for escuro, pense em uma cor mais clara que ele e mais escura que o sofá. Por exemplo: rack rústico escuro, sofá bege claro, piso escuro, tapete marrom médio.

    Já se a cor rústico for clara, vc pode escolher entre um sofá mais escuro e o tapete mais claro ou o sofá mais claro e o tapete mais escuro. Por exemplo: rack rústico claro, sofá cinza, piso escuro, tapete prata.
    Espero que vc tenha entendido a ideia: O importante é contrastar, criar uma combinação que tenha cores claras, escuras e médias fazendo contraste entre si.
    bjo
    RO

  3. Ola, meu rack e painel sao na cor rústico, as paredes são brancas… que cor compro o meu sofá? E que cor o tapete ?

  4. Oi, Luana!
    O Carvalho Colonial puxa bem para o amarelo, portanto, sem saber mais nada sobre a sua sala, cores que eu não usaria seriam amarelo, bege claro e laranja. Fora isso, qualquer cor pode ficar bem, principalmente, mais escuras para contrastar. Para manter a neutralidade vc pode usar por exemplo, um marrom chocolate. Para ter mais contraste um azul médio a escuro… Vermelho fechado tbém fica bem, assim como cinza médio e verde escuro.
    bjo
    Rosana

  5. Boa noite! Tudo bem?
    A minha sala as paredes brancas e o meu piso é laminado na cor Carvalho colonial.
    Que cor de sofá comprar?

  6. Oi, Juliana!
    Marrom e vermelho são lindos juntos, mas acho que precisam de cores mais claras e leves, como beges e azuis nos detalhes por exemplo.
    bjo
    Ro

  7. Oi meu sofa é. Marron escuro painel mesmo ton e a poltrona é vermelha qual cor de almofadas usar e no painel também afffff não sou boa nessas combinações.
    Obrigada
    att Juliana

  8. Desculpe, Flávia,
    Só consegui responder agora seu comentário… São muitos e-mails e comentários para responder. Espero que tenha conseguido comprar uma cor legal e esteja satisfeita. Desculpe.
    bjo
    Rosana

  9. Boa noite a minha sala e grande o piso imita madeira as cortina e bege com marron e o painel madeira qual cor de sofa eu coloco tô precisando muito de ajuda vou compra amanhã obrigada

  10. Oi, Vírginia!
    Esta cor é neutra, então vai bem com quase tudo! É claro que se vc usar almofadas com cores que já existam na sua sala ajuda, mas o bege fica bem com vermelho, laranja, azul, verde…E a cadeira pode ter estampa com fundo imilar ao sofá e estampa com uma destas cores ….
    bjo
    Rosana

  11. Tenho um sofá na cor bege,tipo café com leite e gostaria de saber que cores de almofadas eu poderia usar. Quero colocar uma cadeira decorativa também, mas puxando pro tom do sofá. Gostaria de uma ajuda.

  12. Oi, Monica,
    Se vc gosta de cores neutras, poderia usar beges e marrons mais claros no rack e painel e acrescentar cores vivas que vc goste nos objetos do ambiente.
    bjo
    Rosana

  13. Comprei um sofá marrom escuro , queria saber que cor de rack e painel posso comprar. As paredes e chão são brancas

  14. OI, Claudia,
    Eu acho que sua ideia não é ruim mesmo! Mas eu escolheria o sofá em cinza de médio para escuro porque é mais fácil de manter limpo e combina bem tbém.
    bjo
    Rosana

  15. Oi, Cristina,
    Se vc gosta de branco e preto e pouca cor, sugiro o sofá cinza escuro, tapete em prata ou bege. E coloque almofadas bem coloridas em cores claras.
    bjo
    Rosana

  16. Olá minha sala é branca a cerâmica também meu homem e preto com marromnesclado quer cor posso compra meu sofá obs, amo preto e pertenceria compra o sofá preto coloca um tapete azul mesclado com branco e a decoração das almofadas sortidas oque Vc acha

  17. Eu tenho um apartamento de 57m, eu to com dificuldade das cores do móvel da casa. Comprei um painel pra sala da cor preta, a cortina branca, o piso branco e as paredes brancas. Agora que cor compro o sofá as almofadas e o tapete essa é minha dúvida

  18. Oi, Elisa,
    Eu prefiro usar sofá em cores neutras para poder ter mais liberdade no uso das cores. Por isso, sugiro beges ou cinzas de médios a claros.
    bjo
    ROsana

  19. Olá Boa tarde gostaria que me disse que cor de sofá combina com home imbuia com preto e o chão e de taco

  20. Oi, Mayara!
    A dupla sofá / móvel de tv devem ser bonitos juntos (de acordo com o seu gosto) coisa que vc pode conseguir mesmo qdo eles tem estilos diferentes. FIca mais fácil qdo eles tem algo em comum (estilo, cor da madeira, por exemplo). O cinza combina com praticamente todas as cores e é uma ótima cor para o sofá. No seu caso, eu usaria um cinza médio, não muito escuro, pois o piso e o móvel me parecem mais escuros. O tapete tbém pode ser cinza, mas mais escuro que o sofá. Assim vc tem uma base cinza que vc gosta, e pode colocar almofadas coloridas em amarelo, vermelho, laranja, que vão ficar bem com esta combinação.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui