Quais seriam as características de um bom sofá para uma sala pequena ? Sintetizando, eu poderia dizer que o melhor sofá para uma sala pequena é aquele que tem o máximo de funcionalidade usando o mínimo de espaço. E o que quer dizer isso?

achadoscasadiez_elle_es-salon-01

AMERRYMISHAP583019f_o

Olhem a diferença de largura dos braços destes sofás. O primeiro é estilo “pesadão” , pode ser até bem confortável, mas atenderá 2 pessoas em um espaço em que outro, mais “enxuto”, como o da segunda foto, atenderia 3 pessoas. Isso é o que chamo de área útil: O espaço usado pelo sofá x quantidade de pessoas que ele comporta. Quanto maior a área útil, melhor vc usa espaço.

 acasaqueminhavoqueriavintage-colorido-crop

apartment_rect540

É claro que estas 2 opções acima tem área útil maior ainda, mas o nível de conforto desejado deve ser considerado.
Observe tbém a profundidade destes sofás e compare com o seguinte:

abril07

Um sofá profundo assim pode ser mais confortável (alguns não concordam) mas ocupam grande espaço. Outro ponto a considerar é que conjuntos de sofás de 2 e 3 lugares necessitam de muito espaço, que poderia ser melhor usado com um sofá e 2 cadeiras ou poltronas pequenas, ou puffs, por exemplo.

casaejardim4arquiteturadoimovel

Aqui podemos ter 6 pessoas sentadas. A mesa de centro vira assento quando necessário. Há maior mobilidade e melhor uso do espaço que a solução de um conjunto de sofás de 2 e 3 lugares (além dos múltiplos usos) e “cabe mais gente”!

79ideas-living-area-details Outra ideia a ser usada com cuidado é a chamada chaise. Acho muito bom quando o sofá permite “esticar” um ou mais assentos, transformando-os em chaises quando se desejar, mas a solução da chaise fixa ocupa um grande espaço, que poderia ser melhor usado com uma mesinha de apoio e uma poltrona pequena ou um ou 2 puffs que poderiam ser movimentados pela sala.

Enfim, é tudo uma questão de gosto e prioridades. Alguns não abrem mão de certas coisas, mesmo que para tê-las tenham que perder  mobilidade e/ou mais espaço. De qualquer forma, é bom analisar estes pontos antes de decidir o que comprar, além de nunca esquecer de medir o espaço que possui para o seu sofá (considerando tbém o espaço necessário para circular pela sala) antes de sair para comprá-lo.

Fotos dos sites e blogs: 79ideas, arquiteturadoimovel, casaabril, apartmenttherapy, acasaqueminhavoqueria, amerrymishap e Achadosdedecoracao

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Maria Rosa,
    Existem muitos sofás com 85 ou 90 de profundidade sim.
    Procure (na tokstok mesmo há vários) que vc vai encontrar.
    bjo
    Rosana

  2. Desculpe não são somente pufes, na foto estão sendo usados como mesa de centro…devem ser usados com dupla funcionalidade. Achei otima a idéia. Parabéns.

  3. Sim …estou com um problema a meses com respeito ao sofá para sala de televisão. Gostaria de um super confortável. ..despojado…nada convencional…a largura não é o problema, porém a profundidade é o entrave. Tenho 85 cm de profundidade, pode ser no maximo 90 cm; mais que isso invade a porta de vidro wue dá passagem para a sacada…tenho wue mudar-me a meses e nao consigo redolver esse impasse. O apartamento é na praia, resolvi mudar-me para lá.; objetivo…qualidade de vida…por essa razão pensei em algo despojado…alegre…confortável. ..minha é pequena aliás. ..bem pequena, mas vomo ja mencionei tenho largura. Gostei dawueled pufes coloridos…muito…lindos. Obrigado.

  4. Oi, Paty!
    Se o modelo fechado não ocupar muito espaço e aberto for confortável, sim. É uma boa ideia para aquelas visitas que viram hóspedes na última hora….ou para quebrar um galho como quarto enquanto for necessário.
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Rosangela,
    Há muitos sites que vendem estas letras decorativas.
    Sugiro que vc entre no google e digite: “letras para decoração” . Vai encontrar um monte de lojas e estilos.
    bjo
    Rosana

  6. Oi, Cristiane,
    Procurei, procurei e não achei! Esta foto é original da CasaeJardim.
    Será que se vc escrever prá eles, enviando a foto, eles não te informam?
    Sorry
    bj
    Ro

  7. Gostaria de saber da onde é aquele puff listrado? Amei…. Se vcs puderem me enviar onde comprar me avisem urgenteeeeeeeee… Ele é lindoooooooooo!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui