Muitas pessoas me escrevem com este problema: Uma sala longa e estreita que não sabem bem como dispor os móveis e que normalmente deve ter uma área de estar e uma de jantar. Bem, tenho algumas idéias para vcs!

1) Divida os ambientes, usando os móveis:

Hamilton_Island_Villas_tabletonicO ideal é que a área de  jantar esteja mais próxima da cozinha, para facilitar a vida.. Acima, o sofá delimita as áreas de estar e jantar.

verandacom12aJá nesta sala uma estante vazada divide os ambientes deixando a luz passar. Evite colocar todos os móveis encostados nas paredes, se possível.

2) Marque a divisão dos ambientes com tapetes e cores:

casaejardimsala6Outra opção, se a TV está na lateral e a sala é pequena, tapetes delimitam de forma clara onde começa um espaço e termina outro. Tapetes listrados  no sentido mais estreito são bons, mas tapetes com desenhos que apresentem curvas são melhores ainda.

mc8-42-capa07

Usar uma cor um pouco mais escura na parede “de fundo” é uma boa ideia se a cor não for viva ou escura demais, principalmente em ambientes pequenos (eles vão parecer menores). Nesta foto veja também o efeito do tapete redondo e da pequena faixa em cor viva na parede lateral. Os 2 tiram a atenção das dimensões da sala

garotasdizemreformadas28_2gMas uma boa ideia é um elemento mais alto, em cores vivas, na parede de fundo em tons neutros. Isso chama a atenção para a parede, fazendo com que ela pareça mais próxima, mas não “diminui” o ambiente.

3) Alguns pontos de atenção:

decorationdeinterioressala1Manter todos os móveis baixos, ainda mais se encostados nas paredes, como na foto acima faz a sala parecer mais comprida. Aqui as persianas em tom escuro e indo quase até o teto melhoraram um pouco este efeito

morar-mais-menos-recife-confira-novidades-sustentaveis-desta-mostra_11E nesta foto veja que o rasgo com iluminação no forro faz a sala parecer mais comprida do que é.

Cursoabril20128Espelhos aumentam o  espaço e tal, mas colocar espelho na parede mais larga só vai fazer a sala parecer mais comprida.

revista-minha-casa-outubro-solucoes-espacos-medidas-enxutas_05

revista-minha-casa-outubro-solucoes-espacos-medidas-enxutas1_05

Veja como o tapete com as listras voltadas para as paredes mais largas faz a sala parecer mais comprida e estreita.

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, , garotasdizem, casaejardim,veranda e tabletonic

16 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Gysllene,
    Espaços compridos e com muitas portas são realmente um desafio. Infelizmente, para lhe dar uma resposta que realmente lhe ajude, precisaria ter fotos e planta do ambiente e saber o que vc quer colocar neles. Seria um projeto. Caso esteja interessada em um orçamento, me envie estas informações, ok ? Escreva para [email protected].
    De qquer forma, tenho os seguintes posts sobre este assunto:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/02/duvidas-na-sala-de-estar-tenho-otimas-dicas-de-6-blogs-top/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/10/decoracao-de-salas-estreitas/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/05/sala-de-jantar-em-pequenos-ambientes/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2012/04/decoracao-salas-de-estar-jantar-pequenas/
    bjo
    ROsana

  2. Olá, Rosana.
    Minha sala, em fase de acabamento, tem 3,60 x 7,30 m, sendo que, a janela e a porta de entrada ficam na parede de 3,60 m, e próximo a porta de entrada tem a entrada da cozinha medindo 1,50 m de largura, e na parede dos fundos de 3,60 m tem a passagem para os quartos e banheiro. Estou com muitas dúvidas sobre como decorá-la, por ser um espaço comprido e com mtas portas.

    Muito obrigada!

    Gysllene Correia

  3. Oi, Rosângela,
    Eu respondo gratuitamente dúvidas específicas. A sua dúvida será bem respondida com um projeto, pois vc quer ajuda em todo o ambiente. Caso esteja interessada, envie fotos e a planta do ambiente para [email protected], ok ?
    bjo
    Rosana

  4. Olá Rosana, td bem? Amei todas suas idéias de decoração e gostaria imensamente que vc me ajudasse a decorar a minha sala, não tenho muito jeito com decoração, mas valorizo um ambiente agradável. Vc poderia me dar, dicas, déias do que eu poderia fazer para que a minha sala ficasse um ambiente agradável para ver tv e para receber amigos.
    Minha sala é pequena, tenho parede que está comum painel com a tv. Ele mede altura 1,40 x 2m. Pensei em colocar um papel de parede nas laterias dele. E frente deste painel tem a porta de entrada da sala. E nas laterias coloco um sofá de três lugares e outro de dois lugares. Sendo q acabei de comprar um sofá de três lugares mais moderno, e duas poltronas(cadeiras de Apoio).
    As paredes são na côr branco gelo. O piso é um porcelanato bege.
    Quero muito mudar minha sala, será um dos meus sonhos realizados poder decorá-la. Vc poderia me orientar? Poderia te enviar fotos do espaço, dos móveis, etc.

    Fico no aguardo, grande abraço!

    Obrigada!
    Rosângela

  5. Oi, Daiana,
    Sugiro que as cadeiras tenham estampa em vermelho e cinza. O vermelho é muito impactante, ainda mais com branco, então eu não colocaria as cadeiras em vermelho liso.
    Nas almofadas vc pode usar cores terrosas tendendo para o laranja, amarelo e vermelho, e pode variar com verdes e lilases.
    bjo
    Rosana

  6. Gosto muito de suas dicas, por isso queria sua opinião. No meu ap coloquei um tapete vermelho, redondo, parecido com o da figura um. As paredes e as cortinas são brancas. Gostaria de comprar as cadeiras da mesa de jantar vermelhas. O que vc acha? Estou com receio de que o cinza do sofá fique muito perdido. E quais deveriam ser as cores das almofadas?

  7. ola, Rosana Bom Dia!!! Gostaria de sugestão para decoração de sala de estar de 2,80 x 4,35, sendo que na frente da sala possui uma janela de blindex e uma porta e no fundo a janela do jardim de inverno.

  8. OI, Adriana,
    O ideal em salas compridas assim é dividir em 2 ambientes. Pode ser um estar e um home theater (ou área só de conversa e leitura e outra para ver tv). Vc pode dividir as áreas com sofá com um móvel, como um aparador, na parte de trás dele ou colocar uma estante baixa ou média vazada.
    bjo
    rosana

  9. Eu tenho uma sala de Tv que mede 3,00 x 7,00, com 2 janelas de vidro temperado na lateral e uma porta nessa mesma lateral, com o fundo e a outra lateral livre. Estou com muita dúvida como posicionar o sofá nessa sala tão cumprida e eu já tenho a mesa de jantar na copa que é conjugada com a cozinha. Oque você me sugere? Esse sala é nova vou comprar móveis novos e estou com essa dúvida.
    Você pode me ajudar? Beijos.

  10. Oi, Lourdes,
    Acredito que sobre o rack um painel da mesma cor que ele ou em madeira média (pode ser a do piso) ou cinza médio ficará bom sim. O importante é que ele seja simples para não “brigar” com o grafiatto
    Boa sorte
    bjo
    Rosana

  11. Olá Rosana .. adorei as suas idéias de decoração e gostaria que vc me ajudasse tb a decorar a minha sala, estou sem idéia do que eu poderia fazer para que a minha sala ficasse um ambiente agradável para ver tv e para receber amigos.
    Minha sala é estreita, a parede que está o rack mede em torno de 1,40 – ao lado do rack tem a entrada para a cozinha que mede 85 cm, e ao lado da entrada da cozinha tem uma parede que mede 1,30 – do outro lado, em frente ao rack tenho um sofá de 3 lugares, a parede que está o sofá mede 4,30 (tem o sofá e fica muito espaço até a porta de entrada do apto) ……….. ao lado da porta da entrada do apto do lado esquerdo tem uma parede que mede 1,25 (essa parede eu coloquei um graffiato vermelho muito bonito (um vermelho mais fechado, não tão berrante)
    As paredes são na côr palha com essa parede em vermelho, achei que o contraste ficou muito bonito. O piso é um carpete de madeira na côr mel, não tão claro.
    Quero fazer uma mudança nessa sala, tenho móveis antigos nela .. penso em colocar um painel para uma tv de 42¨ será que a sala comporta uma tv assim ?

    Me ajuda a fazer uma decoração bem legal na minha sala ?

    Beijos prá vc querida !

    Com carinho da Lourdes

  12. Oi, Abigail,
    Sugiro manter-se nas cores que já possui ou análogas a elas: Cortinas em cor similar à parede (mais claro ou mais escuro), para não pesarem no ambiente; almofadas estampadas em fundo bege ou branco com desenhos em vermelho, laranja, amarelo, bege e um pouco de verde ou azul (não precisa ser todas estas cores juntas, mas brinque com 2 ou 3 delas a cada conjunto de almofadas) e lisas nestas cores. O aparador e a mesa de centro podem seguir os demais móveis que vc já deve ter na sala ou vc pode usar branco.
    bj
    Rosana

  13. amo as suas dicas de decoração. Por isso peço que me ajude a decorar minha sala de estar, que mede 5m de comp. por 3.30 de largura. tenho um sofá marrom de canto. Minha sala é de cor bege com uma parede de fundo na cor laranja. Tenho um hall lindo com uma paredes listrada de vermelho com branco. Gosto de cores. Gostaria de por almofadas e cortinas coloridas, aparador e uma mesinha de centro, mais não tenho ideia de como fazer isso sem tumultuar o ambiente. Me ajude amiga. bjs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui