Agora a moda é misturar cadeiras diferentes na mesa de jantar, vcs já devem estar cansadas(os) de ver, certo ? Eu acho a ideia legal, mas temos que nos preocupar com alguns detalhes:

O principal, e que nem é um detalhe, mas um ponto muito importante para o conforto e funcionalidade: As cadeiras devem “servir” para a mesa.  Quer dizer: é necessário que suas pernas “entrem” com alguma folga abaixo do tampo da mesa e que seus braços dobrados fiquem mais ou menos na altura da mesa – vc já deve ter visto uma criança sentada em cadeira de adulto, certo ? Ou uma pessoa com as pernas muuuuito grossas sentada em uma cadeira, não é? Então, é sobre isso que estou falando.

deardesignerswordpresssala3

Veja a distância do assento desta cadeira da cabeceira para o tampo da mesa. A sua perna não deve caber aí (a não ser que vc tenha 3 anos…)

Outro ponto importante, que tem a ver com o primeiro, mas é mais específico: Todas as cadeiras devem ter a mesma altura de assento. Muitas vezes a cadeira “serve” para a mesa, mas tem uma altura diferente da altura das demais, que também “servem”. Só que, ao sentar, as pessoas vão ficar em alturas diferentes do “normal”, o que pode ser desconfortável e estranho.

lonjnymagDOTCOMslaazul

As 2 poltronas provavelmente permitem que as pernas fiquem confortáveis abaixo da mesa, mas (além da desproporção entre as poltronas e as cadeiras, que eu, particularmente, não gosto) as 2 pessoas na cabeceira vão ficar mais “altas” que as demais. 

Os exemplos acima são mais comuns e antigos do que se faz atualmente (muitas cadeiras diferentes, não só na cabeceira) mas serviram bem para mostrar este pontos importantes.

As “misturas” mais fáceis (e que ficam muito bonitas em geral) são as em que se muda a cor e mantem-se o modelo, como a (linda sala) abaixo:

designcrisissalaposter

 Ou ter a mesma cor para modelos ligeiramente diferentes ou de mesma época ou estilo

decoratrixcontraventanas-recicladas

E as misturas mais ousadas são aquelas em que se deve ter mais cuidado com as questões acima e (eu acho) com proporções  e  materiais, de forma que o resultado final tenha harmonia e beleza e não seja somente uma coisa boba e meio esquisita…(a não ser que seja este o objetivo)

 decor8salaazul2

cadeiras panton arquitrecos via abode love

Uma ótima combinação na 1a foto e na 2a foto uma loucura, mas que tem tudo a ver com o resto do ambiente

designyourevolutioncomposiçaoquadros

tranquiltownhouseblogspotsala1

Aqui 2 péssimas combinações, concorda ?

Fotos dos sites e blogs: tranquiltownhouse, designyourrevolution, arquitrecos , decor8, decoratrix, designcrisis, lonnyMagazine e deardesigners

2 COMENTÁRIOS

  1. Humm, me chamou atenção p detalhes importantíssimos! tb penso em misturar tp umas jacobsen e bertoias na minha mesa de jantar futuramente, agora sei q devo me ater às medidas p ver se dá certinho… bjo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui