Fiquei pensando aqui: O que é uma sala aconchegante para mim? Então, selecionei fotos de salas que me passam esta sensação para conseguir responder esta pergunta.

vidaeestiloterrasala4Uma sala aconchegante tem verde. Seja dentro, seja fora de casa, a Mãe Natureza, como as mães, fala de aconchego. (almofadas, plantas, madeiras)

vmdesignblogg3001645_originalUm cantinho aconchegante na sala é descontraído, confortável, cheio de almofadas, texturas agradáveis e um tapete carinhoso

westernlivingmagazineWL0413_HamiltonReno_article_04Cores “de nuvem”, como eu chamo estes cinzas claros, aliados a alguma cor quente, como o amarelo nesta foto, são aconchegantes para mim. (o tapete escuro é um elemento importante para esta sensação tbém). (plantas, almofadas, tapetes)

01-responsabilidade-social-na-casa-cor-mato-grosso-2012E o azul? Ah… o azul ! Acho que também por me lembrar o céu e o mar…Natureza enfim. E a iluminação indireta, aquele claro-escuro que nos envolve como uma caverna quentinha? Aconchego puro! (almofadas, madeira, tapete, plantas)

37-luiz-paulo-lonteiroE o romantismo das flores, os tons rosados com os beges … Lembram uma tarde tranquila de primavera (almofadas, mantas, tapete, plantas)

79ideas-cozy-living-area-with-soft-textileAmbientes quase monocromáticos, como este, todo em cinza, mas com madeira e muitas texturas agradáveis. Passo uma tarde vendo filmes aí, super aconchegada…(as almofadas, as plantas e os tapetes..)

achadosf462625df2Outra coisa aconchegante para mim  é a visão de meus objetos, coleções, quadros, mais ou menos organizados e iluminados, ao meu alcance (olhem o cinza, o amarelo e as almofadas novamente aí)

garotasdizem68845_dunkle_toene_15_sw200903028Também ambientes com cores escuras quentes acrescidos de impactantes detalhes em cores claras e novamente as texturas dão aquela sensação de “minha caverna gostosa”…

home adore 011-hudson-street-loft-wundergroundOutra sala com um conjunto de cores neutras e claras, com pinceladas de cores frias e outras escuras, além da sempre acolhedora madeira, tudo falando de tranquilidade, paz, relaxamento, doçura ….

triodesignersala_decorada4[1]Aqui os mesmos elementos da foto acima desta, em uma pequena sala. Veja que mesmo sem a mesa de centro, todos os assentos tem um apoio com as mesas laterais. Isso faz parte do conforto que um ambiente aconchegante dá.

vidaeestiloterraautomacao11cedE outra linda sala, repetindo a receita que me dá aconchego: Azul, neutros, madeira, almofadas, texturas… Acontece o mesmo com você ?

Fotos dos sites e blogs: vidaeestiloterra, triodesigner, home adore , garotasdizem, achadosdedecoracao, 79ideas, casaabril, casacor, westernlivingmagazine, vmdesignblogg3

20 COMENTÁRIOS

  1. Perfeito! E esta reflexão é importante para guiar nossas escolhas na hora de decorar e reformar, não é ,Caroline?
    Beijos e obrigada!
    Rosana

  2. Oi Rosana!

    Para mim uma sala aconchegante tem piso de tacos, plantas e um sofá confortável com almofadas macias. Se estiver frio, acrescento uma manta.

  3. Oi, Josimeira,
    Todas as cores que vc citou são neutras. O sofá em bege ou marrom, mais ou menos seguindo a tonalidade da parede de texturas acredito que combinará bem. A mesa de centro em preto depende tbém (como tudo) do piso, que vc não informou. É bom que haja um contraste entre ela e o piso ou tapete. Se eles forem escuros, prefira uma mesa mais clara. O Rack pode sim acompanhar os armários da cozinha, mas cuidado para não exagerar no preto.
    abs
    rosana

  4. Regina,
    Recebi sim….mas devido à viagem estou atrasada nas respostas…Mas vou lhe responder,ok?
    bjo e obrigada!
    rosana

  5. Anderson,
    Eu sempre sugiro não colocar mais de 2 ou 3 tons diferentes (considerando tbém o piso, se for o caso) em um só ambiente e também usar tons bem diferentes, para deixar claro que ninguém “errou” querendo usar madeiras iguais, entende ?
    Então , no seu caso, acho que não haverá problemas.
    abs
    Rosana

  6. Muito Obrigada Rosana pelas dicas, pois quando visualizava as salas eu ficava perdida na hora de escolher. São lindas e aconchegantes, pois adoro as cores marrom, bege, preto e branco.Com certeza agora irei decidir.

  7. Bom dia Rosana,

    Gostaria de saber se ao colocar móveis de diferentes tons de madeiras em uma sala por exemplo: um Rack de madeira clara e um centro de mesa de madeira mais escura tipo mogno iria combinar?

  8. Bom dia Rosana,

    Gostaria de saber se ao colocar móveis de diferentes tons de madeiras em uma sala por exemplo: um Rack de madeira clara e um centro de mesa de madeira mais escura tipo mogno, pois a minha sala é branca com uma parede de destaque na cor marrom cafe-com-leite e o meu sofá na cor pistache.Poderia me ajudar?.

  9. Oi,Rosana!
    Adorei as salas,todas estão lindas, mas minha preferida foi a 4ª imagem!
    Na semana passada, envie-lhe por e mail algumas fotos solicitando ideias para tornar minha sala mais aconchegante e harmoniosa. As imagens postadas e a ideia de selecionar salas que tenham elementos que me passem a sensação de aconchego me deram uma luz no caminho que devo seguir, obrigada!Almofadas,tapete fofinho,iluminação,plantas também me trazem essa sensação de aconchego,mas são tantas as opções, ainda tenho duvidas das cores… se puder me responda. Desde já lhe agradeço, Regina.

  10. Rene,
    Na verdade, a solução é o que vc já fez: Tapetes sintéticos, fáceis de lavar… Além disso, não conheço nada…
    desculpe
    bjo
    Rosana

  11. Oi, Josimeire!
    Só coloquei neste post o que para mim significa aconchego em uma sala de estar. Para você pode ser outra coisa. Sugiro que veja fotos de salas e selecione aquelas que lhe dão esta sensação…Vc deverá perceber, olhando as que selecionou, que há coisas em comum… São estas coisas que lhe dão a sensação de aconchego…. No meu caso, como vc pode ver: Cores tranquilas, almofadas, madeira, um tapete gostoso de pisar…etc, etc… Entende?
    Um beijo
    rosana

  12. Rosana,
    Irei reformar a minha sala, porém tenho uma parede na sala de textura onde fica a minha Tv de 42, pois comprei o marrom camafeu semibrilho da coral para pinta-la e as outras serão branca, o meu porcelanato tem uma cor chegada ao cinza claro que as vezes confunde com bege clássico,pois a minha cozinha é americana com revestimento branco e a parede da pia de pastilha de vidro preta os armários carvalho e preto.Tenho duvidas quais os móveis que devo colocar na minha sala?Será que o sofá bege ou marrom, uma mesa de centro preta com pedra travertino e o Rack na cor carvalho ou preto ficaria bem.Por favor me ajude!!!.

  13. Boa noite Rosana, como vai? Vendo o seu post eu fiquei com uma duvida. Como eu tenho cachorro, e eles adoram um tapete pra fazer as necessidades, eu não consigo colocar tapete na sala. Na verdade em nenhuma das salas por conta do bichinho. Já tentei colocar aqueles mais finos pra poder lavar mais vezes só que não dá o mesmo efeito e ele fica sempre bagunçado. Você teria alguma sugestão/solução? Desde já agradeço.

  14. Oi Rosane, gostei de todas as salas, mas a que mais me inspirou foi a da quarta imagem. Linda, cores que passam uma sensação gostosa de conforto e muito aconchego!
    Beijo querida,
    Denise – dojeitode.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui