Muita gente me escreve perguntando o espaço que deve haver entre isso e aquilo, a altura ideal de outra coisa, enfim, a medida das coisas. Então, vou fazer uma série de posts sobre este assunto, começando pela Sala de Estar, acrescentando outra questão importante : A proporção das coisas:

Para qualquer ambiente vc deve respeitar a proporção entre o espaço que vc possui e o tamanho dos móveis e objetos que vai colocar nele: Pequenos espaços = Móveis pequenos. Não “entulhe” a sua casa. Pense que o espaço vazio é tão importante quando o ocupado: afinal é no espaço vazio que vc se movimenta!

Mesa e cadeiras  – Jantar: É importante observar a proporção entre estes 2 móveis. Além disso, com esta tendência de cadeiras diferentes na mesa é importante saber escolher cadeiras que fiquem bem juntas e isso passa pela proporção entre elas e a altura do assento deve ser a mesma para todas.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 1A distância entre a cadeira e a parede deve ser, no mínimo, de 50cm. Se entre a parede e a cadeira for uma área de passagem, esta distância deve ser maior: no mínimo 60cm a 70cm. O ideal seria 90cm. Para cada cadeira deve haver um espaço de no mínimo, 45 cm na mesa (com uma cadeira estreita, claro). O ideal seria 60 cm.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 2Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 3

Não faça isso: A proporção das mesas e cadeiras está errada e a altura dos assentos é diferente!

Área de Estar – Mesas, sofás e poltronas:

Novamente a questão do espaço para circulação deve ser considerada. O máximo para uma boa movimentação é 60cm entre sofás, mesas de centro e poltronas. Quando há uma área de circulação (por exemplo, entre o rack e a mesa de centro no desenho abaixo, pois há 2 portas nos extremos), se possível, aumente para 90 cm a 1 metro.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 4

No desenho acima, a circulação está preservada, todos os assentos tem pontos de apoio (as mesas laterais e central), a proporção entre as mesas, tapete, sofás e poltronas está coerente. As poltronas podem ser movimentadas para a conversa com quem está no sofá ou para ver a TV; a TV está centralizada em relação ao sofá. E acrescentando: A altura da tv deve ser tal que, sentado (a) no sofá e olhando para frente, vc veja o centro da tela; As mesas laterais pode ser da mesma altura, um pouco acima ou um pouco abaixo (não mais que 10 cm) do braço do sofá para servirem como apoio para os assentos; A mesa lateral retangular, na direita, pode ser retirada para que haja mais uma área de circulação, da porta abaixo para a sala de estar (isso dependerá de quanto este acesso é realizado no dia-a-dia) OU, se a sala é muito estreita, a mesa de centro pode não existir e, finalizando, a TV não deve estar de frente para uma janela  nem deve haver uma janela atrás da TV – isso prejudica a visão da imagem.

 Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 5Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 6

Na 1a foto, o ambiente está atarracado de móveis muito grandes, impossibilita inclusive o acesso às janelas. No 2o. ambiente, a posição da TV impossibilidade uma boa visualização.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 7Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 8

Na 1a foto acima, a mesa central, além de muito baixa em relação aos assentos, é muito pequena, ficando distante demais dos asssentos para ser usada com conforto. E na 2a foto, a mesa é alta e e grande demais para o ambiente, sofás e poltronas.

VEJA aqui A MEDIDA DAS COISAS NO QUARTO DE CASAL

128 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Sandra!
    Vc precisa medir a altura da área livre do aparador. Se tiver mais que 45 cm, que é normalmente a altura de um puff, é possível colocar puffs abaixo dele.
    bjo
    Rosana

  2. Oi querida, tenho um aparador 1. 50 por 80 gostaria de saber qual a medida dos puffs, pra por embaixo do aparador, Obrigado.

  3. Oi, Bianca,
    O tamanho, tanto largura como altura, depende do tamanho do balcão. Pense que o espaço mínimo para cada pessoa sentada é de 60cm/ 70cm. Então, com o comprimento da bancada, veja qtos lugares vc pode ter e escolha banquetas mais largas ou mais estreitas (em geral elas tem, no mínimo, 40 cm de largura no assento.
    Bancadas baixas tem o tampo a 75cm do piso. As banquetas ou cadeiras devem ter altura de 40 a 45cm (medida do piso ao assento). Para bancadas altas, diminua 25 cm da altura da bancada e vc tem a altura do assento que a banqueta de ter. Existem banquetas com altura regulável, o que é bom. AH, e teste a banqueta. Existem modelos muito usados e muito desconfortáveis.
    bjo
    rosana

  4. Oi, Adriana!
    Depende da posição de portas. Mas eu acho que para espaços pequenos e estreitos a melhor solução é mesa estreita com banco preso à parede. Veja aqui: https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/10/qual-e-o-melhor-assento-para-pequenos-espacos/
    Acho q é melhor esquecer o aparador e deixar mais espaço livre, viu ? Mas se faz questão, pense em uma peça bem estreita ou até uma prateleira fazendo as vezes de aparador.
    abs
    ROsana

  5. Rosana tenho uma sala de estar com a (cozinha americana) mas não sei qual o diâmetro das banquetas ficariam melhor ou se existe um padrão…
    Agradeço desde já, o conteúdo do site é muito útil! Beijos

  6. Tenho um espaço de 2,60x 1,40. Qual formato é tamanho de mesa mais adequado. Para4 pessoas, cabe um aparador estreito também?

  7. Oi, Rosângela,
    Na verdade todo o conjunto deve ter uma harmonia, afinal é o mesmo espaço. Não esqueça disso, portanto tenha algo que “ligue” uma área a outra, seja estilo, alguma cor, enfim… E pela proximidade, o buffet deve “conversar” mais com a mesa e cadeiras.
    bjo
    Rosana

  8. Olá!
    A minha sala vou dividir em jantar e estar, então gostaria de saber se o buffet tem que combinar com o painel da tv ou posso combinar ele com a mesa e as cadeiras. Estou nessa dúvida.
    Obrigada

  9. Oi, Daniela,
    Eu não sou fã de tapete sob mesa de jantar, pq normalmente o uso das cadeiras é desconfortável e há sempre o perigo da queda de bebida e comida, que fica mais fácil de limpar o piso que um tapete.
    Mas se vc deseja colocar, o importante é que o tapete tenha um tamanho tal que todo o movimento para sentar e levantar aconteça sem que a cadeira saia de cima do tapete (para não embolar). Não existe regra de tamanho, mas sim esta questão de conforto e segurança no uso, ok ?
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Angela!
    Na verdade, isso varia muito com o gosto da pessoa, o estilo do ambiente e a existência ou não de luminárias ou lustres sobre a mesa e o tamanho deles. Por exemplo: Se vc quer chamar a atenção para um lustre maravilhoso acima da mesa, muita gente prefere deixá-la sem qquer adorno. O q eu prefiro é q não haja brigas, quer dizer, se a luminária é grande, a fruteira ou outro objeto sobre a mesa seja mais comedido, entende? Em linhas gerais, falando só de tamanho, para não ficar pequena nem grande demais em relação a mesa, eu diria que vc não vai errar se escolher algo entre 40 e 50 cm de diâmetro para redonda ; ou 45 cm quadrado ou 45 x 65 se retangular. É uma aproximação da regra dos 3 terços, que sempre cria proporções bonitas de se ver.
    bjo
    Rosana

  11. Olá.
    Gostaria de saber qual o tamanho ideal de uma fruteira centro de mesa, para uma mesa de vidro de 1.40 x 1.40 com 8 cadeiras.
    Grata
    Angela

  12. Boa tarde! Quero aproveitar a pergunta do Thiago e relatar a minha dúvida.
    Minha sala de jantar mede 140×235. Comprei um conj de mesa e cadeiras na cor preta e vou comprar o balcão buffet e o tapete. Porém, estou com dúvida se o tapete deve cobrir todo o espaço (140×235) ou pode ser menor. Pode me orientar? Obrigada!

  13. Oi, Andrelize,
    Vermelho e cinza ficam super bem juntos. Qto ao marrom, é uma cor praticamente neutra e combina com o vermelho. Só me preocupa se o marrom e o cinza forem muito escuros, pois talvez o conjunto fique muito escuro. Neste caso, sugiro um cinza médio no sofá e detalhes em vermelho na área de jantar.
    bjo
    Rosana

  14. Olá! Possuo uma sala de estar e jantar conjugada (estilo aberto). Gostaria de saber se posso colocar um sofá cinza e poltrona vermelha mesmo a mesa de jantar (que fica ao lado) sendo marrom com cadeiras marrons. A sala é na cor branca. Obrigada!

  15. Oi, Paolla,
    Tudo depende do tamanho da sala. Para ter com conforto e sem tropeços um tapete abaixo da mesa de jantar ele deve ser grande o bastante para vc movimentar as cadeiras para sentar e levantar sem que elas saiam do tapete. Ele não pode ser muito “molenga”, senão não fica parado… Para salas pequenas eu sugiro usar somente o tapete do estar.
    abs
    Rosana

  16. Oi, Catarine,
    Infelizmente é dificil ajudar assim. É como vc ligar para um médico, falar que tem 1,70 m e pedir que ele lhe ajude com uma doença….Mas, de qquer forma: 1,66 é muito pouco mesmo para circulação. Vc deve ter ao menos 80 cm livres. Por isso penso que um sofá estreito e tv presa diretamente à parede seja uma solução, sem mesas de centro, mas como vc tem 3,28 de largura pode colocar mesas laterais ao sofá. Como não sei onde estão portas e janelas não sei se isso é possível. Espero q seja.
    bjo
    Rosana

  17. olá, gostaria de uma dica, estou montando minha sala, e ela tem dois ambientes.. em um canto quando se entra esta a mesa de jantar pequena para 4 pessoas apenas ai estou pensando em por um espelho atraz dela e um tapete embaixo, e logo ao lado vai ficar o sofá em formato de L e na frente o painel com uma distancia boa ate, posso usar dois tapetes nessa sala? um para o sofa que sera creme com tabaco e outro para a mesa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui