Conversando com as (0s) leitores(as) que me escrevem, percebo que alguns termos usados na decoração, design de interior e arquitetura são desconhecidos  ou confundidos por algumas pessoas. Por isso fiz uma seleção (bem mínima, mas vou voltar ao assunto) para esclarecer. Espero que seja útil.

Decoração - O nome das coisas 1Decoração - O nome das coisas 2Decoração - O nome das coisas 3

No banheiro e na cozinha: Os armários inferiores podem ser suspensos (não tocam o chão) ou ter um sóculo ou soco, que é uma base,  normalmente em alvenaria, que protege o móvel da umidade. A área revestida  na parede da bancada é chamada Frontão e  o pedaçinho (normalmente uns 3 cm) da bancada que avança além das portas dos armários inferiores é a Borda ou Beiral. No banheiro muitas vezes há um revestimento largo acima dos armários: È a Saia. Os armários superiores tbém são chamados aéreos. Na 3a foto, uma tendência que dá um efeito muito bonito são os Rasgos no Forro onde é embutida a iluminação. Quando vc escava a parede, criando um local para colocar objetos, iluminado ou não, vc cria um Nicho embutido.

Decoração - O nome das coisas 4Decoração - O nome das coisas 5

Decoração - O nome das coisas 6

Decoração - O nome das coisas 7

Existem muitos modelos de cortinas e muitos acabamentos para elas. Realmente fica difícil lidar com tanta informação. Acima os acabamentos Varão, Trilho e Bandô. Atualmente o Bandô (uma caixa onde se esconde o acabamento) está sendo menos usado e o trilho embutido no forro, inclusive com iluminação tbém embutida no forro é uma tendência.

Decoração - O nome das coisas 8

Decoração - O nome das coisas 9

Decoração - O nome das coisas 10

Aqui tipos de cortinas que costumam confundir: A Romana, a Rolô (as 2 com movimento vertical) e o Painel, que tem movimento  para os lados.

 Fotos dos sites e blogs: Luxaflex, AcervodeInteriores, Ivillage, Contemporist, CulturaMix, InspiringInteriors, Rajivsaini, ADiaryofLovely e VidaeEstilo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui