É sempre importante observar as medidas e distâncias mínimas ou ideais na hora de planejar os móveis de sua casa. Já falei sobre as medidas das coisas na sala estar e jantar  e no  quarto de casal   , agora vamos falar de A medida das coisas – Cozinha que, por ser um ambiente de trabalho,  tem muitas medidas que devem ser respeitadas para permitir o maior conforto possível.

A medida das coisas – Cozinha

A medida das coisas - Cozinha

Medidas-cozinha-FotoCasaabril3

As medidas de altura dependem da altura dos moradores. Pessoas mais altas sentem-se mais confortáveis com bancadas um pouco mais altas para a pia. E pessoas baixas podem achar que 60cm para o início dos armários superiores é muito alto. Sua casa deve se adequar a vc. Estas são medidas mais usuais (LEIA MAIS SOBRE AS MEDIDAS MAIS ADEQUADAS DE BANCADA DA COZINHA AQUI)  .

  A profundidade do armário superior deve ser menor para permitir lavar a louça sem bater a cabeça nele, o que é muito importante! Banquetas baixas (de 45cm) ficam bem com mesas para refeição de mais ou menos 75 cm.

Medidas-cozinha-FotoCasaabril2

Medidas-cozinha-FotoCasaabril4

Nas “cozinhas-corredor” devemos ter um mínimo de 80 cm livres para circulação (e colocar armários do outro lado somente se tão altos que não seja possível bater com a cabeça neles ao circular). Ao lado, outras medidas, retiradas do portal Casa.com. (veja que a altura dos armários superiores está menor que a que coloquei – isso não é erro, como disse, depende da altura dos moradores – eu prefiro trabalhar, à princípio, com 60 cm no mínimo).

Medidas-cozinha-FotoCasaabril4Em torno da ilha o ideal é um mínimo de 1,20 cm para circulação

Medidas-cozinha-FotoAchadosBancadas com banquetas altas (70cm) devem ter de 1 a 1,10 de altura.

VEJA AQUI A MEDIDA DAS COISAS NO BANHEIRO

Fotos dos sites e blogs: Casa Abril e Achados de Decoração

21 COMENTÁRIOS

  1. Oi preciso muito de sua ajuda. Minha cozinha e tipo corredor
    3,60/2,00,sendo que na parede menor existe uma bancada que separa a sala de jantar, e do lado oposto preciso colocar porta de saida para area de serviço.Minha duvida é. …como dispor em praticamente duas paredes paralelas que são as de 3,60 ,fogão, pia,e geladeira.gostaria de ter circulação reta entre as portas de entrada e saída. Por favor mim oriente….e Parabens pelo lindo trabalho.

  2. Cristina,
    Sugiro que use uma das paredes de 3,80 para colocar toda a área de trabalho (fogão, geladeira, forno – se separado e pia). Na outra coloque armários com no máximo, 60 cm de profundidade (se necessário). Leia o post https://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-na-cozinha-2/ que vai lhe dar muitas boas dicas.
    bjo
    Rosana

  3. Oi, Cristina,
    Realmente com este espaço vc vai ter que pensar em ter só o essencial e em modelos pequenos.
    Veja este post (e o guia cozinha) que acho que vão lhe ajudar. https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/01/20-cozinhas-pequenas/
    bjo
    rosana

  4. Oi, Salustiano!
    É uma área grande. Como um bom planejamento, pode ser possível. Não se esqueça da circulação das pessoas.
    Para ajudá-lo leia estes posts:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-na-cozinha-2/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2012/01/cozinhas-informacoes-importantes-na-hora-da-reforma/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2011/07/cozinhas-como-economizar-na-construcao-ou-reforma/
    Boa sorte e não se apresse demais!
    abs
    ROsana

  5. Minha cozinha tem 3.92 X 3.35

    Gostaria de colocar uma.bancada de granito fogão 5 bocas e geladeira 3 portas também gostaria de colocar uma ilha com 1.10cm de altura. Obrigado

  6. Oi, Nayara,
    Veja se estes posts lhe ajudam:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/10/20-cozinhas-corredor-bem-organizadas/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/04/10-dicas-para-cozinhas-pequenas/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/01/20-cozinhas-pequenas/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-na-cozinha-2/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2013/06/eu-tenho-uma-cozinha-pequena/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2009/12/forma-organizacao-cozinha/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2010/05/cozinhas-integradas-a-sala/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2012/02/decoracao-sala-de-estar-jantar-cozinha-tudo-junto/
    Caso não resolver apos ler, envie fotos para [email protected]
    Mas acho que vc vai resolver só lendo estes posts.
    bjo
    Rosana

  7. Olá, minha cozinha tem 2m de largura e 4,5 de comprimento. E eu quero um balcão de mármore para pia e colocar um fogão cooktop, porém estou em dúvida de como organizar tudo lá, a minha cozinha é americana e no balcão que divide a cozinha da sala quero colocar as banquetas, e ainda queria uma mesa d jantar. Será q vc pode me ajudar???
    Eu queria te mostrar uma foto de como está tudo lá.

  8. Oi, Rogério,
    A altura da sua bancada é de 95cm, certo? Neste caso, a pessoa que vai trabalhar nela não é baixa (uma pessoa de 1,64 por exemplo, pode acha-la alta).
    Vc deve exigir o respeito ao manual dos seus equipamentos.
    Eu acho mais confortáveis fornos mais altos, de forma que vc não precise se abaixar para abri-lo, mas como vc vai colocar o cooktop acima dele, isso deve ser impossível na sua cozinha. Então, 15 cm do piso não é ruim. Minha cozinha mesmo tem este espaço e não tenho cook, logo o forno é baixo. Mas leia o manual de todos os equipamentos para se certificar que esta mudança atenderá a necessidade de todos, principalmente de áreas livres nas laterais, acima e abaixo.
    abs
    Rosana

  9. Boa noite Rosana,

    Estou com uma dúvida para assinar o contrato dos meus planejados.
    Vamos la, minha bancada de granito ficou com 95cm final e tem uma saia 7cm, ou seja, do piso até o inicio da saia ficou com 88cm, o modulo inferior do meu planejado tem 67cm irá ficar a 21cm supenso visto que minha bancada tem 3m e meio e terá uma lava e seca embutida.
    2 pontos de dúvida.
    1 meu cooktop ficarà em cima do forno e pelo fabricante deve respeitar o minimo de 15cm de vão.
    2 penso que editando o modulo de 67 para 73cm ficarei com um vão de 15cm do piso ao invés de 21cm porém o forno ficará um pouco mais baixo.
    Qual sua opnião sobre o assunto?

    Obrigado.

  10. Oi, Rogério!
    Esta é uma questão bem interessante: Em 1o. lugar, o ideal é que haja um projeto antes da execução. E neste projeto o posicionamento tanto da bancada como dos móveis estará especificado. A ordem lógica de execução é primeiro instalar o que necessita de quebra-quebra (a parte “suja” da obra), logo, o granito. Pois instalar os móveis antes pode danificá-los. Além disso, sendo PLANEJADOS, os móveis podem (ou deveriam) se adequar a alguma incorreção na instalação do granito mais facilmente. Móveis MODULADOS são mais difíceis de serem modificados pois tem tamanhos padrão (hoje há uma maior flexibilidade, mesmo nos modulados, em algumas empresas. É importante saber disso de antemão e aí deve haver uma preocupação maior na instalação do granito de forma que o modulado consiga se adequar à posição do granito). Veja este post que acho bem interessante e responde direitinho à sua pergunta. http://www.arquiteturainteriores.com/o-que-instalar-primeiro-na-cozinha-a-bancada-ou-os-armarios/.
    Enfim, granito antes, móveis depois. Mas é muito importante planejar tudo junto antes para evitar problemas.
    abs
    Rosana

  11. Rosana boa tarde,

    Estou planejando a minha cozinha e estou com dúvida se o granito deve ser instalado antes oi depois dos planejados, qual a forma correta? obrigado

  12. Desde ontem estava pensando qual a altura certa pra colocar os armários superiores na cozinha, esse post ajudou muito.
    Bjks.

  13. ola Rosana
    estou construindo uma cozinha de 3,40 por 3,40.
    minha mãe esta querendo fazer um uma bancada no meio se estendendo e fazendo um L pra colocar a pia e o fogão , aqueles que é só a parte de cima, como eu faço pra saber a medida certa em relação a altura e largura das bancadas afinal eu tenho 1,90 e minha mãe 1,60 de altura, estou com medo de colocar a bancada de um jeito que vai acabar perdendo espaço na cozinha.
    muito obrigado
    fabio

  14. oi, Adriana,
    Desculpe a demora em lhe responder.
    O que não acho que seria uma boa ideia é misturar branco, preto e marrom. Seria melhor trocar o marrom por cinza, que combina muito melhor com o branco e preto.
    Qquer das 2 opções ficariam bem com esta troca. Mas a 2a é mais complicada, pq vc tem que escolher bem as cores do ladrilho hidráulico (o mais fácil, claro, é continuar com as cores branco, cinza preto, mas vc poderia tbém (e eu gosto) colocar ladrilho hidráulico um fundo em uma destas cores e uma outra cor, viva e alegre, como azul, vermelho,enfim, praticamente qquer cor.
    bjo
    rosana

  15. Rosana,
    Parabéns pelo blog tão esclarecedor. Gostaria de saber se não fica muito ruim o seguinte conjunto na cozinha:

    bancada preta
    parte de baixo do mdf preta
    parte de cima do mdf marrom claro
    revestimento todo branco porcelanato e ladrilho hidráulico na parte que vai da pia até o cooktop.

    Ou seria melhor:
    bancada granito preta
    revestimento (piso e parede branca de porcelanato)
    parte de baixo dos armários em mdf branco
    parte de cima dos armários em mdf marrom
    ladrilho hidráulico na parte que vai da pia até o cooktop?
    Muito grata por sua atenção!
    Um abraço!
    Adriana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui