Dia destes, visitando o site da Emily Henderson, designer de interiores que tem um programa interessante sobre decoração (Secrets from a Stylist), dei com o antes e depois desta sala, que resolvi mostrar e analisar junto com vcs:

emilyhendersonaNTEScluttered-office

Este é o antes. Vc consegue listar os pontos que “destroem” esta sala ? o mais óbvio, em um primeiro momento é a bagunça de papéis, livros,caixas entupidas de coisas e espalhados por todos os cantos, certo? Mas existe um mais importante, tbém causado por esta bagunça e que vc pode perceber na sua (de você mesmo) forma de olhar para a foto: Seus olhos não ficam rodando de um lugar para outro? Tenho certeza que sim! E você sabe porque? – É! porque não existe um ponto focal! Nada que chame a atenção e direcione o olhar. Este é o maior problema desta sala.

Claro que há problemas como – as cores de piso, teto e paredes todas iguais, o excesso do bege sem um contraste relevante, os muitos móveis e todos encostados na parede, as cortinas pesadonas e antiquadas, uma indefinição de áreas, e etc, etc… Mas a falta do ponto focal faz com que tudo piore absurdamente.

E o que a Emily fez ? Claro, né? Criou um ponto focal!

emilyhendersondepoisAfter-Shot-1

Vai me dizer que seu olhar agora não foi diretamente para a estante lá no fundo ?

 A “Limpeza” da área era absurdamente necessária, claro. Veja que o ambiente ficou mais simples e vazio, alguns móveis foram retirados, outros trocados (a mesa por uma com gavetas para guardar papéis e há outros móveis para  armazená-los) as cortinas horríveis trocadas por leves, claras e modernas cortinas que deixam a luz entrar e mostram melhor as lindas janelas; O teto foi clareado e as paredes pintadas em um azul que combina demais com o azul escuro das janelas. Enfim, muita coisa foi feita.

Mas se esta estante não estivesse ali, exatamente onde está os seus olhos continuariam vagando sem direção pelo recinto.

É esta a função do ponto focal. E que função importante, não é mesmo?

14 COMENTÁRIOS

  1. Que legal, Rosemeire! A gente assiste aos mesmo programas! rs!
    Não se preocupe não.. aos poucos fica melhor no final!
    beijao!!
    Rosana

  2. Descobri o seu o seu blog anteontem e ainda não consegui sair dele, todo tempinho que sobra volto pra ele, ja fiz duas perguntas e deixei meu email. Tbem gosto da Emily, assisto na tv a cabo, a Candice e irmãos a obra, reforma relampago, operação design, e muita pesquisa na internet. Quero mudar tudo na minha casa, deixa-la com a minha cara, mas a grana ta curta e tem que ser aos poucos. De qquer forma estou adorando as dicas, obrigado.

  3. Oi, Gabriela!
    Leia este post: https://www.simplesdecoracao.com.br/2010/09/ponto-focal-na-decoracao/ se tiver dúvidas ainda, me escreva.
    bjo
    Rosana

  4. Olá Rosana!
    Gosto muuito do seu blog, e me interesso cada dia mais por decoração.
    Como sou leiga no assunto, gostaria de perguntar o seguinte: como crio um ponto focal?
    Tem algum esquema de cores, tamanho, disponibilidade de móveis?

  5. Cibele,
    É de um site estrangeiro. Veja no link: http://stylebyemilyhenderson.com/blog/frans-sunrise-senior-living-makeover/

  6. Oi, Cacá,
    Vc não foi a única, mas a questão é a mesma:
    Provavelmente pq na foto a mesa (assim como a prateleira) está muito perto, só isso. Mas se vc se imaginar movendo-se pela sala, ela perde importância visual. Já a estante não perderá pq ela é o móvel mais alto e mais contrastante do recinto, alem de estar posicionada entre 2 janelas e em um lugar visível de praticamente todos os pontos da sala.
    bjos e obrigada!
    rosana

  7. Oi, Édina,
    Provavelmente pq na foto a mesa está muito perto, só isso. Mas se vc se imaginar movendo-se pela sala, ela perde importância visual. Já a estante não perderá pq ela é o móvel mais alto e mais contrastante do recinto, alem de estar posicionada entre 2 janelas e em um lugar visível de praticamente todos os pontos da sala.
    bjos e obrigada!
    rosana

  8. Olá Rosana, adoro seu blog, parabéns pelas postagens! Fiquei com uma dúvida quanto ao ponto focal, ele pode mudar de pessoa pra pessoa? Pergunto porque ao ver a imagem do depois a minha visão foi direcionada completamente para o móvel branco com as gavetas e só reparei na estante ao ler o que você escrito. Tem alguma explicação isso? Obrigada por compartilhar ideias maravilhosas!
    Beijocas

  9. Rosana, eu que trabalhei com projetos de varejo, conheço muito bem a importância de um ponto focal. Pode ser uma estante como no projeto acima, ou uma parede com acabamento diferente (cor ou estampa). E tem que tudo muito bem amarrado, pra não ficar parecendo que o ponto focal caiu de paraquedas no ambiente. rs
    Muito boa transformação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui