Simples Decoração - Porque o bom é simples

Cozinha

Decoração – Bancadas para refeições rápidas na cozinha

Lá se foi o tempo da mesa grande para refeições na cozinha: ao menos nos novos apartamentos pequenos com cozinha pequena também, há, no máximo, espaço para uma mesa/bancada com banquetas, bancos ou pequenas cadeiras, que ficam ou na cozinha ou já na sala. Separei fotos de algumas soluções usuais:

04-maristela-bernal

A parte superior do rack foi “esticada” para ser usada como uma mesa de refeições, presa à bancada que separa a sala da cozinha. Repare que a altura é a a de uma mesa de jantar (75/80cm) por isso as cadeiras comuns (com assento a 43/45cm de altura). Para comportar um prato ela deve ter, no mínimo, uns 30cm de profundidade. Este projeto é da Maristela Bernal.

05-apartamento-pequeno-estante-divisoria

Aqui não há parede ou meia-parede separando sala da cozinha, mas sim uma bancada que funciona como mesa de jantar (altura entre 75/80cm) com os banquinhos baixos (assentos a 43/45cm de altura).

   thediversionprojectKPB_214_02_rect640

19-cc608-72-cozinhas

Duas soluções muito parecidas: Neste caso a bancada para refeições está dentro da cozinha e é alta (1/1,10m em geral), sendo acompanhada pelos bancos altos (assento à 70/75 cm de altura) . Para ganhar espaço, há variações em que  esta bancada é dobrável:  Ou “desaparecendo” encostada na parede ou, se a cozinha permitir, dobrando  sua profundidade para caber 4 lugares.

Shelternesstable-as-a-part-of-cupboard-7-500x375

É importante observar: a) Se a profundidade for menor que o diâmetro de um prato de refeição normal a funcionalidade da mesa/bancada fica diminuída. b) Não esqueça que além das cadeiras é necessário reservar espaço para as pernas.Um mínimo de 15 cm de área livre abaixo da mesa/bancada é  o bastante. c) Prefira cadeiras ou bancos e banquetas com espaldar (a parte onde vc apoia as costas). São mais confortáveis. E sempre teste antes de comprar. Alguns bancos – até muito usados –  são horríveis de desconfortáveis!

passaprato1-crop

casapro18

 Observe a relação de altura entre a bancada e os bancos destas fotos: Os bancos devem ser baixos quando a bancada/mesa é baixa (como na 2a.foto) – Estes são um daqueles bancos que não acho nada confortáveis…

homeditbring-ocean-in7

Uma solução pouco usada por aqui, mas que otimiza bastante o espaço

42-cozinhas-para-amar

antes-depois-cozinha-inteira-nova_04

2 ótimas soluções que podem ser dobráveis tbém.

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, homedit, Shelterness e  thediversionproject

Posts relacionados

Comentários:

Rosana Silva · 04 de julho de 2013 às 10:42

Oi, Ana!
Veja aqui: https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/06/medidas-importantes-na-cozinha/
que a distância entre o tampo da bancada e o assento da banqueta ou cadeira deve ser de mais ou menos 25 cm, um espaço que vc precisa para que suas pernas se acomodem, entende?
Então, uma banqueta com assento por volta de 75 cm seria o ideal.
bjo
RO

Responder

THAIS · 04 de julho de 2013 às 18:16

Olá ,minha mesa tem 78 cm .Seria possível eu comprar uma banqueta que tenha 60 cm de altura ?

Responder

Rosana Silva · 04 de julho de 2013 às 19:28

Oi, Thais!
A altura total da banqueta é 60 cm ou a altura do assento da banqueta é de 60 cm ? Se o assento tem 60 cm ele é alto demais ( o ideal é que o assento tenha uns 45/48 cm para que o braço das pessoas dobrado fique mais ou menos na altura do tampo da mesa. Estou considerando uma mesa de jantar. Mas se a bancada tem 60 de altura mas o assento dela tem 45/48, funciona e a banqueta poderá ser colocada abaixo da mesa quando não estiver sendo usada… Se seu interesse for diminuir o espaço, funciona. Mas se seu problema não é espaço e sim ficar funcional e esteticamente bonito o conjunto mesa/banquetas, sugiro que vc escolha banquetas que tenham a altura total maior que os 78 cm da mesa, para serem vistas, entende ?
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!