O básico para um banheiro (ou lavabo) bem iluminado é que ele tenha bastante luz e esta deve ser uniforme, quer dizer, iluminar todo o espaço muito bem, principalmente a bancada da pia. Isso aquecendo o mínimo o ambiente (em geral pequeno e com poucas aberturas) e criando o mínimo de sombras. Além disso, luzes de destaque podem ser colocadas, mas não são exigências para uma iluminação eficiente. Vamos ver alguns banheiros e lavabos:

 praqueestespelhoEspelho20no20Banheiroinspiringinteriorsbanheirobw4

 Este 1o. banheiro é meio estranho (porque o espelho está ali ? E a pia é um tanquinho tbém???) mas isso não vem ao caso agora: Vejam os reflexos que a iluminação provoca. Feio, não ? Reflexo é uma dificuldade na iluminação! Na 2a foto, uma das piores soluções para iluminar o espelho da pia: A luminária quase na altura dos olhos do usuário (que não consegue ver nada). Pior ainda se a lâmpada esquentar muito.

 contemporist projeto robertbailet13

Aqui talvez a melhor solução para iluminação da bancada: 2 arandelas leitosas (brancas, por favor!), uma de cada lado, na altura do rosto. A lâmpada deve ter alto IRC (índice de reprodução da cor – qto maior, mais vc vê a cor “na cor certa”)  e a sua intensidade de luz  deve ser tal que ilumine bem mas não ofusque por ser forte demais.

2 - pastilhas banheirorevista-casa-claudia-dezembro-sobrado-reformado-solucoes-11

Nesta 1a. foto vc vê o facho de 2 dicroicas (provavelmente) que teriam o objetivo de iluminar a área da bancada para melhor uso. Mas veja que elas estão posicionadas para a parede, o que quer dizer que não iluminarão o rosto da criatura que se posicionar à frente da pia… O que não acontece na 2a foto: A luminária tem uma inclinação que permite iluminar melhor o rosto do usuário.

radardecoracaopatricia-fiuza-18 desiretoinspirearquiteturaparalela2f

Aqui 2 extremos: Na 1a foto há tanta luz e tanto branco (que reflete a luz) que o problema não é a sombra no rosto, mas deve-se ter cuidado com o excesso de luz. Já na 2a foto o trilho com algumas lâmpadas no centro do banheiro não parece o bastante para iluminar bem o ambiente (há um spot apagado no canto direito superior para a bancada, mas mesmo assim, sinto falta de outros pontos de luz).

Banheiro-vermelho-prateleiras-de-vidroconstrucaoedesignaec283-72-reorganizado3

Na minha opinião, na 1a foto há muito spot para um espaço que não é tão grande assim (e devem haver mais, perto da bancada…). E na 2a foto, uma forma de iluminar que já se tornou clássica mas que deve ser muito bem calculada e ter ‘apoio”: Se tiver intensidade de menos, não funciona, se tiver demais, pode atrapalhar. E uma iluminação no teto (como vc vê na foto) ou boa iluminação no ambiente como um todo é essencial.

 decoratibanheirodiferente6 fotografoFavaroJr5

Mais 2 detalhes:  Não coloque de forma alguma luminária com revestimento colorido que modifique a cor da luz em uma bancada (você pode sair com o olho roxo pensando que está com uma sombra levemente azul…) e cuidado com o calor emitido por spots acima do vaso sanitário (vc não quer torturar quem vai usá-lo, não é ?)

ATUALIZAÇÃO:

Pessoal, quando fiz este post esqueci de, como normalmente faço, dar os créditos devidos às fotos. Eles vão abaixo. Além disso, a ex-proprietária do banheiro da 4a foto (de cima para baixo), a Flávia do blog Olha o meu ap entrou em contato comigo, informando que este banheiro (como dá para perceber)  estava em obras quando a foto foi tirada, mas que ao término desta o posicionamento das lâmpadas estava corretíssimo e ela ficou muito feliz!

Fotos dos sites e blogs: fotografoFavaro, decorati, casaabril, construcaoedesign, desiretoinspire, radardecoracao,Olha o meu ap ,  contemporist e inspiringinteriors

25 COMENTÁRIOS

  1. Ola Rosana:

    Buscando uma luminária para o meu banheiro sobre o espelho, encontrei aqui uma que acho q vai dar certo, porem não especificou o nome da luminária, fabricante também, é a iluminação do ” banheiro _iluminação 4″, a segunda foto.

    Poderia me informar, por favor o nome da liminaria.

    desde já obrigada

  2. Oi, Antonio,
    Entendo que vc quer colocar uma luminária na parede do espelho acima dele. Mas não sei a altura onde o espelho acaba…. De qquer forma, eu sugiro que a luminária não fique abaixo de 2,00 de altura do piso.
    A tomada para o secador deve ficar logo acima da bancada.
    abs
    Rosana

  3. Boa tarde.

    Quero colocar um armario no meu banheiro, com iluminação logo acima do espelho.
    Qual a altura do ponto de luz (caixinha) que eu devo deixar? E quanto a tomada para secador?
    Obrigado.

  4. Oi, Fabrícia,
    O spot estará no teto ? Caso sim, ele deve ser direcionável (aqueles que vc pode mexer na inclinação, sabe?) e ficar à uma distância da parede do espelho que permita iluminar seu rosto sem que, por exemplo, o seu nariz projete luz sobre a sua boca. Não posso lhe dar uma distância pois isso depende do modelo do spot.
    Se não conseguir, o que vc pode fazer é colocar luminárias laterias ao espelho, na altura do seu rosto. Assim ele ficará bem iluminado para uma maquiagem,
    bjo
    ROsana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui