Muita gente me escreve dizendo que adora ambientes em tons neutros. Por isso vou falar sobre os cuidados que devemos ter para que o ambiente seja neutro e interessante, rico em detalhes e nada enfadonho.

Estas 2 (lindas) salas tem base neutra.

 Esta neutra fria – cinza claro e branco. Aqui um artifício que sempre “funciona”: O uso de uma cor viva  em alguns elementos – no caso, o azul.

 Esta, neutra quente – bege e marrom.  Para enfatizar o tom quente e acolhedor, o tapete tem tons vermelhos.

Nas 2 salas exemplos do que torna um ambiente neutro interessantíssimo: Texturas (veludo, tramas, couro..), padrões (Nos tapetes, almofadas…) e Contraste (claro/meio tom/ escuro – piso, molduras, sofá branco, almofadas e móveis escuros, bege e marrom na parede).

Você pode diminuir os contrastes (criando um ambiente mais leve) ou enfatizá-los. Investir mais ou menos em texturas e padrões diferentes, mas estes elementos devem sempre existir, para criar interesse e compensar a falta de colorido.

Para comparar veja os 2 exemplos abaixo, que peguei na Internet de uma sala e um quarto em tons neutros que parecem faltar algo, concordam?

Aqui  há contraste, mas o trabalho com texturas e padrões foi tímido demais.

 Aqui quase não há contraste, há algumas poucas texturas diferentes e nada de padrões… Perceberam ? Bacana isso, né ?

Fotos dos sites e blogs: CasaVogue, HomeEdit, ArquiteturadoImóvel e AdelighfulDesign

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Elizangela,
    Para sofá retrátil o ideal são tapetes “finos”, quer dizer, com o pelo bem baixo e vc pode adesiva-los no piso para não “correrem”. Cores boas para esta combinação de madeira, vermelho e marrom são: laranja e amarelo (para continuar nas cores quentes), azul e bege (para dar uma “esfriada”) e combinações de todas estas cores, que ficam bem com as cores que vc tem.
    bjo
    ROsana

  2. Marina tem um monte de fotos como essas com idéias na internet… não toma mais o tempo de educadíssima, digo, ocupadíssima rosana.
    abraço

  3. Mariana,
    Infelizmente estou muito atarefada, inclusive demorando muito mais do que queria nas respostas aqui no blog… se vc tiver uma dúvida específica, escreva novamente, mas não posso me comprometer em lhe responder sobre n coisas… desculpe.
    abs
    Rosana

  4. Olá! Amo esse site.. Acesso todos os dias!
    Gosto de ambientes neutros com um toque, mas eu mesmo não tenho muita coragem de tentar fazer um. Minha sala tem sofá marron e o móvel tem madeira de demolição, com vasos vermelhos em cima.. Gostaria de continuar nesse tom, com as almofadas, um quadro e tapete, no entanto para o tapete, como meu sofá é retrátil, eu não sei oq fazer, ja q o sofá arrastaria o tapete. Vc teria uma sugestão legal ou um post sobre sofá retrátil, pq eu já procurei foto e matéria em todo lugar e nunca vejo.. Obrigada!!

  5. Eu acho maravilhoso ambientes neutros, porém em casa eu não sou assim. Gosto de mais cor no ambiente, mas sei que se não for bem planejado fica tudo muito bagunçado rsrsrs
    Agora estou dando uma reformadinha básica e tenho algumas dúvidas, será que vc poderia me ajudar?? tem algum e-mail que eu possa lhe enviar??
    Beijos
    Mariana Balieiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui