Olha aí uma outra coisa que faz sucesso nos ambientes pequenos: Transparências!  Estou falando de vidro, acrílico, cristal…incolores. Na verdade, o termo correto é translúcido, pois transparente mesmo só o vácuo, a água pura e um tal de vidro hialino (rs!). Mas chamamos normalmente de translúcidos somente os materias que deixam passar a luz mas são mais “densos”ou coloridos. Mas vamos voltar ao assunto, Rosana!

O que é incolor e deixa passar luz ocupa espaço mas não”pesa” no ambiente e dá uma sensação lúdica bem gostosa (quem não vira criança com estes materiais em um ambiente ? É tão mágico, não?)

dicasnamodaDecoração-com-móveis-transparentes-1

thedesignpadsalacores2

Vc pode ter um ambiente frio – como na 1a foto,que usa metal,acrílico, vidro, cores e revestimentos frios talvez com o objetivo de “refrescar” a varanda cheia de sol à beira da praia – ou encher o ambiente de texturas e cores quentes, de forma que os itens transparentes não passem esta sensação fria.

achadospia

estadodeminaslugarcerto20130222130917244707u

Novamente nesta 1a foto a transparência acompanhada de itens “frios”, lisos, sem texturas – e veja o box tbém transparente e perceba a facilidade de limpeza propiciada pelo vidro-  e na cristaleira da 2a foto, o vidro envolto em madeira, acaba com a frieza (imagine se toda a cristaleira fosse de vidro?)

sketch421

sweetlepiepumpkinnoodlecanto

O aparador de vidro e a cadeira na 2a foto, são elementos que acrescentam modernidade aos conjuntos.

terra2get (2)Olhem como a transparência facilita (junto com as cores da mesa e parede e o modelo da mesa) quase fazer desaparecer a mesa de jantar. Para transformar este ambiente em um mais acolhedor é só acrescentar tons terrosos mais escuros em objetos, um tapete, alguma madeira…

savvyhome403_2_2g

romremixsala

Objetos transparentes não precisam ser retos. Veja que os pés em “bolhas”da mesa trazem romantismo à peça. E na outra foto, nada como um tampo transparente para enfatizar a beleza dos pés da mesa. Lembre-se que mesas de centro transparentes são também uma boa forma de mostrar bem um tapete especial.  giacomellicozinha_int05

Nesta foto, as cadeiras transparentes são o complemento perfeito para esta sala que ao mesmo tempo que é a acolhedora (com os objetos, veludo, flores e tons em bege) tem forte presença masculina com os cinzas, pretos e revestimentos lisos e frios.

decoratichandelier1

revista-casa-claudia-outubro-especialistas-arranjos-flores-06

Não podemos esquecer da beleza da transparência quando se encontra com a luz e da força de arranjos que usam a transparência como elemento comum.

ninbratumblr_ltowxxRKre1ql7sgao1_500

shawhouseShaw House by Patkau Architects15dailyicon

Além das maravilhas que uma arquitetura que usa elementos transparentes pode fazer.

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Lúcia,
    Pesquisei a foto, mas não consegui descobrir a marca destas mesa. Só descobri que o tampo é de vidro mesmo e a casa é no Arizona.
    Desculpe
    bjo
    Rosana

  2. Adorei a mesa da primeira foto, só faltou falar a marca. Ela parece com uma que já vi na Tok & Stok uma vez, mas que não estão mais vendendo. Era o meu sonho de consumo. 🙂

  3. Oi

    Faço assinatura dos posts, e ultimamente é raro eu realmente ver o que publica, pois os emails vão somente com o início =(
    No meu trabalho só posso acessar o email, nada de blogs, aí já viu a dificuldade pra quem está fora das 6h às 23h, né?!
    Podia fazer a boa ação do dia e mandar o post inteiro pra gente! =D

  4. Oi, Natalia,
    Muito obrigada pelo feedback, mas infelizmente acho que não tem como mexer neste posicionamento não, viu ? Vou até perguntar, mas acho que não vai dar. De qquer forma, muito obrigada!
    Ro

  5. Adorei as dicas, tb amo os translúcidos rs e estou adotando essa onda na minha casinha \o/ \o/
    Adorei tb o novo visu do blog…
    só fica como sugestão deixar o textos (posts) no centro da página, fica melhor pra ler rs…
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui