Resolvi falar do uso das cores em estilos de uso de cores diferenciados – O que quero dizer com isso ? É que cada pessoa tem um jeito de usar as cores e isso tem influência –  ou é influenciado, sei lá – pelo estilo de decoração que lhe agrada.  Vou usar como exemplo o vermelho que, pelos comentários que recebo, é uma cor que muita gente quer mas tem mêdo de usar. Então vão aqui minha teoria maluca, meus palpites e alguns exemplos:

1) Estilo “comportado”

Eu adoro inventar nomes e “estilos”, liga não. O “comportado” seria aquele mais clássico moderno, com puxada para cores neutras, nada “Tamrám!”, nenhum modismo exagerado, a pessoa quer um clima tranquilo, tipo assim :]

Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 1Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 2

Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 3Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 4

Se vc é fã deste estilo, mas deseja um pouco mais de calor e alegria (uma especialidade do vermelho), vá colocando vermelho em uma almofada aqui, um objeto ali e veja qual é o ponto ótimo para vc – cada um tem o seu! – Observe tbém o tom do vermelho. Há os mais vivos, os atenuados, os fechados, os quase marrom, os quase rosa … e cada um traz uma sensação diferente, indo do “grito de alegria e juventude” até o “sussurro da sensualidade” (hoje estou meio poeta.. rs!)

Todos os vermelhos ficam muito bem com os tons neutros.

Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 5  Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 6   Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 7   Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 8

2) Estilo “comportado meio rebelde”

Este é aquele “estilo’ que podia ser “comportado”, mas tem uns “atos de rebeldia”  aqui e ali. Quer dizer, algumas ousadias mais fortes, seja no design dos móveis, nas cores, na distribuição, na mistura de épocas, em detalhes descontraídos ou humorísticos enfim, tipo assim :]

Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 9Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 10

Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 11Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 12

Pessoas que eu encaixaria neste “estilo” gostarão de usar o vermelho acrescido de outras cores em tons fortes (no máximo 2) – como amarelos, azuis, verdes –  e de forma mais marcante, mas mantendo o controle com branco/neutros e elementos “comportados”.

Se vc tem tudo a ver com este “estilo”, tenha cuidado, principalmente em ambientes pequenos! Coloque as suas cores fortes em itens menores e escolha uma delas para ser a cor mais usada. E pense em ter uma ou mais áreas neutras (paredes, piso, tapetes, grandes móveis). Assim vc poderá usar suas cores fortes com maior liberdade.

Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 13  Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 14  Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 15  Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 16

3) Estilo “rebelde total”

Este é aquele “estilo” que gosta mesmo é de um arco íris. A tendência é que os ambientes sejam mais despojados, descontraídos, misturados, com muitas cores diferentes, design mais arrojado, coisas “da moda” (atualmente, sustentabilidade, artesanato, faça vc mesmo, reciclagem…), tipo assim :]

Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 17Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 18

Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 19Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 20

Se vc se sentiu confortável com este “estilo” , faça como os exemplos acima: Base neutra em grandes áreas (paredes / piso / teto). Assim vc pode encher a mão de tinta e sair por aí colorindo tudo! E sempre pense em uma cor que tenha presença mais marcante no ambiente.

Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 21  Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 22  Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 23    Decoração - Usando o vermelho em qualquer estilo 24

É claro que a teoria acima foi inventada por mim agora, sem nenhuma base científica e nenhum fundamento. Esta foi só uma forma de mostrar como podemos usar as cores nos ambientes, mesmo muitas cores e mesmo em ambientes pequenos.

Fotos dos sites e blogs: Thedesignerpad, casa abril,prettyspace, umbrinco, casaejardim, thedesign-files, youquesedreams, achadosdedecoração, cafofofino,  e mdemulher.

24 COMENTÁRIOS

  1. Vermelho e dourado dão medo mesmo na hora de usar, mas tudo na medida ou na desmedida certo fica lindo.
    sempre bom conferir as dicas que rolam por aqui!

  2. Oi, Jaqueline,
    Vermelho pode ficar bem com madeira escura sim. se tem medo que fique tudo muito escuro, acrescente objetos e/ou pinte outras paredes em cores claras.
    bjo
    ro

  3. Olá Rosana!!A-D-O-R-E-I seu site.Sou projetista de interiores da Todeschini,e sempre consulto suas dicas nos meus projetos.
    Mil bjs,parabéns!!!!

  4. Olá Rô!
    Esse lance de estilo é uma delícia de ver. Acho que o meu estilo é o: tudo junto e misturado (vale como dica de nome pra você rs!)
    Um beijo

  5. Olá…

    Estou verdadeiramente apaixonada por todos esses ambientes. Adorei as poltronas listradas do Estilo “comportado meio rebelde”. O tapete e o puff estampados do Estilo “rebelde total” para mim é o melhor, Cores alegres me atraem. Sou mega fã de ambientes coloridos!!

  6. Oi, Maria,
    O volume de e-mails e comentários que me encaminham é enorme. Desculpe a demora, mas vou lhe responder.
    abs
    ROsana

  7. Olá

    Acabei de comprar uma mesa de jantar daquelas triangulares, porém não sei o que posso colocar na parede da minha sala para enfeitar, se eu enviar uma foto da minha sala para seu e-mil você me ajuda a compor?
    obrigada,

    Mi

  8. Olá Rosana,

    tudo bem? Insisto no contato já feito sobre um trabalho de graduação que estou desenvolvendo sobre blogs e Design de Interiores. Eu te encaminhei algumas perguntar por e-mail. Ele chegou até você? Cito a sua publicação no artigo e as respostas engrandeceriam o mesmo.

    Aguardo retorno.

    Obrigada,

    Maria Cristina

  9. Olá Rosana, tudo bem? Adorei o seu blog, os seus posts me inspiram muito. Venha conhecer o nosso blog, beijos e até mais!

  10. Olá Rosana!! Lindas imagens, adoroo vermelho, mas tinha muito medo de usá-lo, no entanto, ainda estou com dúvidas em como aplicá-lo em minha sala e combinar com a porta de madeira escura, aff!!! Me salva?? pleasee?? rs, Bjos

  11. Ro,

    o vermelho é uma paixão, gosto muito!
    estão lindas todas as imagens que vc escolheu, toques de vermelho deixa um ar chique.
    bjs
    Ju

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui