Eu recebo muitos e-mails e comentários de pessoas que, como a Débora, que escreveu o abaixo, fica assim, sem ideia, na hora de escolher a cor do tapete, do sofá… A Débora falou assim:

“Tenho uma sala com cozinha americana… As paredes cor porcelana, e uma única de cinza (meio escuro). Na parede cinza fica o home, um painel para a parede toda, cru com ranhuras marrom, cinza… e têm nichos e contorno pretos na parte de baixo.
A parede onde vai ficar o sofá é onde estão as banquetas pretas da cozinha americana. O chão é laminado na cor cru com tons mesclados de cinza, e um quase marrom. E a cortina de fora a fora também é cru. Fiz tudo muito claro com medo de errar.
E agora estou na maior dúvida de que cor deve ser o sofá e a mesa. Será que você pode me ajudar?” 

Bem, cru, cinza, bege… são cores que tem variações de tons enormes, e não tenho muita ideia de como é o espaço… então, simplificando, minha ideia básica do espaço e da distribuição das cores no ambiente fica assim :

combinando1

Parede do rack

combinando2

Acontece que esta base é totalmente neutra! quer dizer: os grandes elementos paredes, pisos, cortinas… tem cores neutras (cinza, branco, cru…). E eu sempre respondo: “Com uma base neutra você tem grande liberdade para escolher as cores dos demais elementos!” E vou mostrar aqui somente 3 opções das milhões possíveis com esta base:

1) Vamos dizer que a Débora gostaria de um sofá vermelho, uma cor quente

combinando3O bege café com leite nas cadeiras e almofadas e o cinza mais escuro (que usei para o tapete) são neutros com mais contraste que os neutros da base e ficam super bem com o vermelho, além de não sobrecarregar o ambiente pequeno com cores. A mesa tem uma madeira mais escura, em tons avermelhados. Aí é “só” salpicar (com algum critério) estas cores  pelo ambiente, em almofadas, lisas ou estampadas, quadros e objetos, tanto na área de estar como na de jantar. Garanto que fica legal! Olhe uma ideia similar a esta (em termos de cores!)

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 1

2) Mas vamos dizer agora que a Débora quer um sofá verde (cor oposta – ou complementar – ao vermelho):

combinando4Usei agora tons de cinza e  de terra, que ficam ótimos com o verde. Troquei a mesa por uma com pés em preto (para combinar com os pretos do painel) e tampo em vidro (para ficar mais leve). E as cadeiras com assento em verde tbém. E se você pensar bem, na verdade os tons usados no primeiro exemplo também ficariam bem com o sofá verde, sabia ? Novamente uma seleção de cores que não vai sobrecarregar o ambiente. Veja uma foto similar a esta ideia de cores:

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 2

3) Mas a Débora é indecisa e agora preferiu ficar com um sofá neutro também:

combinando5

Não há problema! Vamos usar mais cores vivas porque com o sofá neutro temos mais liberdade ainda para colocar cor! Então, que tal um lindo tapete listrado em azuis, verdes, cinzas e beges ? E já que estamos usando este tapete, vamos salpicar suas cores pelo ambiente ! E podemos acrescentar um tom terroso, um laranja “amarronzado”, para dar uma aquecida nestas cores frias, certo ? E outra foto similar em cores a esta ideia:

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 3

Bem, espero que vocês tenham entendido, mas o que quero mostrar é que com a base neutra é mais fácil combinar: a partir da escolha do maior item (no caso da Débora, o sofá) escolha um conjunto de cores que combinem bem com ela e acrescente as cores já existentes no ambiente. Se escolher o sofá com cor neutra também, vc pode usar um outro item (eu usei o tapete no 3o. exemplo) mais colorido e daí usar as cores dele para compor sua paleta de cores para todos os demais elementos do ambiente.

(Fiquei tão doida procurando fotos similares que esqueci de guardar a fonte. Quem souber, me avisa que coloco os créditos)

345 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite!!!
    Tenho a parede de entrada com textura em verde fosco e as outras paredes em rosa claro, aí estou em dúvidas como posso combinar cores de cortinas e tapete com sofá na cor areia? Sugestões de cores também de almofadas e outros detalhes para.ficar uma sala aconchegante…
    Me oriente na decoração, obrigada

  2. Oi, Ellen!
    Adoro vinho com marrom! Eu sugiro o tapete em bege (ou marrom claro) mas uma cor que combine com o marrom da poltrona mas não seja o mesmo, tenha um bom contraste com ela (mais claro ou mais escuro). O ideal é ser claro, para “clarear” a sala, mas se a poltrona for marrom claro, pense também em um listrado que tenha as cores vinho, bege e marrom (com menos vinho, que é a cor do sofá). Ou só bege e marrom. Não é tão difícil de encontrar.
    bjo
    ROsana

  3. Oi Rosana. No meu caso o sofá é vinho, tem uma poltrona marrom, a cortina bege claro, as paredes são brancas, e os móveis marrom..não tem muita iluminação solar, qual a cor do tapete ficaria ideal?

  4. Oi, Rose!
    Todas as cores que vc citou são neutras. O sofá preto com tapete em preto e branco e cortina bege já ficam bem, em geral. O que você pode acrescentar: Almofadas em cinza, bege, marrom (listradas, estampadas ou lisas) e uma ou duas cores que vc goste e que combinem bem juntas (por ex.: rosa – ou azul ou verde, clarinhos ou fechados acinzentado com cinza ou bege) . Talvez vc não goste de muita cor, mas pode usar tons bem clarinhos ou acinzentados. Pode tbém incluir objetos nas mesmas cores claras (sugiro não usar o preto além do que já tem pois ele tem uma presença muito forte). Veja este post para ter ideias de combinação de almofadas https://www.simplesdecoracao.com.br/2013/02/combinando-almofadas/ ,este aqui sobre acessórios: https://www.simplesdecoracao.com.br/2019/10/acessorios-valorizando-a-decoracao-da-sua-casa/ e este sobre sofás pretos: https://www.simplesdecoracao.com.br/2018/04/decorando-uma-sala-com-sofa-preto-ou-quase-preto/
    um beijo
    Ro
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui