Um papo gostoso com a amiga Manu do Casa da Id&a me inspirou este post: Vc lê em um lugar que “Não existem regras, agora vale tudo”! E em outro encontra uma lista enooooooooorme de “regras” que deve seguir para decorar bem o seu lar. Quem está certo ? Querem te deixar maluca (o) ?

Vou dar a minha opinião e espero que esclareça:  Dependendo do que se está falando, todo mundo pode estar certo!      Já sei! Agora que eu consegui enrolar tudo mesmo, não é? rs! Calma, vou explicar:

O Design de Interiores trata de coisas palpáveis, objetivas, que independem de interação entre vc e o ambiente E também trata  de coisas subjetivas, que tem a ver com as sensações, história e gostos de quem vê, sente, habita. Por exemplo: Espaço é objetivo: Sua sala tem a área que ela tem. Ela não aumenta ou diminui de tamanho de acordo com quem vê, correto ?

Para usar os móveis e andar por sua sala vc precisa de ESPAÇO VAZIO. E se vc não tiver espaço vazio suficiente  a sala será desconfortável.  Por isso, respeitar limites mínimos para circulação, largura de corredores, distãncia entre o assento e o tampo da mesa, enfim… este bando de “regrinhas” (que tem valores mínimos e/ou máximos por considerar as variações “normais” de altura/peso das pessoas) é uma boa idéia.

DigitalizarTudo que envolve MEDIDAS e FUNCIONALIDADE  é bom seguir! E se vc ou alguém de sua família é bem mais baixo, alto, gordo, magro que a maioria das pessoas ou possui alguma deficiência, principalmente motora, estas regras não vão funcionar para ela.

Outra questão, principalmente nos seus extremos, palpável e objetiva é a luz:  Escrever com luz de uma vela no escuro é ruim. Luz demais espocando diretamente nos seus olhos é desconfortável. Luz branca iluminando um prato de comida o faz ficar estranho mesmo… Então, conhecer e considerar regras que definem a quantidade, qualidade e posicionamento de luminárias é importante.

sarahkassenhautedesignjantarmarromEsta não é a melhor forma de iluminar uma mesa de jantar, concorda?  E isso atrapalha, e muito, o seu uso

Ainda outra questão importante: As instruções dos manuais de instalação de eletrodomésticos e equipamentos em geral devem ser respeitadas para garantir o seu bom funcionamento.

achados5Geladeiras, coifas, fogões, fornos, micro-ondas – todos eles tem manuais de instalação – regras a serem seguidas

Agora vamos falar das coisas subjetivas:  Você pode decorar a sua sala “obedecendo” todas as regras de valores mínimos de distância entre as coisas e acabar achando que ela está “entulhada”. Já outra pessoa, olhando a mesma sala, pode achar que está super confortável e não ter esta sensaçãoA sensação é subjetiva. Não pode haver regra para coisas que envolvem sensações, história, sentimentos e gostos pessoais e NÃO inflingem as regras ligadas ao que é objetivo. Atualmente, nem mesmo para estilos (que por sua natureza tem características fortes)  existem “regras” que não possam ser quebradas.

brabournefarmsalavermelhosEsta sala pode parecer “entulhada”, “pesada”, “com muita informação”, para muitos e, para outros “aconchegante”, “estilosa”, “misteriosa” – estas são sensações diferentes que este estilo provoca.

Muitas das “regras” que costumamos ver, como: “Use sempre quantidade ímpar de almofadas“, “Não misture mais que 4 cores em um ambiente” , “Espaço pequeno – branco nas paredes“, “Cores neutras nos grandes elementos e colorido nos pequenos” , etc,  na verdade não são regras – vou chamar de “DICAS FACILITADORAS” porque é mais fácil encontrar um bom resultado aplicando-as.

casa_sydney_greg_natale_02Qtd ímpar de almofadas, menos que 4 cores no ambiente, branco nas paredes, cores neutras nos grandes elementos, colorido nos pequenos – dicas facilitadoras

Mas este tipo de “regra” é aquele que vc pode e deve quebrar. Use quando se sentir insegura(o), mas assim que possível, teste, invente, quebre a “regra”!

E existem, infelizmente, coisas totalmente absurdas e sem qualquer fundamento que realmente não devem nem ser consideradas. Acabei de ler uma agora em um livro super best seller, que me deixou pasma, veja só uma parte do texto: “Não coloque um tapete azul na sala caso o sofá seja marrom e as paredes em branco quebrado”  (Este “quebrado” é um jeito burro de traduzir off-white). Vendo qualquer referência a cor deste tipo – Esqueça que leu! Entre outras coisas porque existem tantos azuis e tantos marrons que é idiota falar uma coisa dessas.

E como vc descobre se uma regra deve ser seguida ou é uma dica facilitadora ou é somente uma estupidez?

a) Se está ligada a algo palpável (que pode ser medido, testado por você ou foi testado por pessoas competentes que escreveram no “manual de uso”) – Siga! É uma regra!

b) Se não se encaixa no acima mas lhe parece fácil de fazer (e mudar), tem algum sentido, vc pode testar (como as almofadas em quantidade impar) e está meio perdida sem saber o que fazer – Faça e veja o resultado. Se não gostar, mude!

c)  Se não tem uma razão lógica/funcional, lhe parece muito restritivo, vc “sente” que não tem a ver com vc – Nem tente! Se não é uma idiotice, provavelmente não serve para vc!

Espero ter ajudado!

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Rosangela,
    Eu sugiro que não faça tudo espelhado. Deixa a porta em laca branca. Mas é meu gosto pessoal, na verdade.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Rosana, na minha sala, a parede onde fica a passagem para os quartos (fica no canto direito) será revestida com um painel com porta de correr. Não sei se faço esse painel espelhado ou em laca branca. Caso faça o espelhado, a porta pode ser espelhada tb ou ficará muito pesada? Tinha pensado na porta correndo por tras do painel, porém vi numa revista um painel espelhado e a porta em laca branca com aquele kit cromado presa no pp espelho. O que você acha?
    Obrigada, abraços.

  3. Oi, Hilla,
    Minimalista e elegante com preto vc consegue facilmente usando cinzas e brancos. Sugiro cinza no piso para facilitar a limpeza e branco nas paredes. Os móveis devem ter linhas retas e simples.
    bjo
    Rosana

  4. Oi Rosana,
    Há anos não visitava seu site. Fiquei um tempo fora do mundo bloguistico da decoração e voltei agora às vésperas de iniciar um curso de design de interiores. E olha que post sensacional que encontro?!?! Como sempre, obrigada!
    PS: Certamente você não lembrará, mas logo que me casei pedi dicas de uso de aquário na decoração da casa e vc elaborou um post lindo, com sugestões maravilhosas! Isso há quase 4 anos… 😀
    Bjos,

  5. Oi Rosana!

    super pertinente este post, clareou as ideias e trouxe conceitos e denominações mais apropriadas p o que se poderia chamar de regras no geral. Bjo!

  6. Oi querida, amei suas dicas, estou construindo uma casa nova e tenho uma fixação por moveis de cozinha preto, ou seja quero minha cozinha preta. Poderia me dá umas dicas para que o meu ambiente fique minimalista e elegante? bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui