Centenário nos EUA, velhinho já na Europa, o Drywall apareceu por aqui nos anos 80 mas ainda é pouco conhecido ou “compreendido” por muitas pessoas, como posso perceber através dos comentários do pessoal aqui no Blog. Então, resolvi falar sobre ele:

Drywall é um sistema de construção de paredes (forros, revestimentos e móveis tbém, mas vou falar das paredes) que usa chapas de gesso aparafusadas em estruturas de aço galvanizado. Entendeu nada? Veja as fotos:

 O que vc precisa saber sobre Drywall (ou gesso acartonado) 1O que vc precisa saber sobre Drywall (ou gesso acartonado) 2

Na 1a foto vc vê as armações quase prontas e na 2a foto a colocação da placa de gesso acartonado (com face em papel cartão). Depois a parede ainda será preparada para ser pintada e no final parecer uma parede de alvenaria.

Então, simplificando,  é um jeito mais limpo e rápido de fazer parede mais fina e leve que parede de alvenaria. E por esta parede podem passar as instalações elétricas e hidráulicas, podem ser colocados materiais para melhorar o isolamento acústico,  elas podem também disfarçar vigas… E também há placas tratadas para resistir ao fogo e até a água.

AGORA OS PONTOS REALMENTE IMPORTANTES PARA VC:

Paredes de drywall são resistentes mas devem estar preparadas para aguentar o que vc quiser “pendurar” nelas: Para embutir, por exemplo, uma bancada de granito será necessário abrir uma das faces da parede e colocar um reforço. Objetos de até  8 ou 10 k, vc pode colocar sem problemas. Se pesarem entre 10 e 18 kilos devem ser instalados nos perfis e não na parte do gesso (e normalmente não dá prá ver onde estão os perfis). Acima de 18k vc deve procurar ajuda especializada mesmo.  E uma coisa interessante: Uma rede de balanço quando usada por uma pessoa pesa bem mais que 18 kilos!

Parede de drywall pode estar disfarçando uma viga  ou até ter embutida uma coluna. Então, não é porque é drywall que vc pode sair derrubando sem um especialista dar uma olhada.

Para colocar uma porta em uma parede de drywall tbém é necessária uma estrutura que a suporte (veja a porta na foto acima).

E ESTE É SÉRIO:

Ao receber o seu imóvel novo, que tem paredes de drywall (e a tendência é que todos os imóveis novos tenham) vc deve exigir, se não receber, um documento que informe onde estão os pontos de reforço das paredes para, por exemplo, os armários da cozinha. Se não, vc vai ter que abrir para descobrir se eles existem ou onde estão e isso custa tempo e dinheiro.

Então, cuidado e atenção com as paredes de drywall. Elas funcionam e são ótimas, mas são diferentes das paredes de alvenaria, ok ?

Fotos dos sites e blogs: Issoedesignarquitetura, gessobelohorizonte

20 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, gostaria de saber o que devo fazer para esconder uma porta de vidro em minha loja sendo que as paredes são de azulejos branco e gostaria de ocultar essa porta.

  2. Empresa vitoria gesso trabalhamos com drywall e todo tipo de decoraçao em gesso. o que posso dizer a Rosana Silva e que eu adoro o trabalho está de parabéns…

  3. Oi, Vania,
    Infelizmente não tenho referências para este tipo de serviço /produto em Santos. Mas sugiro ler um pouco sobre ele, para poder comprar com maior conhecimento: Veja em http://www.drywall.org.br/index2.php
    abs
    Rosana

  4. Gostaria de ter informação de profissionais e lojas em Santos SP que trabalham com o sistema de paredes gessada drywall.Acho ótimo,estou sempre nos EUA e acho bonito e super prático.Espero q não seja tão caro.

  5. Oi, Celiane,
    Drywall é o gesso acartonado e a estrutura que o suporta na sua divisória.Alguns chamam tudo de gesso acartonado, mas na verdade o gesso acartonado é a parte que vc vê. Entende ? bjo
    Rosana

  6. Olá, comprei um apartamento e as divisórias são de Drywall. Esse material é diferente do gesso acartonado ou não?
    Alguém para responder?
    Obrigada e boa noite.

  7. Oi, Reinaldo,
    Curso eu náo sei, mas vc tem muita informação sobre Drywall neste site: http://www.drywall.org.br/index.php
    bjo
    Rosana

  8. Excelente produto, muito versátil.
    Onde consigo realizar cursos gratuitos referente ao Drywall, como instalar, manuseio e até mesmo as aplicações?
    Obrigado.

  9. ola estou entrando em contato si tiveren precissando de mão de abra estarei a disposição. parede e forro decorados OU GESSO COMUM. OBRIGADO

  10. Elenir,
    Veja nesta página o que se fala sobre esta questão: http://casa.abril.com.br/materia/drywall-sem-segredos-13-respostas-sobre-paredes-de-gesso
    Nesta página tbém vc pode se cadastrar e ler o manual que fala tudo sobre este assunto, da Associação Brasileira do Drywall
    http://www.drywall.org.br/biblioteca.php/2/3/dl/5/manual-de-fixacao-manutencao-e-acabamento
    abs
    Rosana

  11. Olá, será que pode me ajudar numa duvida? Eu tenho 03 portas de madeira, portas normais, para serem instaladas neste sistema gesso acartonado. Já tem o espaço exato para encaixar o batente de madeira e a porta já esta junto, tudo na medida. Como faço para fixar o batente na parede? Obrigado e Deus abençoe.

  12. Oi, Jean Carlo,
    O custo pode variar muito de região para região e também depende do tipo de drywall que vc deseja. Sugiro procurar empresas perto de sua área.
    abs
    Rosana

  13. Oi amigo me interessei pelo assunto ,fiquei curioso com relação ao custo ,quanto fica o metro quadrado ??

  14. é malice miller , vc não sabe nada mesmo de sitema construtivo, existe 100 anos nos EUA, se não fosse bom não ia durar tanto tempo procura se informar melhor.posso até concordar com vc que não tem mãos de obra especializada, se for feito por um profissional que tem curso esta parede dura a vida inteira , quando a pessoa for construir uma parede de drywall, ela tem que saber pra qual finalidade ela vai querer aquela parede.sou formado no senai tenho curso de instalador de drywall interessado me escreva.

  15. É, Malice… Mas acho que isso é a falta de conhecimento/treinamento dos trabalhadores… Muda tudo e os caras tem que aprender sem ninguém ensinar…É bem difícil..
    bjo
    Rosana

  16. Essa nova tendência no mercado arquitetônico mostra como o Drywall evoluiu nos últimos tempos. Mas ainda existem pessoas que por falta de informação acham que o Drywall é frágil e permite o vazamento de som.
    As possibilidades que o Drywall permite em uma construção faz com que o arquiteto tenha uma maior liberdade de criação, pois além da facilidade de aplicação ainda tem um custo bem menor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui