Ano Novo, Vida Nova! Você casou, se mudou, se separou, saiu da casa dos pais… e tem uma casa vazia pela frente. Como escolher as cores das paredes ?

Na verdade, há diversas situações. Vou listar algumas:

1) Se você realmente não tem nada de móveis (ou os que tem são “quebra-galhos” e vão ser trocados logo) deixe as paredes brancas,  a não ser que consiga conviver e não ser influenciado pelas cores existentes – o que é muuuuito difícil –  Isto se você precisar economizar e se a pintura estiver boa – porque se não estiver, pinte de branco, decore a casa ao seu gosto e daqui a um ano pinte nas cores que realmente vão combinar com a sua casa e com você.

casavazia

2) Outra atenção, mesmo não tendo nada de móveis – É você observar as cores do piso, das cerâmicas da cozinha, área de serviço e banheirosisto se você não pretender mudá-los. Se as cerâmicas não forem brancas (ou perto disso) você continua com liberdade total para escolher as cores dos móveis destes ambientes. Se não, você deve considerá-las quando for comprá-los. Se a cozinha for aberta para a sala você tbém deve considerar esta cor na escolha das cores dos itens da sala (o ideal é que esta cor exista tbém na sala, mesmo em pequenos objetos).  Os pisos de quartos e salas mesmo quando neutros, podem ser mais escuros ou mais claros e isso faz diferença para escolha das cores dos demais itens e paredes.

1342557115_416016644_9-casa-nova-recem-construida-

05-COZINHA2

As cores dos revestimentos dos banheiros e cozinha definem as cores dos móveis que serão colocados neles e ajudam a definir as cores dos ambientes com os quais tem ligação

3) Se você tem alguns móveis mas não gosta de um ou mais itens de grandes dimensões (sofá, sala de jantar, etc) – Veja bem: Este é um momento único: Você pode começar as coisas do seu jeito ou montar uma sala baseada na cor horrível do sofá que você ganhou e ficar com raiva de você mesmo(a) por alguns anos! Então, se for este o caso dê um jeito nisso agora se você souber o que quer e  for possível (troque, venda, reforme…). Se não for possível ou se você tiver dúvidas, deixe tudo como está até saber e poder mudar e deixe as paredes brancas. Pior não vai ficar. Outra atenção é o tamanho dos móveis em relação ao espaço que você tem. Se não dá, não insista: A sala não vai aumentar porque o sofá que vc ganhou é grande! Assim que puder, troque. E comece a partir daí. Um lar não se faz em um dia.

sofa-antes-1

Ganhou e não gostou ? Não se baseie nele para decorar a sua casa!

4) Se você tem alguns ou todos os móveis e gosta de tudo que tem grandes dimensões – Gostar de tudo não quer dizer que tudo combina (ou que cabe na sua casa, mas isso é outra história. Veja acima). Se vc acha que tudo combina, facilmente vc vai perceber que cores as paredes devem ter. Pode ter dúvidas, é claro. Fique com as mais neutras primeiro (branco, cinzas, beges, areia, etc), para errar menos. Daqui a um ano vc vai perceber onde precisa ousar mais. Se alguma coisa não combina, resolva (pense em outra forma de usar em outro lugar, troque, venda, reforme, doe…).

Enfim, como disse antes, um lar não se faz em um dia. Você precisa “sentir” a casa, com os seus móveis, a cada dia, para perceber o que ela e você precisam. Este é um processo.

Outro ponto importante é que : Cores neutras nas paredes são mais fáceis de trabalhar. Você tem mais liberdade para escolher as outras cores de tudo. Use isso. Mesmo que seu sonho seja uma parede vermelha, espere um pouco para ver se e onde ela deve ficar. Com certeza sua escolha será a melhor depois de algum tempo morando na sua nova casa.

Fotos retiradas da internet somente para ilustrar as situações

8 COMENTÁRIOS

  1. Ótima dica… Me ajudou bastante, caso no final do ano e seu site esta me ajudando muito a deixar minha casa com uma decoração incrivel.

  2. Oi, Emiliana,
    Uma mesa de madeira em tom médio, como freijó por exemplo, principalmente se o lustre tiver um estilo clássico, ficará bem.
    bjo
    Rosana

  3. Rosangela,
    Se a parede estava branca, a 1a impressão vai ser de que fechou. Pode ser que sim, pode ser pq vc não se acostumou. Se a sala é escura, talvez seja melhor uma cor mais clara, mas é muito difícil dizer sem ver. Sugiro dar uma boa olhada até segunda para concluir. O plástico escuro ajuda a dar a impressão de mais escuro sim. Se o tempo estiver nublado tbém.. Tente tirar amanhã e ver de dia, de tarde, de noite… E decida na 2a.
    beijo
    RO

  4. Rosana, será q vc poderia me dar outra ajuda, os pintores deram a primeira de mão na sala com a cor Tomara que Caia, achei q fechou muito, nao sei se e pq o piso (porcelanato bege) esta coberto com plástico preto, será q devoto mudar para Bianco Sereno? P recisão falar com os pintores na segunda-feira. Obrigada, Rosangela

  5. oi, Paulo,
    Obrigada!
    Então: Sugiro vc fazer primeiro a cozinha e depois os tacos. E qto à cor, sugiro que para escolher a cor da cerâmica (seja porcelanato ou não) pegue um dos tacos que tenha um bom pedaço com a cor mais clara e leve este para a loja, de forma que a cor da cerâmica seja igual ou bem semelhante a esta. Muito cuidado com a luz (prefira comparar na luz natural para ter certeza que as 2 cores “tendem” para a mesma cor, que no seu caso deve ser uma tendência avermelhada.
    abs
    Rosana

  6. Olá, Rosana. Seus comentários são excelentes. Este veio a calhar para mim: estou adquirindo um apartamento novo e pequeno para morar só e estou bastante desnorteado com muita coisa, apesar de que aprendi bastante no seu site.
    Comprei tacos slim ipê tabaco que ainda não foram instalados e a cozinha é aberta mas tem um piso muito simples.
    Os tacos, apesar do nome tabaco, têm tonalidades bastante diferentes em fotos que vejo na internet e mesmo do que vi na loja onde comprei, onde parecem mais claros.
    Estou com uma dúvida tremenda sobre o tipo e cor de piso que eu poderia por na cozinha e até se devo colocá-los antes ou depois dos tacos (pela sujeira do trabalho, acredito que deveria trocar o piso frio antes, mas o receio com a combinação de cores me atrapalha a tomada de decisão).
    Você poderia me dar uma dica a este respeito?
    De qualquer forma já agradeço porque o seu site é uma fonte de consulta para mim. Muito obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui