Os pais de primeira viagem e aqueles que possuem apartamentos pequenos, sem condição de ter um quarto específico para o bebê passam por um problema comum: Como reservar um espaço do quarto do casal para o bebê ? Bem, é uma situação complicada e que deve ser mantida o mínimo possível, pois nem para os bebês nem para os pais é  confortável ou saudável. E, dependendo das dimensões do quarto, as soluções não são as melhores, mas as possíveis.

maisondochocolat

demathajiparamathajiGRD_68_MOISES PRONTO

mc20-berco-60-01

A primeira sugestão é que o berço, assim como a cômoda com o trocador para o bebê, sejam os menores possíveis, evitando que o espaço fique “entulhado” de móveis, mantendo a circulação, ventilação e facilitando a limpeza. Outra sugestão é que o berço não fique na passagem de correntes de ar ou perto de janelas, o que, muitas vezes, é impossível. Neste caso é importante ter cortinas que protejam o bebê de vento e luz excessiva, quando necessário (na 2a foto está faltando isso!)

 universodobbbednest01

Este berço, que eu saiba, ainda não está a venda no Brasil, mas é uma boa ideia, não?

Atualizando: O Leitor Leandro Pereira informou um similar aqui: http://www.meumoveldemadeira.com.br/moveis/bercos/cama-auxiliar-agarradinho-com-colchao-e-protetor-lilas-branco-laqueado

 nurserynotationsquarto11

A iluminação deve ser controlada (com dimmers de preferência) para evitar luz demasiada nos olhos do bebê. O acesso ao berço deve ser o maior possível, para facilitar as atividades, ter melhor ventilação e diminuir o contato com paredes frias. Não sendo possível, mantenha o berço um pouco afastado das paredes ou cubra-as até uma boa altura, com lambris ou laminados.

cepaynasi12

Não esqueça de usar as paredes! E não só para decoração!

Em pequenos quartos infelizmente algo deve ser sacrificado. Se não houver outro jeito, uma forma de conseguir espaço é retirar uma das mesas de cabeceira (ou até as 2) e/ou encostar a cama em uma parede. Uma forma de ter maior conforto é a mesma: instalar lambris ou laminados na parede, de forma que não haja contato com a parede fria.

Abaixo, alguns layouts (distribuição de móveis) que pensei aqui, alguns melhores, outros piores, considerando um quarto de 3×3 , guarda-roupas, mesa de cabeceira, cama em tamanho padrão, um pequeno trocador acima de uma cômoda e um berço em tamanho pequeno (as medidas estão no último desenho).

quartocasal3x3bebe quartocasal3x3bebe3

  quartocasal3x3bebe5

Enfim, não é fácil nem saudável (para o bebê e para o seu casamento) ter nem manter esta situação, mesmo que seu quarto seja bem maior que este.

Fotos dos sites e blogs: cepaynasi,nurserynotations, casaabril, demathajiparamathaji e maisondochocolat

17 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Zenaide,
    Mas este post não lhe ajudou nadinha ?
    Tenho tbém este: https://www.simplesdecoracao.com.br/2013/12/quartos-de-bebe-o-que-e-importante/
    bjo
    Rosana

  2. Ola parabens pelo trabalho! Tenho qe montar meu quanto junto com da minha filha e não consigo, ela tem 4 aninhos, quero coloca uma cama pra ela. Meu guarto e 3/4, tem como me ajuda pr favor ??????

  3. Oi, Andressa,
    É melhor usar cores neutras neste caso e colocar nas paredes ao lado das camas das crianças, prateleiras, nichos, quadros, com brinquedos, fotos, desenhos, etc, que eles gostem.
    Se for possível, separe com um biombo, por exemplo, a parte da cama de casal da área onde estarão as camas das crianças.
    bjo
    Rosana

  4. Como montar quarto para o casal e duas criança sendo uma menina e um.menino será um quarto só para os quarto e qual cor VC sugerem

  5. OI, Lais,
    Como o quarto é seu e do seu filho e ele tiver idade para escolher, sugiro que escolham uma cor que agrade aos 2. Caso não, ou caso não queira fazer isso, sugiro que escolha uma cor neutra, um off white bem clarinho, mas que enfatize os móveis brancos.
    Um beijo
    rosana

  6. Olá Boa tarde, preciso muito da ajuda de um especialista pois meu filho vai dividir o quarto comigo, o móveis são todos brancos mais nao sei qual a cor da tinta que devo passar na parede 🙁 me ajudeem

  7. Eu concordo com a Rosana, realmente não é confortavel e é comprovado cientificamente. Imagine vç ter relação com seu companheiro com um bebe no quarto .

  8. Oi, Geovana!
    Talvez não tenha sido clara… Há pessoas que por necessidade ou não, mantêm seus filhos por até anos no mesmo quarto que o seu. Isso não é confortável nem saudável, mas muitas vezes não há o que fazer, infelizmente.
    bjo e obrigada!
    Rosana

  9. Rosana,

    Primeiramente, parabéns pelo teu trabalho. Acompanho tuas publicações e me inspiro com as tuas dicas. Obrigada!
    No entanto, nesta matéria discordo de você quando afirmas que compartilhar o quarto com o bebê “deve ser mantida o mínimo possível, pois nem para os bebês nem para os pais é confortável ou saudável”.
    Cama compartilhada ou quarto compartilhado é uma opção familiar, uma forma de criar os filhos, que tem, inclusive, respaldo científico. Por isso, essa opção pode sim ser confortável e saudável para toda a família. Nós somos uma das poucas culturas que separamos mãe e bebê tão precocemente, por desinformação e propagação de preconceitos. Uma lástima.

    Abraços,

  10. O posto ficou muito legal!
    O berço sem uma das “paredes” laterais, permitindo o “acoplamento” direto a cama do casal é Nota DEZ! Grande solução.

  11. Olá!

    Ainda não tenho filhos, mas este acoplado na cama é uma idéia ótima mesmo e já existe pra vender aqui no Brasil sim. Veja o link que recomendei a pouco tempo para minha cunhada que estava procurando algo do tipo:

    : )

  12. Acho que tem uma versão desta caminha auxiliar para bebês na Meu Móvel de Madeira, se não me engano. É muito interessante nos primeiros meses porque levantar tantas vezes na noite e ir até o quarto do bebê pode ser muito, muito cansantivo…. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui