Todo o ano surge o assunto: Quais serão as cores do próximo ano? Muitas pessoas, por todo o mundo, estudam séria e profundamente os sinais que vem do presente tentando projetar o futuro e acabando por interferir neste futuro quando lançam suas tendências.

Paixão coletiva – Transiente, espontâneo, coletivo (repare nas cores que se transformam, conectadas)

E, apesar de que muitas outras pessoas acham tudo isso uma bobagem, na verdade, muito, quase tudo que vc vai ver nos desfiles e lojas de moda, nos lançamentos dos mais variados produtos de decoração e em quase tudo no mundo, vai seguir estas tendências. Querendo ou não, você vai ser envolvido(a) e influenciado por elas.

Desconectando – Um tempo “desligado”, introspectivo, tranquilo

Pois então, vou falar da previsão de tendências da AkzoNobel, o maior fabricante de tintas do mundo, à qual pertence a Coral, no Brasil – O Colour Futures.

A Arte da Compreensão – Anos 50, menos complicados, mais ordenados …um “remédio para o caos”

O Colour Futures todo ano, após todos os seus estudos, que envolvem diversas áreas (econômica, social, de design, arquitetura, moda) apresenta 5 tendências, ligadas por uma idéia central e este ano elas são:

A idéia Central – Conexões – Das pessoas, redes sociais,etc – “A Vida moderna é centrada em CONEXÕES” – Faz sentido, não ?
Tanta conexão nos dá vontade de nos desligar de vez em quando (quem não tem ?), mas também de recriar ou dar atenção às conexões que de vez em quando esquecemos, com nossa família, nossos valores, nossa casa, com nós mesmos… Sentimos saudade de um mundo mais simples, feito à mão, tranquilo. Nada melhor que a cor do Ano para mostrar este desejo:

A cor do ano

Então, ao mesmo tempo em que temos uma PAIXÃO COLETIVA pelas conexões, estamos nos DESCONECTANDO de vez em quando, para explorar a ARTE DA COMPREENSÃO do que nos é mais profundo, buscando a raiz, o FEITO EM CASA e a paz, a simplicidade, o CONFORTO VISUAL para acalmar nossa alma confusa com tanta conexão!

Feito em casa – O artesanato, a conexão com a sua casa, a produção pessoal

Bem, este texto aí em cima é a minha tradução e a forma como entendo as conexões entre o tema central e as 5 tendências, que tem estes nomes que escrevi em maiúsculas… Não faz muito sentido ????

Conforto Visual – A reparação na natureza, a influência da arte, calma, suavidade

Mesmo que você conclua que eu “viajei..” vai concordar que as cores são lindas, não vai ?

Fotos e pesquisa para texto baseadas no documento Colour Futures 13

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Lidiane,
    Esta cor é bem feminina. Se vc tem um companheiro, veja se ele tbém vai se sentir à vontade com esta cor. Caso sim, o tabaco combina bem com ela sim, sendo inclusive interessante pois dará um toque masculino. Qto às outras paredes, eu sugiro um off white, como a cor Papel de Presente, da Suvinil tbém.
    E sugiro tbém que vc compre uma amostra da cor flor de lotus e pinte no seu quarto um quadrado de 1×1 com ela para ver se realmente vai gostar. Caso não goste (talvez ela seja muito viva) veja a Frapê de Uva.
    bjo
    Rosana

  2. Olá Boa Noite!

    Primeiramente ,quero dizer que adoro o seu trabalho e não perco nenhuma de suas matérias postadas.Em relação a matéria acima,estou construindo minha casa e já está na fase de pintura ,ai é o problema ..no meu quarto estou pensando pintar apenas a 1 parede na cor de ” flor de lotus” mas não sei se irá combinar com a cor dos móveis que é tabaco e as demais cor das parede não tenho a mínima ideia , gostaria o estilo do quarto romântico e torna-lo mais suave, pois a cor dos moveis são escuros.

    Até logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui