Continuando a falar de ambientes pequenos (já falei do banheiro pequeno e da cozinha pequena) , agora vamos ver as salas, que apesar de cada vez menores, ainda tem diversas novas funcionalidades: Sala de Estar / TV/ Jantar e às vezes ainda um pequeno Home Office…

tudoedimais65101_MkIeERu7_c1

Uma ideia que venho falando muito aqui: Bancos ocupam pouco espaço e suportam mais pessoas.Nesta 1a sala só achei que o banco está um pouco desproporcional em relação às cadeiras. Mas a ideia é ótima.

revista-casa-claudia-outubro-uniforme-traz-amplitude-apartamento_031

Aqui criou-se um mini office ao lado do painel da TV, que tem acima, um armário fechado

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 1

Sala em branco e preto, com predomínio do branco. Uma boa forma de sofisticar e manter a ideia de amplidão. Se a sala for clara demais, uma cortina cinza ou xale lateral ou uma persiana atrás da cortina vai permitir ver tv sem problemas.

onetogotumblr_ltn07gqWE31qalsloo1_5001

Esta sala é bem estreita, mas as paredes foram muito bem utilizadas, a bancada é estreita e os banquinhos podem ser retirados para melhorar a circulação.

rosenbaumcombrlardocelar7

Outro bom uso das paredes nesta sala. E o marrom da parede de fundo a faz parecer mais comprida.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 2

  3 boas ideias: a) O painel na pequena parede, aproveitando bem o espaço apesar de prejudicar um pouco a visão de quem está na ponta do sofá (o que pode ser remediado com um suporte móvel de tv). b) A meia parede que separa a sala da cozinha e  serve de apoio para o sofá. c) Os puffs, multifuncionais. Novamente, se a sala é muito clara é necessário um tecido mais encorpado para a cortina de forma a não prejudicar a visibilidade da tv.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 3

Esta sala usa muito bem o espaço existente: o balcão que separa a sala da cozinha é uma pequena área de refeição e o painel posiciona a tv um tanto inclinada, para melhor visibilidade desta. Os azulejos e os quadrinhos com espelhos trazem alegria e um toque gracioso.

g25mc22-pecas-garimpadas-40-03

Na 2a sala a TV foi colocada sobre um móvel baixo e simples, encostada à meia parede que separa a sala da cozinha. Este ponto parece melhor para a TV pois a fonte de luz externa está do outro lado. A pequena estante/escada ficou perfeita.

freshomeL

Esta ideia achei tão interessante que tive que postar, apesar da sala não ser nada pequena, mas um painel no canto é bem diferente, não é ? E algumas vezes pode ser a única solução.

IGDELAS4d2b8gxk61

Um espaço pequeno e difícil muito bem usado. A planta ficou bonita, mas para se manter viva necessita “tomar um sol” de vez em quando e as luzes sobre ela devem ser bem medidas para não “torrar” a plantinha… A mesa central poderia ser menor, mas o formato é perfeito para o espaço.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 4

Uma solução já clássica: A mesa encostada na meia parede que separa a sala da cozinha. Observe o uso de cadeiras transparentes, que dão leveza.

cozinhasintegradas-14

A bancada se estende, formando a mesa de jantar que separa a sala da cozinha. A cor do tapete alegra o ambiente. O único porém é o uso das cadeiras phantom tão perto do tapete: Pode ser um pouco chato movimentá-las sem “levar” o tapete junto.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 5

A sala faz milagre no pequeno ambiente: Até uma área de leitura foi criada e a circulação é ótima.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 6

Um detalhe de um painel de TV que achei interessante: Nichos que invadem a profundidade da parede.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 7

O ambiente mínimo tem estar, jantar, cozinha e offíce, veja só! Este apartamento é em Brasília e foi fotografado pela  Designer de Moda Vanessa Patrício, que tinha um blog bem legal que ainda está no ar (futuramente mostrarei outras fotos dele). Um exemplo feliz de bom uso do pouco espaço, pena que não descobri quem o decorou.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 8

O ambiente nem é tão pequeno assim, mas adorei que o que poderia ser um problema (a pilastra no meio da sala) se tornou um elemento valorizadíssimo, sendo usado para uma estante e para encostar a mesa de jantar. Em um ambiente pequeno a mesa de centro poderia ser trocada por puffs com rodinhas.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 9

Já mostrei esta foto outras vezes aqui, mas é que me perguntam tanto como solucionar um sofá posicionado de forma que o fundo seja visível que a coloco vira e mexe; A “mesa” de jantar atrás do sofá foi uma ótima ideia. Mas podemos usar tbém aparadores, estantes baixas, etc.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 10

 A parede “torta” foi incorporada com inteligência, com uma bancada cujo formato arrendondado “adoça” as quinas da parede e ainda é um home office!

Reparem que a maioria esmagadora das boas soluções em ambientes pequenos passam por investimentos em móveis sob medida e que é importante que os móveis como cadeiras, sofás, etc, sejam de tamanho coerente com o pequeno espaço.

Fotos dos sites e blogs: MdeMulher, CasaAbril, AchadosdeDecoração, VanessaPatricio, TheDesignerPad, IGdelas, Freshome , Rosenbaum, OnetoGo e Tudo é dimais

64 COMENTÁRIOS

  1. Olá Rosana, primeiramente parabéns pelo blog, vi que você tem alguns posts com disposição de prateleiras em suas imagens, tenho uma loja de prateleiras, gostaria de algumas dicas para melhorar as minhas disposições propostas, irei continuar acompanhando o blog para me interar mais sobre o assunto.

  2. Oi, vagna
    Se vc tem medo que fique escuro, que tal colocar em uma só parede ? E já que quer listas, pense em uma estampa que tenha fundo escuro mas detalhes em cores mais claras. Como todos os móveis são brancos acredito que este contraste irá ficar bom.
    bjo
    Rosana

  3. Olá , queria umas dicas , referente a minha sala de estar, ela é conjugada com a de jantar , e queria colocar um papel de parede na sala de estar em tom escuro (uma textura em listas em tom finos branco, creme ,) mais tenho medo de ficar muito escuro detalhe todos os meus moveis são branco , ( as cadeiras da mesa de jantar são brancas com estofados creme, a mesa é branca em laca com vidro leitoso, o aparador segui a mesma cor da mesa e tem uma parede de espelho em frente a sala de jantar, Obs: não tem televisão nessa sala de estar tem uma escultura , branca na parede creme . Queria colocar em duas paredes em forma de L e deixar as demais branca. O que acha?

  4. Olá, minha sala é tamanho médio, porém preciso dividir em dois ambientes, sala de estar e jantar. Em frente a porta principal de entrada, têm as paredes da lateral esquerda e da janela, com cores branco gelo e a parede do lado esquerdo amarelo. Nesse respeito, tenho do lado da parede amarela uma mesa de jantar retangular (c/ tampo de vidro) e base de madeira (cor/tabaco), acompanhada c/ 06 cadeiras cinza c/assento e encosto acochoados, medindo 1,50 de comprimento e 50 centímetro de largura. A questão seguinte é a minha duvida, do lado da mesa coloco o sofá ou o rack? Se colocar a mesa do outro lado ficará em frente a porta e a janela, não posso por a mesa do lado direito da porta de entrada ou principal porque fica a porta da cozinha. Espero que tenha compreendido o que eu quis passar para você.
    Desde já agradeço por sua boa atenção.
    Att: Maria das Graça

  5. Oi, Marinez,
    Todas as cores são neutras. Eu colocaria cortinas tbém neutras e claras (por exemplo: do mesmo marfim da parede ou mais escuro um pouco). E colocaria 2 ou 3 cores que combinem entre si e que vc goste (ex.: azul, verde e laranja – uma delas em menor qtd e outra em maior qtd) nos objetos, almofadas, etc. Vc pode escolher quaisquer 2 ou 3 cores que goste e combinem entre si, e em tons diferentes, não precisa ser tudo igualzinho…
    bjo
    Rosana

  6. Olá, estou querendo ma orientação de como fazer para dar uma organizada na minha sala, tenho sofas brancos, as paredes são marfin, meus móveis da sala são tabaco, que cor colocaria nas cortinas? Sim , minha sala é pequena, de forma retangular. Ea decoração deve de que cor?

  7. Oi, ALine,
    Eu sugiro um marrom bem claro e na parede do sofá o mesmo marrom em um tom um pouco mais escuro. Mas um marrom quente, como se tivesse um toque de vermelho, entende ?
    bjo
    Rosana

  8. Olá, meu sofá é verde oliva e o movél da tv preto com marron escuro. Que cor devo pintar as paredes?(sendo: 1 de cor diferente )
    desde já agradeço!

  9. Oi Rosana, somos de são paulo,precisamos terminar de decorar nossa sala que é ampliada, já temos alguns moveis, agora estamos meio perdidos com o que fazer e o que comprar!!! Queremos ajuda profissional, você pode nos ajudar com projeto ou indicar alguém que você confia. Aguardo resposta, desde já obrigada.

  10. Oi, Gilvanete,
    Não necessariamente. Como são cores neutras o que vc pode fazer é criar a sala de jantar com as cores que desejar e acrescentar no estar objetos com estas cores.
    bjo
    ROsana

  11. Oi, Luzinete,
    Infelizmente não compreendi a disposição dos ambientes. Se quiser mande um desenho, um rascunho mesmo, para [email protected]. Mas de qualquer forma, é bom que a cozinha esteja perto da copa, que o banheiro, se for único, esteja entre a sala e o quarto. Já se houver um banheiro no quarto, o banheiro social pode ser mais perto da sala. Tbém é bom que a porta do quarto não dê diretamente na sala.
    bjo
    Rosana

  12. Rosana,

    adorei o painel de canto. Estava absolutamente sem ideias de como colocar a tv, sofá e minha mesa (que é um pouco grandinha – 6 lugares) em uma sala super pequena. Essa ideia resolveu minha vida.

    Ahh… sou nova aqui mas estou adorando o site, Parabéns!! bju!!

  13. Oi, Débora,
    Esta sua mesa vai ocupar muito espaço da sua sala, pois vc ainda terá as cadeiras e o espaço que deve deixar para que elas se movimentem bem. Tenha cuidado com isso… Além disso, sendo de cor escura, se deseja colocar na parede porcelanato que imita madeira, que seja madeira bem clara e em um pequeno espaço, talvez como um painel em um das partes mais estreitas da mesa… O espelho deve ser colocado em um local que reflita de preferência uma janela de onde venha luz e que tenha uma boa vista. Se não for possível, coloque-o de frente para a parte mais clara da sala e que não invada a privacidade ou reflita algum cantinho bagunçado ou confuso. Se a porta de 2m vai para uma área bonita que vc quer se seja vista da sala , tudo bem. Se vc quer colocar sofá grande, lareira, rack, etc, etc… talvez tenha que repensar o tamanho da mesa…
    bjo
    Rosana

  14. Oi, Leila,
    Não estou aceitando novos projetos no momento, mas caso tenha interesse e morar no RJ posso lhe recomendar arquitetas parceiras para o projeto das suas salas. Neste caso, escreva para [email protected]
    bjo
    Rosana

  15. Oi, Lais,
    Tente ficar tranquila, não force soluções rápidas de vc mesma… a criatividade necessita de tempo. Ouça mais do que fale. Normalmente a cliente acaba lhe dando a resposta do que ela quer. Tenha confiança, meça e fotografe. Converse sobre seus gostos, da família e sobre os hábitos. Leve tudo prá casa e tranquilamente, vc vai encontrar uma solução. pense em móveis extensíveis, em considerar a pilastra um item que pode ser ao seu favor, quem sabe até um ponto focal, e não um problema.
    Pense tbém em bancos encostados nas paredes (tipo dinner booth, sabe? – são uma mão na roda em pequenos espaços..
    SUCESSO e confiança!
    bjos
    Ro

  16. Oi Rosana, faço faculdade de Design de interiores, gostei muito do blog.
    Vou fazer meu primeiro projeto e estou com um friozinho na barriga rs.
    A duvida que eu tenho é a seguinte, a minha cliente tem uma sala bem pequena e estreita que gostaria de transformar em sala de jantar, vou essa semana no apartamento pegar as medidas pra ver se é vivel, além de tudo a parede tem 1 pilastra, não sei bem como decora-la, na outra parede lisa ela queria uma cor forte.
    Ainda não tenho as medidas, mas estou quase certa que não vai caber uma mesa de jantar, por ser bem pequena.

    Abraços e sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui