Simples Decoração - Porque o bom é simples

Combinações

Decoração – Usando tecidos estampados

Na verdade não é difícil usar tecidos estampados na decoração. Veja nas fotos abaixo, como não errar na escolha das cores e estampas:

Observe como a estampa da almofada tem todas as cores que vc vê nos demais elementos que aparecem na 1a foto. Esta é uma forma segura de usar estampas diferentes, ainda mais que as cores são neutras (poderia haver mais uma almofada com outra estampa e outra ainda listrada, todas usando as mesmas cores) . Na 2a foto, um sofá estampado é o foco de atenção do ambiente que só repete o preto e o cinza presentes na estampa do sofá. Neste caso, as almofadas são lisas para não competir com o sofá e poderia haver outras almofadas em tons de marrom,cinza ou bege.

Acima, composições simples, que usam uma cor principal e neutras: Na 1a foto, azul e bege, além do branco e da madeira.No sofá poderiam estar também almofadas em estampas florais, por exemplo, usando as mesmas cores. Na 2a foto, o vermelho, o branco e o marrom.

Na 1a foto, amarelo, cinza e azul – Como o cinza foi usado em maior quantidade podemos usar estampas variadas, além de que o ambiente fica tranquilo, mas com toque alegre.  Na 2a foto, 4 poltronas estampadas que tem em comum o azul e o branco. O sofá, neutro, recebe almofadas com as estampas das poltronas e outras lisas com o mesmo verde existente em 2 das poltronas. Azul  e verde são cores harmoniosas, e as almofadas equilibram o conjunto, levando para o sofá a estampa das poltronas.

Para facilitar use no máximo 3 cores que combinem entre si.Se for mais ousado(a), tente assim:

Na 1a foto  uma composição mais complexa.Se vc olhar bem vai ver que existem tons quentes, do amarelo ao vermelho e um pouquinho de verde, além do branco. Por isso, mesmo com tanta estampa, o conjunto é harmonioso.

Na 2a foto o tapete colorido foi a base para as cores de todos os outros itens (almofadas, puff e sofá). Neste caso, o sofá poderia ser de qualquer das cores do tapete, percebe? Um montão de cores assim necessita de tons neutros (no caso o branco) nas paredes , cortinas, etc. para não ficar “demais”.

Quando vc quer usar muitas cores pode simplificar: Cores neutras nas paredes e móveis e estampas similares (listras na 1a. foto, quadrados na 2a.). ALém disso, use as cores das estampas em outros itens do ambiente.

Fotos dos sites e blogs: Ohdeedoh, CasadeNos2, PorterHouseDesigns, WaveAvenue, LonnyMag, DownAndoutchic , nicetyLiveJournal, Vtinteriors e DecorandoSonhos

 

Posts relacionados

Comentários:

Cris · 24 de fevereiro de 2012 às 21:53

Que delicadeza, que luxo! adorei esse espaço, com um tema que adoro e tenho dificuldade pra lidar, agora fico ate sem graça de exibir o meu…abraços!

Responder

Rose · 24 de fevereiro de 2012 às 16:47

Olá!!! Nesses últimos dias tenho acompanhado bastante o seu site, mas é a primeira vez que comento!! Queria tirar umas dúvidas, estou escolhendo as cores dos móveis para minha suíte. Vc acha q a cor do quarto e do banheiro da suíte devem ser a mesma? (eu acho q sim, mas meu noivo quer fazer diferente). Outra coisa, eu quero os móveis claros e ele escuro. Vamos fazer a cabeceira, a cama e os criados. Meu receio em fazer a cabeceira e os criados mudos escuros é carregar demais o ambiente. Poderias me da ruma dica? Obrigada. Rose

Responder

rosanafe · 24 de fevereiro de 2012 às 10:52

Oi, Rose,
Não necessariamente, mas se forem diferentes as cores devem ser harmoniosas juntas e devem ser acrescentados elementos de cores do quarto no banheiro e vice-versa. Como certeza moveis escuros carregam o ambiente. Vcs podem comprar móveis claros que tenham detalhes escuros, por exemplo. Ou misturar móveis claros com escuros (por exemplo, cama clara e criados escuros) para equilibrar.
bjo
Rosana

Giovanna · 24 de fevereiro de 2012 às 21:42

que lindos

Responder

Dulce · 24 de fevereiro de 2012 às 10:45

Olá, bom dia!!! Gostaria de pedir uma ajudinha. Tenho 4 poltronas na minha área de lazer (2 verdes e 2 pretas). Quero reformá-las. Posso reformar com estampas floridas e listradas. Como? Grande abraço.

Responder

Rosana Silva · 24 de fevereiro de 2012 às 23:11

Oi, Dulce,
É difícil lhe dizer sem saber nada além de como elas são hoje… De qquer forma, se deseja usar estampas floridas e listradas ao mesmo tempo, o jeito mais fácil é escolher as cores que deseja usar e conseguir tecidos que tenham estas cores exatamente, em padrões floridos e listrados.
bj
rosana

VALCÉLIA MAUÉS · 24 de fevereiro de 2012 às 10:40

Adorei o jogo de estampas, porém trnho medo de usá-las.
Queria pedir umas dicas: Minha sala do ap. tem = ou – 32m2, tenho um sofa cor de chocolate de quatro lugares e duas poltronas na cor bege. Queria trocar o tecido das poltronas para um estampado discreto, o que usar? Minha sala é toda clara com cortinas em tons caramelo bem clarinho em voal.
Fico no aguardo e para béns pelo bom gosto.

Responder

Rosana Silva · 24 de fevereiro de 2012 às 21:59

Oi ,Valcélia,
Se deseja uma estampa discreta, sugiro que o fundo desta seja da cor do sofá e que tenha as cores já existentes na sala (caramelo, bege e talvez uma cor viva em pequena quantidade, como o azul por exemplo, que fica muito bem com os marrons.
bjo
Rosana

Andreza santos · 24 de fevereiro de 2012 às 10:11

Bom dia gostaria de decorar minha sala com tecido na parede,gostaria de casar os tecidos,em uma parede floral e na outra onde fica o sofá o que combinaria,liso,a mesma estampa da outra parede,listras,etc… Me ajude por favor!
Obrigado e bom dia!!!

Responder

Rosana Silva · 24 de fevereiro de 2012 às 10:38

Oi, Andreza!
O que fica ótimo com floral é o listrado, usando alguns das cores usadas no floral. Um liso com uma das cores (talvez a de fundo) do floral fica mais fácil de combinar e mais leve. Caso escolha o listrado, só tenha atenção para não ficar “pesado” demais no ambiente. Se ele for pequeno, prefira o liso.
bjo
Rosana

Danielle · 24 de fevereiro de 2012 às 03:11

Oi…tenho um sofá cinza escuro estampado..o q fazer pra não deixar o ambiente muito pesado? Pensei num tapete de sisal liso cinza escuro…cortinas brancas e moveis na cor de madeira. O q acha?

Responder

Rosana Silva · 24 de fevereiro de 2012 às 00:59

OI, Danielle,
Acho que o tapete poderia ser mais claro. Um cinza prata por exemplo e se a madeira for em tom claro ou médio deve ficar mais leve o ambiente.
bjo
Rosana

Vânia Brito · 24 de fevereiro de 2012 às 15:22

Boa tarde!! Meu sofá eh marrom, vou mudar a cor das poltronas p um floral c detalhes azuis, eh legal fazer almofadas c o mesmo tecido da poltrona?! Senão qual cor usar nas almofadas?!

Responder

Rosana Silva · 24 de fevereiro de 2012 às 20:52

Oi, Vânia,
Olha, não tem como errar se fizer isso, mas só elas vai ficar tudo muito “certinho”. Então, acrescente almofadas em azul , bege e até verde, ok ?
bjo
ROsana

Deixe o seu comentário!