O Web designer Alek Lisefski acabou de completar o que chamou de The Tiny Project, uma casa sobre rodas, medindo 22,30 m2. Na verdade, seu objetivo é espalhar a ideia “Menos casa, mais vida”: Casas menores mas com boa qualidade, sustentáveis e onde se aprenda a viver com menos e mesmo assim, bem. Olha a casa dele aí, ó:

tiny-projectoutside1

E eu quero lhes mostrar os detalhes internos da casinha que é uma gracinha. Ele, a namorada e o cachorro moram nela. Para funcionar, só precisa um cabo de extensão (eletricidade) e mangueira que forneça água.E surpreendentemente, a casa tem 10 janelas! Quer dizer: Não falta luz natural e ventilação, sinônimos de qualidade de vida dentro da casa.

freshome Small-House-4

 Aqui é a sala, que tem um office, mesa de jantar para 2 ou até 3 pessoas e sofá. Veja que o uso das paredes para prateleiras que não atrapalham a circulação é intenso (em todos os ambientes). Os móveis são simples e básicos. No lado direito, uma escada que leva ao quarto.

freshomeSmall-House-5

Abaixo da mesa que é dobrável, mais espaço para guardar coisas.

freshomeSmall-House-6

As setas mostram o uso das paredes (esqueci de apontar: do lado esquerdo, atrás da escada, tem aquecedor e ganchos. Do lado direto, aquela madeira é outra mesa que pode ser aberta). Atrás da cortina no corredor, fica a máquina de lavar.

freshomeSmall-House-8

Este é um lado da cozinha, no final do corredor. Abaixo da pia, um pequeno refrigerador. Do lado esquerdo, uma porta de correr (para o banheiro) com um espelho. Eu fiquei impressionada com a quantidade de janelas e mesmo assim, como as paredes foram aproveitadas!

freshomeSmall-House-11

Aqui  os 2 lados da cozinha. O fogão está ao lado do corredor. Veja abaixo:

freshomeSmall-House-14

Além das paredes, ele aproveitou alguns espaços livres para guardar mais coisas, que vão ser usadas proximamente.

freshomeSmall-House-16

E o banheiro, gente? O box, atrás da cortina

bathroom4

 É razoável para o espaço

freshomeSmall-House-21

E finalmente, o quarto, que pode não ser, assim, uma Brastemp (principalmente devido à baixa altura, restrita devido ao fato da casa ser sobre rodas) mas tem, olha lá: Janela, guarda-roupa, “criado-mudo” e até tapete. Não é um show?

 E se você quiser saber todo o detalhamento da construção (passo-a-passo) ou até construir uma, o Alek Lisefski mostra tudo e até vende licenças para usar o projeto  (mas somente para uma casa), disponibilizando todas as plantas e materiais do projeto . Veja no  Blog dele

Eu gostei muito desta casa e da ideia do Alex, que mostra que um bom projeto (de arquitetura, engenharia, design de interiores e marcenaria) bem pensado e que se preocupe com o mais importante (ventilação, luz, qualidade de vida) é viável em pouco espaço. E ele é Web Designer, viu?

Fotos dos The Tiny Project

10 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pelo post!!
    Ainda hoje serviu para me esclarecer algumas dúvidas. Estou indo morar em um espaço pequeno e preciso absurdamente de criatividades.

    Abraços!
    Deus abençoe seu trabalho. 🙂

  2. Simplesmente o mínimo que é D+ !!!!!
    Parabéns para o Alek pelo projeto brilhante e
    para vc querida pelo post que chegou ao nosso
    conhecimento!! A-D-O-R-O !!!! Bjo carinhoso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui