Pessoal fica meio enrolado quando a conversa é combinação de almofadas, não, não é mesmo? Então, vamos fazer algumas?

 combina1

Esta é simples, certo? Uma estampada e a outra com uma das cores da estampa.

Esta combinação pode dar errado? Sim! (assim como todas as abaixo tbém)

                  a) se as cores escolhidas não existirem ou, ao menos, combinarem com as cores usadas no ambiente, principalmente com a cor do sofá.

                  b) Se o estilo do padrão escolhido não tiver “sintonia” com o estilo da sala (por exemplo: O floral do 1o. conjunto pode destoar em um ambiente muito masculino) .

O que facilita acertar ? Usar cores que existam no ambiente ou, com cuidado, usar cores neutras, como as do 2o. conjunto (mesmo assim, este conjunto em um ambiente com cores claras, vivas e alegres pode destoar, por ser mais “sisudo”).

K4AM45017

Como aumentar a quantidade de almofadas sem complicar ? Acrescentando outras com a mesma estampa ou lisas com as demais  cores da estampada, ou da cor do sofá.

Vamos complicar um pouco:

combina2

K4AM45023

 Estamos combinando estampas diferentes, mas com as mesmas (e poucas) cores.

Esta combinação é facilitada pela pouca quantidade de cores envolvidas (é mais fácil combinar com  mais ambientes) e por serem cores exatamente iguais. E podemos acrescentar mais almofadas lisas com as cores destas. Vejaque em todas elas há geométricos e/ou listrados, coringas neste tipo de combinação, por serem mais simples.

Mais complicado? Vamos lá:

combina3

Na 1a. combinação, a menor almofada faz a conexão com as 2 outras, apresentando, juntas, as suas cores. As almofadas da 2a combinação tem em comum o fundo branco e os desenhos simples e geométricos e na 3a combinação,o rosa e as flores estão presentes nas 3 almofadas.

Mais ainda??? Ok!

combina4

As 3 combinações acima envolvem muitas cores  e estampas, mas perceba que as cores (todas ou algumas) se repetem e os motivos e os tecidos (muito importante não esquecer para qualquer combinação –  misturar seda brilhante com juta em geral, não dá certo!) tem harmonia.

Fotos dos sites: ArtMaison, Karmaliving, confettistyle, design-trends, reasonstobreathe e outros que não guardei (sorry!)

44 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Adriana,
    Depende se vc quer um ambiente mais calmo ou neutro ou um ambiente mais vibrante.
    Para ambientes mais calmos/neutros, almofadas em fundo cinza ou bege e estampas em azuis mais claros que combinem com o azul escuro que vc tem, ou/e em marrom médio devem ficar bem.
    Para o tapete, não sei a cor do seu piso, mas beges, marrons, areia, prata, tem grande possibilidade de combinar. Pense em cores mais claras para piso escuro e vice-versa, mas não use tapetes tão ou mais escuros que o azul do sofá.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Fernanda,
    Todas as cores que vc citou são neutras. Então vc pode usar almofadas com cores mais vivas, para dar mais alegria (p.ex: azuis, vermelhos..) Para o tapete depende do piso (se ele é escuro ou claro) mas vc pode usar cinza mais claro ou mais escuro que o sofá ou uma cor que puxe para a textura que vc tem.
    Outra opção seria um listrado com cinza, marrom, azul…
    bjo
    ROsana

  3. Boa noite,gostaria de uma ajuda para saber que cor de almofadas e tapetes para minha sala. Minha sala tem a cor branca e em uma parede com textura em uma cor caramelo bem suave com um sofá cinza,nao tenho nem ideia do que fazer….me ajude,desde já agradeço

  4. Luana,
    Eu acho que é muito vermelho. Sugiro que use estampas em fundo bege médio ou claro que tenham vermelho mas em pouca quantidade. E outras lisas em bege, marrom claro. Enfim, cores leves e claras.
    Mas isso é uma questão muito pessoal. Eu prefiro dosar o vermelho, mas talvez vc goste com muito vermelho mesmo, ok ? Então, use o chevron sem se preocupar …
    bjo
    ROsana

  5. Ei Rosana, tenho uma sala com parede vermelha, tapete vermelho, sofá marrom escuro e mesa de jantar nos tons bege e marrom (mesmo tom do sofá). Poderia me ajudar na escolha das almofadas? Uma chevron vermelho ficaria ruim??
    Te aguardo.

  6. Oi, Andrea,
    Sugiro que vc use as cores da poltrona. É a forma mais fácil de tudo combinar.
    bjo
    Rosana

  7. Montei apt agora e estou na duvida quanto as almofadas. Tenho um sofa marron escuro de couro e umapoltrona colorida em amarelo, azul e vermelho . Painel tb marron do rack e quadros tons terrosos. Quero dar uma vida na sala muito neutra. Quais as melhores cores pras almofadas?

  8. Oi, Elineide.
    Estas cores dão a liberdade de vc usar muitas cores nas almofadas: vermelhos, azuis e verdes ficam muito bem com marrons e beges.
    bjo
    Rosana

  9. Oi, gostaria de uma ajuda, meu sofá e marrom escuro, a sala e beje mas os móveis TB são marrons, gostaria de alegrar o ambiente, com almofadas, meu sofá é de 4 lugares que cor devo usar e qual tamanho

  10. Oi, Bruna,
    As almofadas podem ter cinza, azul, lilás, roxo, amarelo… Estas cores ficam muito bem com preto,branco e vermelho.
    bjo
    Rosana

  11. Oi Rosana!!! Tenho um sofá preto, rak branco, poltrona vermelha e mesa lateral vermelha, que tons de almofada combinar? Obrigada

  12. OI, Nayara,
    Pense no tapete e nas cortinas primeiro. O tapete depende tbém da cor do piso. Se ele for escuro e vc quiser enfatizar o tapete, escolha uma cor mais clara (com sofá cinza, e rack em preto e branco, vc pode escolher muitas cores para ele – marrom claro, bege, cru, prata se o cinza do sofá for escuro, ou um listrado que tenha cinza, bege, rosa (em pouca quantidade) ou vermelho, lilás… – enfim. Para as cortinas eu sugiro um bege ou marrom bem claro, que fica bem com rosa. E para as almofadas vc pode escolher estampas que tenham as cores dos demais itens da sala, acrescidas de verde oliva, por exemplo.
    bjo
    Rosana

  13. Oi, Andreia,
    Não entendi bem sua pergunta, pois não sei cor de que…Mas se for tapete um bege médio ficaria bem. Se forem almofadas, use vermelhos e azuis (podem ser estampadas com estas cores, em fundo bege ou lilás ou roxo…
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui