Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas Sala Sala de Estar

Decoração – Usando tapetes coloridos

Selecionei algumas fotos para mostrar como você pode usar um tapete colorido em sua sala sem medo.Não é tão complicado assim, veja só:

05-cortinas-para-bloquear-a-luz-trazer-privacidade-e-dar-acabamento-decoracaopaineisdealgodao

azneutrothezhush

Começando pelo mais fácil: Tapete com 2 cores, desenhos simples e sem muito contraste: As 2 cores existem nas salas. Não tem como errar!

 achados77a2c

casaejardimsala7

Dificultando um pouquinho, na primeira foto 2 cores que não tem presença forte na sala, mas as 2 são neutras (o marrom tende para o piso e o branco para o teto, percebem?) Assim é possível colocar muitas cores no ambiente sem problemas. Já na 2a foto as cores fortes estão no tapete e nos objetos pequenos (almofadas e mesinhas) e elas são as mesmas! É assim que conseguimos equilíbrio na composição de cores: Quando um grande elemento tem cores fortes, outros, tendo cores neutras, fazem com que o ambiente não fique pesado demais.

decoratrixcasa_playa_salon

Nesta foto acima o tapete tem azul, praticamente inexistente na sala, mas que dá um contraste e, assim, um “peso” ao piso claro, meio que “aterrando tudo” entende ? Imagine esta sala sem ele – ficaria tudo clarinho, no ar, sem contraste. Mesmo assim, a outra cor da estampa é praticamente igual à cor do piso. Bacana, não é ?

casaabri43sala

casaabrilprateleira11

Tapetes kilim, em geral cheios de cores fortes e detalhes rebuscados são ótimos para “aquecer” ambientes, combinam super bem tanto com pisos de madeira como pisos claros e frios. Um forma de usá-los com segurança é não ter em outros objetos, estampas fortes demais, como nestes 2 ambientes.

apartmentsalabarcelona

Da mesma forma funcionam os tapetes orientais tanto clássicos como os atuais “detonados” e os patchworks de orientais.

decophotoSmall-Loft-2

Já nesta sala o tapete, por sua cor e formato, foi escolhido para chamar a atenção mesmo. Neste caso, para enfatizar a sua importância, os demais elementos da sala tem cores neutras e há alguns objetos que repetem o vermelho ou tem cores análogas (laranja, amarelo).O que ficaria demais aqui seria, por exemplo, um sofá  vermelho (pelo excesso de vermelho, o ambiente ficaria bem menos sofisticado) ou em uma estampa chamativa, usando ou não o vermelho.  Novamente, o equilíbrio e a ênfase no ponto focal (o tapete)

chicdeco-ladrillo-visto-openbrick-livingroom

Finalmente, eu diria que este tipo de tapete é o mais difícil: Muitas cores, muito contraste.Ele só não é mais difícil pq as cores vivas são da mesma família (vermelho, laranja, amarelo) Perceba que o piso, os móveis, o sofá, as paredes, tudo na sala tem as cores do tapete. Qualquer cor a mais seria perigosa, não impossível, mas mais difícil.

Os tapetes listrados ou em estampa chevron (zigzag), seguem a mesma ideia: repetir as cores no ambiente, evitar estampas muito chamativas, mas isso é para facilitar o encontro de boa solução. Nada impede que você faça como o abaixo, que ficou lindo, mas há de se ter muito cuidado, muitas tentativas, para não errar a dose.

achadostownhouse-livingroom

Veja que o cuidado foi tal que as cores usadas na cortina e no tapete são neutras e as estampas dos dois tem similaridades. Por isso funciona muito bem.

Fotos dos sites e blogs: CasaABril, thezhush, AchadosdeDecoração, CasaeJardim, decoratrix, ApartmentTherapy, decophoto e chicdeco

Posts relacionados

Comentários:

eliane lima · 12 de julho de 2013 às 16:53

Adorei ótimas idéias bom final de semana eliane lima

Rosana Silva · 12 de julho de 2013 às 17:47

Obrigada, Eliane!
para vc tbém!
bjo
Ro

Andréa Arantes Ballardin · 12 de julho de 2013 às 14:21

Amei todas as idéias. Lindas!

dulcinea · 12 de julho de 2013 às 18:21

Adorei a decoraçao,inclusivea que tem o tapete eos quadros na parede parabéns..

Rosana Silva · 12 de julho de 2013 às 23:00

Obrigada, Dulcinea!
Um beijo grande!
ro

Rosana Silva · 12 de julho de 2013 às 23:01

Que bom Andréa!
Obrigada por visitar e comentar (e elogiar1rs!)!
bjo
Ro

iolanda · 12 de julho de 2013 às 13:30

Achei todas lindas ,mas nenhuma é semelhante à minha sala que é em tom escura pois o sofá é de couro marro . qual cor de tapete ficaria melhor?

Rosana Silva · 12 de julho de 2013 às 23:34

Oi, Iolanda,
O couro em marrom deve ficar bem com beges e crus, o que seria bom para clarear a sala.
bjo
Rosana

Cores no chão? Por que não? | · 12 de julho de 2013 às 16:44

[…] opções comentadas estão no site Simples Decoração, lá tem essa e outras várias dicas legais para sua […]

Carmen vital · 12 de julho de 2013 às 13:13

Olá Rosana adoro seu blog sempre com idéias bonitas, por esta razão gostaria de uma sugestão, não sei como melhorar minha sala já que comprei um sofá bege (suede) mas veio um tom bem mais escuro, e o tapete listrado bege cinza e preto onde prevalece mais o cinza e preto será que você poderia me dar uma luz…obrigada..
Carmen.

Rosana Silva · 12 de julho de 2013 às 14:28

Oi, Carmen!
Se vc não gostou é pq provavelmente o bege do sofá tende para alguma cor e o bege do tapete tende para outra cor… Isso realmente, parece que não, mas pode criar uma desarmonia chata mesmo… Bem, ou vc troca o tapete ou vc coloca no sofá almofadas com as cores do tapete, para “enganar” o olhar. Veja se funciona isso antes de trocar o tapete.
bjo
Rosana

Parabens vc mais uma vez arrasou · 12 de julho de 2013 às 15:33

Comentário

Rosana Silva · 12 de julho de 2013 às 01:37

Obrigada, Angelica!
bjo
Ro

Deixe o seu comentário!