Pessoal fala muito de regras na decoração e outros falam que elas não existem. Eu já falei o que entendo sobre  regras na decoração  . Vou repetir (e mostrar neste post A Medida das Coisas – Banheiros o que é importante seguir no banheiro).

O Design de Interiores trata de coisas palpáveis, objetivas, que independem de interação entre vc e o ambiente E também trata  de coisas subjetivas, que tem a ver com as sensações, história e gostos de quem vê, sente, habita. As coisas OBJETIVAS, como o espaço (aquela coisa que se mede aqui em metros, cm, etc – altura, largura, profundidade..) tem “regras”, que na verdade, são medidas mínimas e máximas usadas para que o ambiente seja confortável, seguro e eficiente. Estas são o que chamei de Medidas das Coisas.

Já falei aqui sobre a medida das coisas na cozinha, no quarto de casal e nas salas de estar e jantar  . Agora chegou a vez do banheiro!

A Medida das Coisas – Banheiros

A Medida das Coisas - BanheirosAqui ao lado desenhei um banheiro bem simples (visto do teto, vamos dizer assim) e apontei algumas medidas, que são as mais importantes – mesmo que seu banheiro não seja assim, estas áreas, em geral, existem:

(É importante observar que este banheiro não atende a um cadeirante – para saber mais sobre banheiros adaptados para cadeirantes  leia “Cabe uma cadeira de rodas..“)

Entrada do Banheiro – Deve ter no mínimo, 60cm de abertura.

Circulação – É a área por onde você anda no banheiro. O  ideal é 80cm – mesma largura mínima de um corredor – o mínimo deve ser 60cm. Se for necessário, diminua a profundidade da bancada, usando pias menores e observe tbém a profundidade do vaso sanitário, que muitas vezes é maior que a da bancada.

Laterais do vaso sanitário – Não parece, mas tente usar um vaso sanitário com menos que 25 cm (o ideal é 30cm) livres de cada lado e veja que é desconfortável.

Porta do box  (ou melhor, abertura para entrada no box) – Assim como a entrada do banheiro, o mínimo é de 60cm. É claro que se existirem pessoas obesas é bom que isso seja considerado.

Box – O tamanho mínimo (mas não tão confortável) de um box deve ser 80 x 80 cm. Se for arredondado – não existe muito por aqui, mas acredito que logo, logo vai ser mais comum – 90 x 90cm.

Quanto às alturas das coisas:

banheiro2

Um detalhe importante é que o que interessa para o seu conforto é a altura onde a cuba está. Isso quer dizer que quando você tem uma cuba de sobrepor (como a do desenho ao lado) ou de apoio, a altura da bancada abaixo dela deve ser menor que se ela fosse uma cuba de embutir, entende?

A altura total (bancada+cuba) deve estar por volta de 85 cm (o ideal seria na altura da sua mão com o braço dobrado a 90 graus). Logo, trocar uma cuba de embutir por uma de sobrepor ou apoio, pode trazer desconforto. Na verdade, com a cuba de apoio será, provavelmente, necessário modificar a bancada. Tenham cuidado com isso!

E para quem leu isso tudo até aqui, umas fotos de banheiros bem bacanas, ok ?

02-reforma-no-banheiro-pequeno-minha-casa-renovada

radardecoracaoDaliaTamlermage007

ornareblogMari-Oglouyan-3

ornareblogBAN_03_foto_02

IBDI-edubanheiro21

 Fotos dos sites e blogs: IBDI, ornareblog, radardecoracao e casaAbril

40 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Sandra!
    Minha sugestão é que mande fotos e a planta para mim de forma que possa lhe orçar um projeto para o seu banheiro. Escreva para [email protected] e vc verá que será muito mais barato do que pensa.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Christiane,
    Sua ideia me parece correta, mas: faça o box com 1 metro e a bancada bem estreita, pois a área de circulação vai ser bem pequena.
    bjo
    Rosana

  3. Olá, meu banheiro tem 1,58 de largura por 1,90 de profundidade. Não tem janela. E aberto no teto e o box e quadrado 78x84cm.o que o torna muito desconfortável. Vou reformar para aumentar o box, porém não estou conseguindo saber como fazer. A porta tem 82cm e fica no canto da parede de 1,58. Tem alguma sugestão?

  4. Bom dia, tenho um espaço na lateral do meu quarto e gostaria de fazer um banheiro nesse espaço que eh de 0,80 de largura por 4,00 de comprimento. Pensei em colocar o vaso na parede de 0,80 , o box na outra parede de 0,80 E a bancada da pia dispor entre o vaso e o box e para acesso ao banheiro colocaria uma porta de correr na parede de 4,00 metros.. vc acha que ficaria bom assim? Me de sugestões por favor.. grata, chris

  5. Oi, Allan,
    O ideal é 30 de cada lado, mas se não é possível, diminua, o q fazer? Deixe 20 de cada lado e vc terá um pouco mais que 40 cm. Aí será possível achar gabinete.

    abs
    Rosana

  6. Olá! Meu banheiro é 1,20 por 2m. Vou deixar o box 80×120 e vai me sobrar 1,20m de comprimento para colocar o vaso sanitário e a pia. Vc falou que o ideal é deixar 30cm livres em cada lado do sanitário. Só q esses 30 cm em cada lado mais a medida do sanitário me sobraria um pouco mais de 20 cm para colocar uma pia e eu não encontrei nenhuma com essa medida.
    Queria uma sugestão de como dividir esse meu minúsculo banheiro.

  7. Oi, Melissa!
    A medida mínimo seria 80×80. A confortável 90×90. Eu sugiro que vc siga o recorte.
    abs
    ROsana

  8. Olá meu banheiro ja tem o recorte para instalar box em formato de L 1 metro por 0,80 centimento, como moro de alugiel nao compensar comprar um novo, um vendedor me ofereceu um box de mostruario, só que a medida é 0,75 por 0,75. Fica bom??
    Por favor me ajuda.

  9. OI,Luciana,
    A madeira com verniz naval e sempre mantida (reenvernizar ao menos uma vez por ano ou 2 se o banheiro não tiver aberturas) dura muito tempo.
    abs
    ROsana

  10. Olá!
    Referente a última foto de banheiro que você postou, vejo um lindo gabinete de madeira. Estou prestes a reformar o meu e adoraria ter um gabinete como esse mas tenho medo que a madeira se deteriore.
    Qual o material mais indicado para dar essa aparência de madeira em um local úmido como banheiros?
    Obrigada!

  11. Olá bom dia , estou construindo e fiz um quarto com banheiro , porém mesobrou uma pequena área entre os dois , estou em dúvida se coloco revestimento ou não nessa área que me da acesso ao banheiro .

  12. olá tenho um banheiro com medidas de 2,48 de comprimento por 1,20 de largura, qual o tamanho ideal para deixar para o box?

  13. Oi, Salustiano,
    Parece que sim, na parte com 3,5 , mas depende da posição da porta do banheiro tbém, Não esqueça que a banheira instalada terá um tamanho maior que depende do modelo (converse com o vendedor e pesquise a forma de instalação do modelo escolhido na internet) . Atenção para a circulação e tbém para a obra para instalação da banheira. A banheira cheia pesa muito e eu sugiro que vc consulte um engenheiro, principalmente se morar em apartamento.
    abs
    Rosana

  14. Olá meu banheiro em L tem na parte menor do l 1.10 X 1.5 e na parte maior do L 1.08 X 3.5.

    Gostaria de instalar uma banheira para 2 pessoas achei uma com 1.08 cm de largura tem jeito. Obrigado

  15. Oi, Luiz,
    Estou considerando que a medida mínima para a porta de um banheiro é 60 cm. Logo, mesmo não sendo o ideal , visto que não atende, por exemplo, um cadeirante, se a porta pode ter 60 cm, o box ter o mínimo de 60 cm é coerente.

    abs
    Rosana

  16. Parabens pelas informações, todavia gostaria de saber quais as fontes referente a informação de 60 cm (minimo) de abertura para acesso ao box.

    Desde ja, grato pela atenção.
    Luiz.

  17. Tiago,
    As dimensões e forma de dividir variam de acordo com as peças a serem instaladas e a posição de porta e basculante do seu banheiro. Considera-se que se o banheiro tiver apenas a bacia sanitária a área mínima é de de 1,20 m². Com bacia sanitária e lavatório a área mínima sobe para 1,50 m² com 80cm de área livre mínima para circulação.
    Com bacia sanitária e chuveiro vai para 2 m².
    Se contiver bacia sanitária, chuveiro e lavatório precisará de 2,50 m². As dimensões do box de chuveiro não deveriam ser menores que 80 x 80 cm, mas em casos excepcionais se admite até 70cm, entretanto o ideal é que seja maior que 80cm, algo como 100 x 90 cm.
    Veja aqui este post q fala sobre as medidas mínimas ideais:http://casa.abril.com.br/materia/as-metragens-minimas-para-sala-quarto-cozinha-e-banheiro
    abs
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui