Muitas vezes vemos, em revistas e na internet,  fotos de ambientes lindos, enormes e sofisticados e pensamos que não há nada que possamos aproveitar dali. Outras vezes os achamos tão diferentes do nosso gosto que, após uma olhada rápida, os descartamos. E outras ainda, não damos atenção a fotos, a princípio, “bobinhas”….

Fazendo assim estamos perdendo grandes oportunidades de aprender muito sobre decoração e também sobre o nosso próprio gosto e estilo. Vejam só o que um olhar um pouco mais atento pode perceber:

lavenderandliliescortina1

Nesta foto “bobinha”, o exemplo perfeito de uma sugestão que dou muitas vezes às(aos) leitoras(es) que me escrevem: Uma cortina que tenha uma cor similar à cor da parede onde está colocada traz leveza. Além disso, a estampa monocromática faz com que ela não seja “boring”, percebe ? Veja que  este fundo claro e neutro é perfeito para os móveis escuros, cinzas, vermelhos fechados e verdes (olhe a mesa).

loveinspirecreatehome-ss-fall2011-4

Outro exemplo “bobinho”: Veja que a cor da parede existe nas estampas da cortina e do do tapete, estampas estas formadas pelas mesmas cores, quase todas neutras. A estampa da cortina é bem pequena, de forma a não “brigar” com a do tapete, o que chama atenção para ela. Esta é uma forma perfeita de usar 2 estampas, seja em cortina e tapete, papel de parede e cortina, almofadas, sofá e cortina, etc…

leschosesdeMariethe spot02

Este ambiente sofisticado tem muitas lições: Apesar de usar praticamente 2 cores, as áreas são muito bem delimitadas pelo uso delas: No estar, as estampas das almofadas e papel de parede (outro exemplo do bom uso de estampas juntas) chamam a atenção, mas não “brigam” com a área de jantar, onde foi usado o vermelho (lindo com o cinza) e texturas (o silestone da bancada e o tecido encorpado das cadeiras). Texturas e estampas devem ser usadas para “enriquecer” ambientes que tem poucas cores.

apunchofcolourcinzasdiferentevermelho

Este ambiente não é do meu gosto, mas veja só como o fundo em cinza mais escuro aquece e realça a escada, como a madeira clara fica exaltada com o uso do cinza, como o vermelho das cadeiras é perfeito neste conjunto de cores, como a cadeira diferente e os pequenos elementos coloridos (em verde e azul principalmente) trazem um tom mais jovem ao conjunto!

Então, tanto em revistas, na internet, mostras de decoração (como a Casa Cor SP e a Mostra Black que estão acontecendo agora em São Paulo) veja com cuidado, observe os detalhes, use sua imaginação para encontrar uma forma de levar algo para o seu ambiente. Aproveite as inúmeras lições e exemplos de como decorar bem.

Fotos dos sites e blogs: APunch of Color, LesChosesdeMarie, LoveInspireCreate e LavendeAndLilies

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Nilza,
    Se vc gosta de um ambiente clean, talvez a melhor escolha seja pelos tons neutros (cinzas, beges, areia, brancos, etc) acrescidos de detalhes em tons terrosos, médios e escuros para dar contraste.
    abs
    rosana

  2. Boa tarde!
    Gostaria de uma sugestão para montar uma sala de jantar conjugada com sala de tv. O espaco e de 30m2 e já tenho uma mesa com 6 cadeiras que pretendo pintar (quero saber qual cor ) e vou comprar um sofá de canto que também gostaria que me sugerissem a cor. O piso da sala é beje claro e quero as paredes brancas, porque prefiro um ambiente clin.

  3. Oi, Simone,
    Vc pode colocar uma cortina que cubra toda a parede. Ou pode colocar uma persiana somente na janela e usar a parede para prateleiras, quadros, etc. Fica a seu critério.
    bjo
    Rosana

  4. Adorei as dicas! Gostaria de pedir sua opiniao com um “probleminha” que estou enfrentando no meu novo apartamento. A janela do quarto do meu filho nao fica no meio da parede, ela fica bem proxima ao lado direito do final da parede. Como colocar uma cortinha com uma janela assim, no canto da parede? Posso colocar uma cortinha com apenas uma parte?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui