A leitora Katia escreveu para mim porque queria uma sala mais alegre para receber os amigos nos finais de semana.

O ANTES

katiaFoto 0016b A porta de entrada da casa é à esquerda. Ao lado, a porta da cozinha e depois os corredores para a área íntima. A sala não transmitia aconchego, praticamente não havia cor alguma e a disposição dos móveis permitia a qualquer pessoa, da porta, visse todo o ambiente.

katiaFoto 0017bA Katia queria manter o máximo dos móveis e a posição do sofá.

O DURANTE

katia1Quem acompanha o blog já deve ter visto este desenho. Pois é o projeto que fiz para a Katia! Os pontos mais importantes dele são:

1) O móvel colocado entre o sofá e a porta de entrada além de “fechar” uma área aconchegante para o encontro com os amigos, torna esta área mais “protegida” de olhares não desejados  e cria um mini-hall na entrada.

2) O colorido apareceu nos quadros e objetos de decoração (que podem ser trocados de tempos em tempos, o que revitaliza a sala sem maiores gastos). A ideia foi espalhar os tons das cadeiras em alguns pontos de toda a sala e acrescentar outras cores tbém quentes, mantendo a base neutra.

O DEPOIS

IMG_1362Olha que legal que a sala da Katia ficou, gente? E vejam como ela economizou, mantendo o móvel e espelho só mudando-o de lugar e os quadrinhos organizados de forma diferente na parede do início do corredor (veja na foto do antes ).

3) A mesa agora está encostada na parede lateral – aumentando a área de circulação – e o papel de parede, em parte dela, ajuda a setorizar a área de jantar.

4) Um off white nas paredes diminui a reflexão solar vinda da enorme janela que toma toda a parede que não está à vista no desenho – o que ajuda a tornar a sala mais aconchegante.

5) O espelho ao lado da porta de entrada reflete a luz da janela para a área do mini-hall.

6) Outra escolha que se mostrou acertada foi o formato do tapete que cobre bem a área de estar sem atrapalhar a movimentação das cadeiras na mesa.

IMG_1364E olha o mini-hall em pleno funcionamento!

7) Veja como os nichos vazados e o fato do móvel não chegar ao teto deixam passar a luz mantendo um pouco de privacidade.

8) Além disso, o nicho aberto inferior serve de apoio para quem está sentado no sofá. No projeto foi prevista abertura da parte inferior para guarda do que fosse necessário.

IMG_1358E que delícia aconchegante ficou a sala da Katia, concorda?

9) As prateleiras finas não atrapalham quem está sentado no sofá e permite a troca de quadros sem estragar a parede.

No design de interiores, além da busca da beleza, o estudo detalhado do ambiente, procurando usá-lo da melhor forma possível em termos de funcionalidade, conforto em todos os sentidos, setorização, distribuição de cores, iluminação e circulação, usando as técnicas aprendidas é fundamental.

Agradeço à Katia pela gentileza em enviar as fotos e permitir sua publicação, pela indicação do meu trabalho de decoração para tantas outras amigas depois deste trabalho e pela parceria na elaboração do projeto. Porque projeto bom é aquele que é feito em parceria com o cliente.

Se estiver interessado(a) em um projeto de decoração do Simples Decoração, executamos consultorias e projetos on-line para qualquer lugar onde você esteja. Escreva para [email protected].

page

56 COMENTÁRIOS

  1. Rosana, ficou simplesmente sensacional, eu adorei tudo, as vibração das cores, o conforto do tapete, mas principalmente você ter conseguido criar um hall de entrada (coisa que amo), inacreditável.
    Amei, amei!
    Parabéns.

  2. Oi, Cintia,
    Eu sugiro que vc vá a uma loja especializada em tintas de preferência, peça o catálogo de cores da Suvinil e veja onde está esta cor usada na sala da Katia. No catálogo normalmente há, na mesma página, as cores com mesmo tom mas mais claras e mais escuras do que ela. Então, vc escolhe, ok ?
    Outra ideia é misturar a esta cor, a cor branca. Mas isso deve ser feito de forma bem cuidadosa, mantendo as proporções para toda a pintura, ok ?
    bjo
    Rosana

  3. Rosane,
    Parabéns pelo excelente trabalho desempenhado. O projeto ficou extramente simples mas elegante e que incrivelmente, atendeu e bem a expectativa da sua cliente.

    O próximo a fazer tal experimento, sou eu. Aguarde rs.

    Atte;

  4. Olá Rosana,
    tenho acompanhado silenciosamente o seu blog e tem sido um enorme prazer. Adoro tudo! Estou reformando o meu apartamento e estou em busca de um tom de cinza para minha sala. Não queria nada muito forte. Minha intenção seria dar destaque às portas, rodapés e sancas que são brancos. Vc teria alguma sugestão de cor? Gostei da que vc usou neste projeto. Entretanto, minha sala não é tão luminosa e vi em um comentário seu de que esta cor é mais escura do que aparenta na foto. Sucesso para vc!
    bjs

  5. Obrigada, Godoy!
    Dia destes lembrei de vc ! Espero que suas super maravilhosas duchas estejam tendo MUITO SUCESSO, pq são ótimas!
    grande abraço!
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui