Vamos dizer que vc alugou ou até comprou seu apartamento ou casa e percebe que a cozinha não tem uma boa luminosidade natural… quer dizer: Mesmo de dia, vc tem que acender a luz! Isso é terrível, mas tem como melhorar? Bem, nem que seja melhorando a iluminação artificial, tem sim! Vamos ver o que vc pode fazer:

gostonosediscuteblogspot1

gostonosediscuteblogspot2

Neste antes e depois (do blog gostonosediscute) vc pode ver algumas idéias: 1) Clarear a cor dos móveis (se houver e puder. Se não for possível pintar outra idéia é retira as portas escuras ou algumas pelo menos) 2) Acrescentar iluminação, tanto gerais, como as funcionais – na parte inferior dos armários aéreos – Atenção que não adianta pintar tudo de branco, colocar piso branco e ter pouca iluminação. Como já disse, o branco não clareia, ele reflete bem a luz que recebe.

barraco-chicblogspot2

barraco-chicblogspot1

Observe que mesmo pequenas mudanças (só o contorno dos armários) podem provocar grande diferença.

07-mc24-apartamento

3) Se sua cozinha tem só uma fonte de luminosidade na área de serviço, ou deixe a área aberta ou divida com materiais translúcidos, como acima.

14-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

4) Se quiser colocar cores, escolha as vivas e/ou coloque nos armários inferiores somente, deixando os superiores em branco ou neutros claros.

alvhem-cozinha-prateleiraachados

5) Detalhes em preto, cinza, enfim, cores escuras em pequenas áreas não atrapalham e tiram um pouco da frieza do branco total (chato de manter limpo, por isso sugiro cores neutras claras e piso em cinza claro a médio).

amerrymishap8441_ec1cdd17fb_o-crop

archiphile63t68o1_500

6) Ousar em cores cítricas brilhantes + neutros claros também pode funcionar. Teste!

Fotos dos sites e blogs: archiphile, amerrymishap, achadosdedecoracao, casaabril, barraco-chic e gostonosediscute

11 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Juliana!
    Em primeiro lugar, veja se não há forma de conversar com seus vizinhos e, quem sabe, colocar tijolos de vidro no muro, ao menos na área da sua cozinha. Isso manteria a privacidade deles (é só escolher tijolos que deixem passar luz, mas não deixem ver do outro lado) e levaria alguma luminosidade para vc. Outra questão é se a altura desse muro está de acordo com as normas do seu município. Isso vc saberá na prefeitura. Se houver lei proibindo eles podem ser obrigados a diminuir o muro.
    Fora isso, sim, tanto revestimento branco como tijolos de vidro (esses talvez mais ainda) vão ajudar. E melhorar a iluminaçao da cozinha.
    Boa sorte
    abs
    ROsana

  2. meus vizinhos subiram um muro tirando toda a claridade de minha cozinha e gostaria de saber se investir no revestimento branco em toda a extensão da mesma e também não sei colocar uns tijolos de vidro ajudaria um pouco pq ficou estremamente escuro

  3. contrui a conzinha no resto do quintal, e agora escureceu a sala e tenho que acender a luz o dia inteiro ja pensei em colocar no tetoque é de gesso um vidro e nas telhas umas de vidro sera que da certo? Socorro.

  4. Oi, Denise!
    Acho ótima a ideia de abrir nicho da parede da sala para a cozinha. Se quiser q a cozinha não seja vista (se mantendo fechada para a sala), abra na parte superior da parede.
    Os revestimentos em branco vão melhorar a sensação de escuridão, assim como uma boa iluminação no teto e abaixo dos armários.
    bjo
    Rosana

  5. Bo a noite ,
    Minha cozinha é tão escura que tenho que acender a luz o dia todo ,só tem iluminação na área de serviço , estou reformando colocando azulejo e pisos brancos , estou pensando em abrir um nicho da parede da sala para cozinha pra ver se entra um pouco de claridade . O que você acha ?
    Obrigada ,

  6. Rosana, bom dia
    Fazia um tempo que eu não passava por aqui (pura falta de tempo mesmo). Seu site está lindo e sobre os posts, ah! nem preciso dizer, ótimos como sempre.
    um abraço

  7. Oi, Carla,
    Em geral principalmente para espelhos grandes, o ideal é colocar o espelho na parede maior. Mas no seu caso, 4,10×3, a diferença não é tão grande assim, logo, eu não colocaria uma parede ou cabeceira inteira de espelhos, mas somente as laterais em espelhos podem ter um efeito bem interessante se o pé direito (medida piso ao teto) for baixo: O quarto vai parecer mais alto. E tbém vai parecer maior . Como a cama é sempre o item de maior interesse no quarto, um espelho na lateral não terá tanto impacto.
    um beijo
    Rosana

  8. Rosana, td bem?

    Primeiro gostaria de parabeniza-la pelo site! Além de inspirações, traz dicas preciosas e técnicas, nao encontro em nenhum outro site de decoracao!

    Gostaria de tirar uma duvida com vc: ja sabemos do uso de espelhos para “ampliar” cômodos. No caso de um cômodo comprido (4,10) e estreito (3,00), o espelho deve ser colocado na parede menor ou maior? Ha alguma regra geral?

    O cômodo em questão e uma suite e a cabeceira infelizmente tem que ficar na parede menor, mas nao sei se uso espelho nas laterais da cabeceira ou se na parede maior.

    Desde ja agradeço!

    Abs,
    Carla

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui