A decoração da sua casa fala de vc, mostra quem vc é ou quem gostaria de ser.

No quarto do casal, eu tenho a teoria de que a decoração mostra o que, em geral, a mulher queria que a sua relação fosse OU o que sua relação é, sobre que valores está baseada ou deve se basear (Digo a mulher pq em geral é ela que “trabalha” a decoração da casa).

No dia-a-dia,acho que a decoração, manutenção e organização mostra até o quanto está bem ou mal uma relação: Se vc “investe” tempo, criatividade ou dinheiro para torná-la melhor é pq vc está “investindo” tbém na relação.

Continuando nesta divagação pseudo-psicológica (rs!) vou lhes dizer o que os ambientes abaixo me falam em relação ao casal que os habita – é claro que essa é minha forma de sentir, não quer dizer nada mesmo, além dos meus sentimentos e sensações.

quarto cabeceira amarela

quarto vermelho branco

Em um primeiro momento eu diria que estes casais são o que posso de chamar de tradicionalistas ousados (eu invento cada nome!) O pé na tradição – móveis robustos e de design mais convencional – se mistura com as cores e alguns elementos ousados e inusitados. Gostei deles, pq parecem aquelas pessoas que procuram o novo, mas dão valor ao que é bom no antigo.

quarto bege marrom classico

quarto bege classico

Quartos que demonstram o gosto pelo tradicional, mas o 1o. de uma forma mais masculina e séria e o segundo, com mais romantismo e nostalgia, mais feminino e “lírico”.

quarto bege classico

quarto cinza clássico

Sofisticação simples: É o quarto daquela pessoa que está com uma camiseta e uma calça jeans, mas que não são “qualquer” camiseta ou “qualquer” calça jeans… Escolhem o melhor, dentro de uma simplicidade que odeia a ostentação.

quarto estampa roxa

quarto cabeceira indiana bege

Viajandões: Estes são os casais que adoram viajar, tenham viajado ou não. Eles podem ser chics ou simples, mais ousados ou mais tradicionais, mas as referências a outros lugares está em todo lugar.

quarto colorido tapete

quarto colorido verde

quarto colorido azul

Artistas Despojados: Estes adoram cores, estampas, pinturas, não ligam para moda, mas querem um “clima” meio artista, meio boêmio, meio viajandão…

quarto parede preta quadro

casaejardimquarto1

Amantes da Arte – Eles podem ser despojados ou sofisticados, tradicionais ou ousados, mas o que tem em comum é a admiração pela arte. Objetos, livros, quadros, móveis, fazem referência ou são obras de arte.

quarto bolsa parede

quarto azul cabeceira listrada

Os Lúdicos são os que tem bom humor e gostam de trazer um toque engraçado, divertido, diferente à decoração.

E podemos criar mais um monte de “classificações” além destas.. Na verdade, essa é uma brincadeira/exercício de observação que costumo fazer e é bastante interessante para captar a personalidade e o gosto das pessoas.

Fotos dos sites e blogs: Shelterness, BelgianPearls, CasaeJardim, alifesDesign, Omóvel, AnIndianSummer, ApartmentTherapy, Adreamersden, AlittleLovely, CasaAbril, Decoreju, WithLoveFromKat, HouseBeautiful e Decorology

24 COMENTÁRIOS

  1. Rosana, posso enviar a foto de meu quarto, par que você possa dar algumas sugestões,
    de melhora?
    Um abraço

  2. Oi, Cristiane,
    Suas dúvidas são muito generalizadas…mas… como o sala é branca, vc pode colocar móveis mais escuros (não todos) ou em cores fortes (tbém não todos). O contraste ficaria muito bom. Mas como gosta de tons pastéis (reli o texto…rs!), sugiro que use marrons e beges e acrescente cores mais fortes (que podem ser vivas ou escuras) para criar contraste, em objetos menores.
    bjo
    Rosana

  3. Olá Rosanafe,
    Tudo bem? Espero que sim. Achei seu site e adorei as dicas que vc vem dando aqui.
    Bem, Tenho dúvidas de como devo decorar o apartamento. A sala é toda pintada de branco, piso branco tbm. A minha duvida é: Não sei que tipo de moveis, sofá mesa, tapetes que devo usar para deixar o espaço mais confortavel e bonito. Sei que gosto dos tons pastéis. O que devo fazer? Me ajude, por favor.
    Abraços

  4. Oi, Kelly,
    Com certeza esta não é uma boa idéia: banheiro um andar acima do quarto ficará bem desconfortável. … imagine seu dia-a-dia… sugiro repensar esta idéia… O quarto é bem grande…
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Bruna,
    Apesar de não ter uma idéia exata do espaço, penso que para não pesar vc poderia colocar prateleiras presas à parede com objetos e livros e/ou um cabideiro bonito para colocar echarpes, bolsas, etc. Espero ter ajudado.
    abs
    Rosana

  6. ola boa noite,adorei as dicas queria uma informacao.oque fazer no meu quarto,pq ta dificil.meu quarto e retangular enorme na metade do quarto na parede tem um armario de cor mogno com as 2 portas do meio brancas as duas gavetas tb brancas. e nesse espaco so tem ele.mas ao lado do armario tem um rack to doida pra jogar ele no lixo de cor mogno.em frente ele tem minha cama box sem cabeceira,pretendo fazela com madeira mdf.so que procuro um tecido legal,queria no estilo asiatico. ao lado do rack tenho uma pentiadeira enfrente uma poltrona antiga oval,que quero encapar tb.
    queria saber nesse espaco oque posso colocar>>do armario<<<.obrigada

  7. Oi, Nayara,
    Infelizmente, náo acho que tenha uma foto que possa resolver o seu problema. Não sei o tamanho do quarto, nem dos móveis, nem como ele é, se recebe boa luminosidade ou não, etc. Enfim, não sei nada do seu quarto. Como vc disse que o o jogo é tabaco com maple, sugiro que vc invista em cores claras, tipo bege ou cinza, para clarear o espaço e acrescente cores mais fortes em detalhes.
    Uma forma de dar certo é acompanhar as cores do quarto no banheiro. Assim é mais fácil de harmonizar.
    um beijo
    Rosana

  8. Olá Boa noite, to construindo meu quarto no primeiro piso, como gosto muito de espaço, tenho duvida se posso fazer a suite no andar de cima qual a escada de acesso estara dentro do quarto que tenhe 28mt2.E a suitecom banheira, tera 14mt2.Minha duvida é de ficar desconfortavel o banheiro ficar longe. Beijos aguardo!
    Kelly Oliveira Oliveira.

  9. Oi, Adriene,
    Não há uma posição “certa”, mas a posição onde vc vai colocar a cama tem que, primeiro, caber a cama, com uma área de circulação que seja confortável pra vc (normalmente uns 60 cm em volta da cama). Em segundo lugar, a cama tem que ser confortável em termos de luminosidade, ventilação, acesso para ela mesma e para janelas e portas. Em terceiro lugar vc tem que pensar que a cama é a coisa mais importante do quarto, para onde todos os olhos vão, logo, onde ela estiver é o POnto focal do quarto. Então, coloque-a no lugar onde vc vai se sentir confortável e vai ter sua privacidade conservada, ok/
    bjo
    ro

  10. Oi, Naiani,
    Deixe somente a parede da cabeceira colorida (pode ser o camurça, que é bem leve) e as demais em branco. Use roupa de cama clara e acrescente objetos em cores claras e suaves.
    bjo
    Rosana

  11. Adoro o site . Bom queria que me enviassem uma foto para que eu possa estar tendo uma ideia de como arrumar meu quarto. Nele tem uma cama box, uma comoda , um guarda roupa de porta de correr e uma Tv de 42 . O jogo de quarto é tabaco com maple me ajude a decorar meu quarto novo e estou fazendo um banheiro junto com o quarto qual a melhor opção de decoração para o banheiro . Beijos espero respostas . Nayara

  12. Ola,gostei muito da materia so gostaria de tirar uma duvida,se na parede da cabeceira eu pintar listras vai combinar com a estampa floral do enxoval da cama.

  13. Adoro a composição de quadros da imagem 12!

    Quadros costumam dar personalidade ao ambiente e a composição deles é uma ótima opção para expor as fotos daquele passeio especial ou das pessoas queridas.

    Parabéns pelo post!

  14. Bom dia, Rosana!
    Estava procurando no Google sugestões e qual não foi minha surpresa ao chegar aqui e ver justamente que o post mais recente é relacionado ao meu mega-problema em forma de um mini-quarto… heheh Preciso de uma ajuda. Meu quarto é pequeno e foi recentemente pintado (uns 4 ou 5 anos atrás), paredes rosa e a parede da cama é texturizada rosa claro, piso frio cinza. O maior “problema” é que não posso me desfazer da cama e do guarda-roupa “parrudos”, pois são de cerejeira maciça (comprados há uns 20 anos +-), e hoje em dia não se encontram móveis desse nível de qualidade. Mas quero mudar a cor das paredes, pois o mesmo é MUITO escuro e quente, e também quero aumentar a sensação de tamanho, já que não posso aumentá-lo fisicamente. Pensei em branco e areia ou camurça. Tem alguma outra sugestão?

    Adoreeeei seu blog, já favoritei! =)

  15. Esses pequenos toques criativos que se coloca mudam o ambiente. Nos comodos neutros eu aposto neles para deixar mais aconchegante!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui