Quando um ambiente NÃO tem a planta quadrada ou retangular, as janelas centralizadas, as portas nos cantos e paredes retas, a decoração se torna mais difícil. Se é um quarto, mais difícil ainda e se além disso ele for pequeno, com janelas grandes, paredes em diagonal ou com pilastras à vista… a coisa fica às vezes tão complicada que só móveis projetados especialmente para ele dão conta.

case_e_interni_-_appartamento_barcellona_-_colori_decorazione_(8)_thumb[2]O primeiro grande problema do quarto é: “Onde colocar a cama ?”. E às vezes ela só é possível à frente da janela. Para isso é necessário que a cortina e/ou persiana não permita a passagem da luz quando totalmente fechada. Cortinas em modelo e tecido que não sejam volumosos, principamente se forem até o piso, mas podem ir até um pouco abaixo da janela – é o que prefiro – para evitar acúmulo de poeira e dificuldade no uso. A cabeceira deve permitir conforto aos usuários e acesso à janela. Em quartos pequenos é preciso atenção ao tamanho da cama: A área mínima, razoavelmente confortável para circulação em volta dela é de uns 45 cm… O ideal é 60cm. Se houver guarda-roupa ao lado e a porta não for de correr, 60 cm é o mínimo.

Tinta-lousa-Primeira-632x436westwing Alguma vezes não há jeito e a cama acaba encostada na parede, como neste quarto para jovens. Uma proteção que distancie o corpo da parede é importante para o conforto do usuário.

arquiteturadoimóvelquartocores1Uma parede em diagonal exige planejamento da distribuição dos móveis para manter uma boa circulação e ficar esteticamente bem. Em um quarto grande pode permitir muitas variações, com alguns ou todos os móveis acompanhando a diagonal. Móveis em pequenas dimensões facilitam a distribuição.

ac258-60-antes-depois-14Certas vezes a irregularidade é tanta que é necessário usar gesso ou drywall para conseguir organizar e melhorar esteticamente o ambiente (veja a foto do antes – foi criada uma parede para colocar a cama nesta posição)

achadosunifamiliar28_10gUma coluna visível pode ser usada como acima: Com prateleiras que vão dela até a próxima parede. Outra possibilidade é criar nichos ou pequenos armários nas laterais, fazendo-a desaparecer visualmente.

casaabrilPatriciaPasquini22Para acabar com a assimetria do quarto, provocada por uma coluna em um dos lados da parede da cabeceira, você pode criar uma “falsa coluna” no outro lado, como me parece que foi feito aqui. O papel de parede e os espelhos melhoraram ainda mais o efeito e a cama encaixa perfeitamente no nicho criado.

casatreschic_blogspot_com_br- 11_33_05Já neste quarto, a solução para a coluna visível no canto da parede foi a diminuição da profundidade do móvel e prateleiras feitos sob medida.

cepaynasi096A largura do “dente” no canto direito foi a medida da bancada da mesa de estudo. E o espaço abaixo ainda foi usado para guardar os brinquedos.

Planejamento e criatividade, um bom projeto e muitas vezes, uma boa marcenaria  fazem o que seria um problema se tornar uma bela solução! Isso é Design de Interiores.

Fotos dos sites e blogs: cepaynasi, casatreschic, casaabril, achadosdedecoração, arquiteturadoimóvel, westwing e caseeinterni

27 COMENTÁRIOS

  1. Oi Rosana! Gostaria de fazer uma consultoria da disposição da minha cama que fica em baixo da janela e como fazer o meu armário por dentro já que gosto muito de roupas penduradas no cabide e outras duvida ….

  2. Oi, Renata!
    Olha vc pode mandar um marceneiro fazer, tipo esta primeira foto deste post.
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/06/quartos-12-cabeceiras-confortaveis/
    bjk
    Ro

  3. Oi, Renata!
    Vou postar mais, mas por enquanto, veja este aqui:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2013/07/quartos-de-casal-com-area-para-o-bebe/
    bjo
    Ro

  4. Boa noite amei deus posts eu gostaria de saber se vc sabe se tem algum tipo de cabeceira q n seja preciso fixar na pardo e sim na cama
    Obg

  5. Olá, Antonio,
    Para lhe ajudar preciso saber que tipo de ajuda vc precisa: Distribuição dos móveis ? Cores? Para casal? Criança? Adolescente? Precisaria tbém saber em que posição exata em relação à parede fica a janela e porta, Enfim, preciso de uma planta ou desenho. E perceba que para lhe dar uma resposta vou precisar fazer um trabalho. Isso seria uma consultoria (um desenho com a distribuição dos móveis sugerida – o valor deste trabalho seria R$ 250,00 atualmente 27/1/18) ou, se vc quiser, um projeto completo, com todo detalhamento necessário (cores, iluminação, sugestão de móveis, objetos, para compra, etc – o valor deste trabalho seria R$ 750,00). Veja aqui um projeto realizado: https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/05/antes-e-depois-a-sala-da-katia/
    Caso esteja interessado escreva para [email protected] enviando estas informações e lhe darei mais detalhes.
    Outra coisa: Não sei se há algum profissional lhe acompanhando nesta obra, mas certifique-se de que as paredes que vai derrubar não são estruturais ou não tem colunas e vigas. Este tipo de parede não deve ser derrubada (a não ser com um reforço na estrutura que é um serviço complexo e caro). Cuidado máximo com a segurança da sua casa, ok ?
    abs
    ROsana

  6. Bom dia Rosana to transformando dois pequenos quarto em um só vai ficar bem retangular 6.x3.30 me ajuda com ideias
    Ah nos lado da parede de 3.30 cada lado
    Tem uma jánela de. 1 metro

  7. OI, Laura,
    Assistir tv com a janela tanto atrás dela como atrás de vc não é legal. O ideal mesmo é que a janela esteja na lateral. Mas entre uma e outra veja como é o sol nesta janela nos períodos do dia que vc mais vê tv e escolha a em que a janela leva menos sol para dentro do ambiente.
    bjo
    Rosana

  8. fico na duvida entre colocar a cama em baixo da janela ou à frente da janela. so penso que assistir tv olhando p a janela aberta é ruim. nao sei o que decidir. me ajuda!

  9. Nenhum problema, Rosiani!
    Acho que fica melhor ainda vc pintar a parede toda com a cor em destaque! Assim não se percebe q a cabeceira não está centralizada.
    BJO
    RO

  10. Adorei as dicas A minha cama fica com a lateral encostada na parede e a cabeceira na mesma parede que fica a porta. Ainda assim eu posso pintar essa parede da cabeceira com uma cor em destaque? Ou não fica bom pelo fato da cabeceira não nao está centralizada numa parede?

  11. Oi, Sirlene!
    consegue sim!É só ter paciência, criatividade e observar os detalhes: Cada foto tem alguma coisa que vc pode adaptar, fazer igual ou lhe dar alguma ideia, que pode ser de cor, tecido, forma de organizar as coisas. Fora isso, fica ligada na categoria ambientes pequenos: https://www.simplesdecoracao.com.br/tag/ambientes-pequenos/
    E lembre-se : paciência, uma coisa hoje, outra pequena amanhã e sua casa vai ficar linda!
    bjo
    Ro

  12. acho linda as decoraçoes que são postadas ,gostaria de saber decorar minha casa mesma sendo pequenas mas nao consigo decorar com poucos recursos

  13. Olá Rosana!

    Só tenho a agradecer por este post! Lidar com essas irregularidades é uma aflição, porque dependendo do que se faça a irregularidade pode ficar ainda mais visível. Por outro lado, com um bom planejamento o formato diferente pode se encaixar tão bem no projeto de modo a parecer que foi planejado especialmente para fins decorativos.

    Obrigada pela ajuda!

    Beijo,
    Caroline

  14. Ótimo conteúdo relacionado a decoração de ambientes irregulares. A diversidade é o que torna a decoração mais gostosa de se fazer.

  15. Nossa muito bom esse post. Na minha casa tive que colocar a cama em frente a janela exatamente como na 1ª foto e tem dias que ainda fico tentando achar uma solução pra mudar mas não tem geito. Faz mais alguns post’s assim por favor, mais idéias pra decorar um quarto nessa posição e cabeceiras por que até hoje não achei a minha.
    Bj

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui