A tendência nas cozinhas é cada vez mais usar pintura (específica para cozinha, epóxi ou acrílica) onde for possível e revestir com cerâmica ou outro material adequado somente as áreas que terão contato mais direto com água  e gordura: A pia e o fogão. Mas, mesmo sendo uma área cada vez menor, as possibilidades são inúmeras e escolher materiais vistosos se tornou uma obrigação depois que as cozinhas resolveram ficar expostas para a área social.

E quais são estes materiais?

decophotocozinhacrememarrommadeiraUm dos revestimentos mais desejados, a pastilha, que pode ser de vidro, cerâmica, metal, fosca, brilhante, acetinada, quadrada, redonda, hexagonal, retangular, em uma só cor ou em diversas (mosaico)…e ainda temos as cerâmicas que imitam pastilhas, em geral, com preço mais em conta.

pastilhasPastilhas de porcelanato esmaltado, porcelana, aço e cerâmica

tudoedimaisblogspotcozinhasemazul2 Nesta cozinha, 2 revestimentos também muito usados, principalmente separadamente: A cerâmica e o aço inox.

jurnaldedesignInterior Outra mistura com cerâmica e pastilha que parece ser de vidro espelhado

thedesignfilessalatapete2Um material pouco usado por aqui, mas ótimo para esta finalidade, o granito. Aqui com a parte superior em espelho

05-apartamento-pequeno-novos-revestimentosE esta, perfeita para ambientes pequenos, com espelho ? Um luxo!

delikatessencozinhavidroOutro material que está sendo cada vez mais usado e é ótimo: O vidro! Temperado, serigrafado, pintado…Uma superfície sem rejuntes, fácil de limpar e resistente

desiretoinspire914077IrisE imagine este: Papel de parede com vidro na frente! Fabuloso, não ?

decophotocozinhabrcoptoOutra cozinha com frontão em granito, acompanhando a bancada. Esta me parece outra tendência: Com os silestone, corian, etc, o frontão acompanhar o material do qual é feita a bancada.

casaabrilcadeiralaranjaComo aqui também acontece. Agora com o tecnocimento.

E poderia não acabar nunca mais este post, com tantas opções que existem! Está ficando cada vez mais difícil escolher, mas siga as  dicas:

1) Acompanhe o estilo de sua cozinha no revestimento

2) Pense nas cores do ambiente inteiro e se a cozinha for aberta para a sala, considere as cores usadas lá também.

3) Se você escolher cores fortes e vivas e a cozinha for aberta para a sala, ficará mais “presa (o)” a esta cor do que se escolher uma cor mais discreta ou neutra.

4) Prefira materiais que sejam mais fáceis de manter e resistentes e contrate profissionais para fazer a instalação.

Fotos dos sites e blogs: decophoto, tudoedimais, jurnaldedesignInterior, thedesignfiles, casaabril, delikatessen e desiretoinspire

21 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Rosi,
    Não sei se vc quer colocar porcelanato ou pintura … enfim… O que sugiro é que esta outra coisas seja discreta para não brigar com as pastilhas. Um cinza prata pode ficar bem bonito. (em pintura ou porcelanato)
    bjo
    ROsana

  2. Oi, Juniézia,
    Sinceramente, não tenho experiência com casas em madeira, mas fiz uma pesquisa na internet e vi frontões de todos os materiais que vc pensar. Inclusive vc pode em uma casa de madeira, ter paredes em alvenaria nas áreas molhadas (banheiro e cozinha). Veja esta casa com a cozinha com frontão de granito : https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/casa-ganha-ampliacao-em-estilo-campestre-e-fogao-a-lenha-na-cozinha
    Já aqui uma cozinha de uma casa de madeira (linda!) com granito e o que me parece ser porcelanato no frontão: http://historiasdecasa.com.br/2015/09/28/casa-na-arvore-capitulo-1-decoracao/#
    E nesta tbém: https://casa.abril.com.br/casas-apartamentos/casa-de-madeira-e-vidro-se-confunde-com-a-mata-ao-redor/
    Então, acredito que com um bom profissional lhe acompanhando vc poderá escolher sem problemas o material que quiser para o frontão.
    bjo
    Rosana

  3. Ola,estamos em obra ,e nossa casa será em Madeira. Gostaria de saber o que usar com Frontão em uma cozinha em Madeira ?
    Obrigada!

  4. Oi, Fátima!
    Atualmente a tendência é colocar somente nas áreas da pia e fogão mesmo, o q tbém é bem mais econômico (tbém para manter e no caso de vazamentos…). Pintar de branco a parte sem o azulejo fica discreto, mas se vc quiser pode tbém colocar uma cor que combine com as cores que usa na sala ou um cinza médio ou um off white tbém fica bonito e é mais fácil de combinar.
    bjo
    ROsana

  5. Olá, estou em obra e quero colocar azulejo metrô branco na cozinha nas áreas da pia e fogao, estou com dúvida se coloco em toda a cozinha e se coloco na parede toda ou somente ate a metade da parede. Minha coZinha será integrada com a sala

  6. Oi, Neide!
    Eu adoro vidro pq acho fácil de manter e difícil de quebrar. Veja em vidraçaria de confiânça qual o melhor vidro (espessura e tipo) e forma de colocar.
    O granito pode ficar pesado, dependendo do tipo e é melhor que não seja claro para evitar manchas
    bjo
    Rosana

  7. Tudo bem, Rosana?
    O que você acha sobre a colocação de blindex ou algum vidro próprio na parede onde fica o fogão cook top?
    Na verdade coloquei pastilhas, mas na epoca não imaginei que fosse tão chatinho pra limpeza. Por isso pensei de colocar um vidro resistente sobre as pastilhas ou colocar uma pedra de granito do fogão até em cima.
    Aguardo resposta. Beijo

  8. Oi Rosângela,
    Isso é o que atualmente está se fazendo – revestimento somente na área molhada. Mas coloque rodapé alto no mesmo revestimento do piso para proteger a parte de baixo das paredes.
    bjo
    Rosana

  9. Boa noite. Eu estou pensando em não pôr revestimento em minha cozinha, só pastilha vermelha em volta da pia e uma pequena facha na parede no qual não vou por armário de parede o que acham e que sugestão me dão!!! obrigada desde já!

  10. Oi, Luciana,
    Como o ladrilho hidráulico normalmente apresenta muitas cores, sugiro que escolha uma delas para a parede.
    abs
    ROsana

  11. Oi Rosana!
    Amooo os posts.
    Escolhi para o piso da minha cozinha um porcelanato que imita ladrilho hidráulico. O que poderia combinar na parede acima da pia e fogão? Bjo com carinho

    Lu Nunes

  12. Eu adoro, Manoella! Coloquei tbém na minha cozinha na parede da pia e ficou ótimo !(fiquei meio preocupada do adesivo não suportar bem a quentura ou a gordura – observe)
    bjo
    Ro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui