Simples Decoração - Porque o bom é simples

Iluminação

Dicas para iluminar bem a sua casa

A iluminação é um item de enorme importância na decoração da casa. É ela que, além de ser essencial para a funcionalidade, exalta o “clima” que vc imaginou, chamando atenção para os pontos fortes, transformando um detalhe em ponto focal do ambiente e  “escondendo” os pontos fracos.

Mas para conseguir estes objetivos é necessário que a iluminação seja bem planejada e executada.

Não sou expert no assunto, de forma alguma – o profissional especializado é o Lighting Designer e, pode ter certeza, necessita de muito conhecimento para isso – por isso sempre falo com cuidado sobre este assunto e dou exemplos simples do que consigo perceber que é importante observar para, mesmo sem profundos conhecimentos, conseguirmos não “pecar demais”. E observar a iluminação dos ambientes que vemos por aí é uma boa forma de fazer isso:

radardecoracaomg_1707-2

radardecoracaomg_1698-2

Esta sala tem bons exemplos. Veja estes itens importantes: 1) A iluminação sobre a mesa de jantar ilumina todo a área da mesa de forma quase homogênea e está na intensidade certa (nem forte nem fraca demais). 2) A altura e largura da luminária não atrapalham nem quem está sentado, nem quem estaria em pé servindo, por exemplo. 3) Os spots localizados na parede da escada estão bem posicionados, criando todos praticamente o mesmo efeito na parede. 4) Além de iluminar os degraus eles chamam a a atenção para o revestimento da parede, em um bonito azul fosco. Sua intensidade também está correta. Fortes demais eles “estourariam” e vc só veria um grande brilho, mas não o revestimento. 5) No teto há 2 spots, com luz mais intensa (veja a sombra no piso) que iluminam bem  o corredor atrás da mesa de jantar sem atrapalhar a luz que vem da luminária sobre a mesa. (chato que esta foto foi tirada de dia, mas dá para ver a suavidade desta iluminação,como ela faz o seu trabalho sem querer “aparecer” demais…)

iluminaçãocasosdecasa4

Nesta bonita sala observe o reflexo que a iluminação da mesa de centro produz no teto. Ele é causado pelo vidro da mesa – como já falei, este é um grande problema da iluminação: resolver os reflexos – Neste caso uma luminária com vidro leitoso ou simplesmente não iluminar com foco direto a mesa resolveria. O conjunto de spots não está centralizado em relação à mesa e a luz parece muito intensa – veja o tapete.  Além disso, a grande quantidade de spots no forro “polui” o ambiente. É bom lembrar que spots fixos no forro direcionados para um item/móvel/quadro específico diminuem a possibilidade de mudanças.

onetogosala1

Nesta foto, observe a (péssima) forma de colocação do trilho na parede e o posicionamento incorreto dos 2 spots centrais. Não adianta ter uma peça de iluminação de boa qualidade e instalá-la de forma “amadora”.

desiretoinspireimage8Hopetoun20Street0Paddington1

vidaeestiloDOTterra71

Aqui 2 exemplos: Um ótimo e outro bem ruim, de iluminação de revestimento com textura: No 1o., a luz enfatiza as texturas e ilumina, de forma variada, grande área do revestimento. Na 2a foto, a intensidade da luz é alta e “chapa” a canjiquinha, não permitindo que se veja a sua beleza.

 apartKen_35_rect640

contemporist projeto robertbailet6

Acima, na 1a foto, a luz dos spots incide sobre a moldura dos quadros, que acabam mal iluminados (e com perigo de sofrerem danos se as luzes emitirem calor, como as dicróicas). Na 2a foto uma boa forma de iluminar quadros: Os spots, mais distantes, lançam uma luz quase homogênea por toda a área frontal do quadro.

myidealhometumblr_ly9un2SBdS1qb83abo1_500

homeditbold-apartment-accents-accessories8

Nas fotos acima o uso daquelas luminárias de cuja beleza faz parte o jogo de luz e sombra nas paredes. Mas as tais paredes devem estar a uma distância tal que o efeito seja eficiente… Na minha opinião, a 2a luminária por estar muito distante das paredes (foi usada como uma luminária central), acaba provocando “manchas” disformes nestas, prejudicando sua beleza.

Concluindo, é necessário planejar a iluminação, escolher as luminárias e luzes corretas para o que se pretende e instalar da melhor forma.  Sem isso, a iluminação não atingirá os objetivos pretendidos.

Fotos dos sites e blogs: homedit, myidealhome, contemporist , apartmentTherapy, vidaeestilo, desiretoinspire, onetogo, casosdecasa e radardecoracao

Posts relacionados

Comentários:

Leandro · 11 de fevereiro de 2013 às 19:03

Realmente é muito importante a iluminação…é a mesma importância da luz para uma boa fotografia. E não só a luz mas a maneira que a máquina é “calibrada” para capturá-la…

Como vc disse…nada adianta caprichar na decoração se você não iluminar corretamente, sem contar que pode ser algo que incomodará com o tempo se muito mal aplicada.

O difícil é achar um Lighting Designer competente… Aqui em São Paulo algumas lojas de iluminação dão orientações, mas não sei se é a mesma coisa. Tenho uma grande dificuldade em achar algum profissional que não tenha um preço elevado….

Você conhece algum site ou lugar que podemos pesquisar sobre estes profissionais?

Obrigado.

Responder

rosana · 11 de fevereiro de 2013 às 21:26

Oi, Leandro!
Tenho sim. O meu amigo Paulo Oliveira, do blog Design, ações e críticas, com quem aprendi muito do que falo aqui.
Vc vai gostar
bjo
Rosana

Glauce · 11 de fevereiro de 2013 às 19:50

Como sempre, show!!!! Estou começando com as aulas de luminotécnica… nossa como é complexo esse assunto!!!!! mais uma vez, obrigada… parece que vc advinha kkkkkk bjsssss

Responder

rosana · 11 de fevereiro de 2013 às 21:25

Que bom, Glauce!
Obrigada!
Ro

Leandro · 11 de fevereiro de 2013 às 21:59

Obrigado Rosana! Vou dar uma olhada sim!

Responder

carla · 11 de fevereiro de 2013 às 22:41

que post esclarecedor!
Afinal, nem só de imagens bonitas se faz um post, e sim de informações esclarecedoras, que nos orientem…
estava atrás de alguma coisa sobre iluminação, não atrás de coisas bonitinhas pra iluminar, mas sim de conceitos, os quais foram muito bem exemplificados por você neste post.
Parabéns! Vou referenciá-la num post em meu blog.

Responder

GOMO · 11 de fevereiro de 2013 às 22:27

Oi, Carla,
Muito obrigada! E é este o objetivo: Informação!
bjo
Rosana

Dayse Fernandes · 11 de fevereiro de 2013 às 20:01

Oi Rosana
… incrível teu blog, A D O R E I !!!!!!
Tava lendo alguns dos teus posts e percebi que vou frequentar muito esse ambiente, vlw!!!!
bj

Responder

GOMO · 11 de fevereiro de 2013 às 22:26

Obrigada, Dayse!
Entre e sinta-se a vontade!
bjo
Rosana

Roberta Garcia · 11 de fevereiro de 2013 às 12:13

Olá,
Comprei um imóvel e gostaria de um projeto para cozinha/área de serviço e suíte do casal pois a metragem é pequena e terá que ser tudo otimizado. Adorei os projetos do site! Como faço para obter ajuda?
Grata

Responder

rosana · 11 de fevereiro de 2013 às 18:21

Oi, Roberta,
Escreva para [email protected]. Envie a planta e fale sobre o que pensa em fazer nos ambientes.
aguardo
bjo
Rosana

alexandre vargas · 11 de fevereiro de 2013 às 21:17

Gostei muito das dicas sobre iluminação, e do blog em geral. Parabéns.

Responder

rosana · 11 de fevereiro de 2013 às 11:06

Obrigada, Alexandre!
bjo
Ro

quezia · 11 de fevereiro de 2013 às 23:36

olá Rô estou amando seu blog tenho aprendido muiiito sou recém casada e estou a cada dia mais apaixonada por minha casa e seu blog tem me ajudado bastante nas técnicas
tenho uma dúvida minha casa tem o pé direito bem baixo aproximadamente 2:20 e meu forro é pvc tenho vontade de colocar uma luminária na sala ou cozinha (que são integradas por um balcão) mas não sei se vai ficar legal pelo fato do pé direito ser muito baixo gostaria que me desse uma dica coloco ou não e se coloco qual tipo ficaria legal

Responder

Rosana Silva · 11 de fevereiro de 2013 às 23:24

Oi, Quezia,
Com este pé direito baixo sugiro não colocar pendente, mas sim plafon ou régua de spots (que são legais pq vc pode direcionar para onde quiser).
bjo
Rosana

oriana · 11 de fevereiro de 2013 às 11:02

Adorei todas as explicações,você passa de forma fácil e simples.
Continue nos agraciando com ótimos posts!
Queria tirr um duvida, minha casa tem o p[é direito de 2:50 e a minha cozinha é integrada com a sala de jantar e estar, o que devo usar sobre o balção q separa a cozinha da sala , já q a sala tem uns spotes.
obrigada desde já.

Responder

Rosana Silva · 11 de fevereiro de 2013 às 19:05

Oi, Oriana!
Obrigada! Se for possível abaixar um pouco o teto do balcão, vc pode usar spots tbém. Outra opção são luminárias pendentes bem pequenas. Use lâmpadas led amarelas (q imitam as cores das lâmpadas incandescentes) de boa qualidade para evitar que a área fique muito quente.
bjo
Rosana

Mariana · 11 de fevereiro de 2013 às 21:32

Olá! Td bem??
Preciso iluminar uma sala de TV com um trilho, gostei de um que bem com 3-4 lâmpadas gu10 50w. Quero dar destaque com luz direcionada a 2 quadros grande que tenho acima do sofá e preciso tb iluminar a sala. É uma boa opção? Tenho medo da sala não ficar iluminada como um todo.

Responder

Rosana Silva · 11 de fevereiro de 2013 às 17:49

Oi, Mariana!
Não sei se estas lâmpadas são led ou não. Se não forem led, vão esquentar o ambiente (e até, talvez, os quadros). Além disso, elas são lâmpadas de destaque, quer dizer, o facho é mais fechado, ela vai iluminar diretamente os quadros e quase nada em volta. Sugiro que vc use spots com facho mais aberto, direcionados tbém para o teto e o piso… Outra coisa que sugiro é que converse com o vendedor (ou especialista) de uma boa loja, informe a ele a metragem da sala e peça que lhe ajude na especificação de um trilho para iluminação geral e direcionada para os seus quadros.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!