Usar da melhor forma o espaço que você tem é mais importante ainda quando seu  apartamento é pequeno. Vou enumerar aqui o considero importante para fazer um apartamento pequeno “render” bastante.

1 – Nada de móveis maiores (ou que pareçam maiores) que o necessário. Estou querendo dizer que, por exemplo, um sofá de 3 lugares pode ter modelo como os 2 abaixo:

O que evitar na decoração de apartamento pequeno - Parte I 1O que evitar na decoração de apartamento pequeno - Parte I 2

Qual você acha que vai fazer com que a sua sala pareça maior ? É claro que o 2o., devido a suas linhas retas, braços estreitos e design bem mais leve que o 1o! E os 2 comportam 3 pessoas! Então, pense nisso para todos os móveis: Linhas retas, simplicidade, design leve.

2 – Nada de conjuntos de 3 e 2 lugares se o ambiente não comporta! Troque o sofá de 2 lugares por poltronas pequenas, cadeiras ou puffs. Você poderá organizar melhor e vai manter a quantidade de assentos.

O que evitar na decoração de apartamento pequeno - Parte I 3O que evitar na decoração de apartamento pequeno - Parte I 4

Entre as 2 opções acima, a 2a, com uma cadeira e um puff que fica abaixo da mesa de centro quando não usado, a 2a. é muito melhor para um espaço pequeno. Mesmo 2 poltronas pequenas são mais versáteis e acabam ocupando ou parecendo ocupar menos espaço.

3 – Não “polua” com objetos pequenos demais (coloque-os em caixas bonitas), muitos objetos à vista nem muitas cores diferentes. Decore com poucos objetos em um tamanho expressivo e bem escolhidos. Use até 4 cores, além dos neutros (branco, preto, cinza, madeira) na paleta de cores dos ambientes.

O que evitar na decoração de apartamento pequeno - Parte I 5O que evitar na decoração de apartamento pequeno - Parte I 6

Imagine o local de estudo do quarto da esquerda “poluído” como a da direita. O quarto pareceria menor (e bem bagunçado..rs!).

4 – Não use muito contraste de cor em peças grandes !

O que evitar na decoração de apartamento pequeno - Parte I 7O que evitar na decoração de apartamento pequeno - Parte I 8

Na 1a foto, a parede, os móveis,  o painel, o puff, são da mesma cor. No caso, um branco, mas poderia ser outra cor clara. Eles iluminam e aumentam a sala e é como se fossem uma coisa só. As cortinas, leves, com a mesma cor da parede são como uma continuação dela. Isso é bom para espaços pequenos. Na foto seguinte, o conjunto de cortinas é mais volumoso e em tom mais escuro que a parede e parece ocupar mais espaço, dando assim a sensação de que o  quarto é menor.

O que evitar na decoração de apartamento pequeno - Parte I 9O que evitar na decoração de apartamento pequeno - Parte I 10O que evitar na decoração de apartamento pequeno - Parte I 11

Veja aqui a diferença do uso de forte contraste em peças grandes : O corredor da direita tem mais portas que o da esquerda. Mas como elas são quase da mesma cor que a parede, parecem sumir, assim como o sofá e a porta desta sala. Isso faz  a sala parecer maior.

Fotos dos sites e blogs: ApartmentTherapy, Maraeder, AchadosdeDecoracao, CasaAbril e outros na internet (esqueci de registrar. Quem souber, me diga que ponho os créditos)

18 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Cris,
    É difícil dizer se seu corredor vai ficar bem em amarelo ou turquesa sem ter ideia dos demais ambientes e cores, cor do piso, luminosidade, etc. Mas: corredor é uma área de passagem e sendo pequeno, pode permitir uma ousadia nas cores. O branco bem iluminado dá ideia de maior amplidão. Dependendo da cor pode ser necessário aumentar a iluminação, para dar o efeito esperado. E criar uma certa “conversa” com as cores dos ambientes é interessante (tipo, ter o amarelo – ou turquesa – do corredor em detalhes no banheiro e nos quartos, por exemplo .
    Para ler algo sobre o efeito das cores em um corredor, leia: https://www.simplesdecoracao.com.br/2010/04/minipost-corredores-e-cores/
    bjo
    Rosana

  2. Olá tenho ima casa de 50m tenho um corredor bem.pequeno, ele.divide as portas dos quartos e banheiro, ele é branco, quero pintar de amarelo ou turquesa claro…eu quwria sua opiniao sobre as cores…e ideias tbm de outras. Desde ja agradeço..bjo

  3. Ro, do céu!
    Que post massa!
    Para quem vai se mudar muito em breve (euzinha) para um ap pequeno, esse post foi um prato cheio!
    Obrigada! =)
    Beijos,
    Lidi

  4. Oi, Katia Lavigne,
    Agora entendi! É possível colocar uma divisória mais alta, mas não até o teto, para não diminuir a luz (se for o caso) tipo um biombo em tecido, madeira ou metal ou uma “parede” fina em gesso onde vc possa colocar um aparador minimo ou um quadro, espelho, etc ?
    bjo
    rosana

  5. Muito legal as dicas. Muita gente acaba exagerando na decoração e isso torna o ambiente muito pesado e atrapalha nos estudos e até mesmo no descanso.

  6. Oi Rosana,
    Tem toda razão de não ter me entendido,pois não fui clara. O problema é somente estético, pois da porta de entrada se vê a pia da cozinha.Gostaria de uma dica de decoração para minimizar este problema.
    Obrigada e e desculpe a confusão.
    Katia

  7. Oi, Katia,
    Não entendi bem: O apto é novo ? Vcs compraram e foram enganados? Neste caso, vcs podem acionar a empresa construtora judicialmente. Caso não seja este o caso e queira fazer mudanças na hidráulica estas são custosas e complicadas, se forem viáveis…e devem ser executadas com pessoal in loco, quer dizer, o profissional deve ver o local para propor mudanças possíveis.
    abs
    Rosana

  8. Oi Rosana,
    Meu marido comprou um pequeno apto e pela planta pude verificar que a entrada fica em frente a cozinha (que é integrada). Como podemos resolver esta questão?É possível mandarmos a planta?
    Obrigada pela ajuda e parabéns pelo seu trabalho.
    Katia

  9. ótimas essas ideias, moro em uma kit com meu esposo e com ctz já estão sendo postas em prática! =)

    =*

  10. amei as dicas, meu apê alugado é minusculo, já começo a ver uma solução no fim do tunel 🙂

    mt obrigada bjosss

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui