Separei soluções para criar uma sala de jantar (ou uma área de jantar) para ambientes do jeito de hoje: Pequenos, muitas vezes integrados à cozinha e área de estar. Observe os detalhes e pequenas ideias. Quem sabe alguma ajuda na decoração da sua sala ?

designdeinterioresJaquelineribeirojantar-pequenaEncostar a mesa retangular em uma parede e colocar espelho nesta parede já é uma solução clássica. Mas dá certo em tantos casos que não podemos deixar de falar.

desiretoinspiremartadelarica-es22033012Aproveitar o entorno da bancada de diversas formas é outra solução bastante vista e também funciona bem, criando espaços onde parece não haver. É importante observar que a altura da mesa é normalmente abaixo da bancada (por volta de 75 a mesa e 90/95cm a bancada. Não esqueça que deve haver espaço confortável para as pernas abaixo da mesa.

micasa-campo32_7achadosgCriar um formato inusitado para a mesa às vezes é a única solução para ter uma boa circulação. Não deixe de pensar nisso.

cvogue decor_do_dia_2014_03_13Bancos  permitem que mais pessoas ocupem o espaço e podem guardar objetos pouco usados nos assentos quando são como estes. Atenção para os pés da mesa. Em geral, esta combinação funciona melhor com pés centrais, o que facilita o entra-e-sai do banco.

copa arquitrecos via coco+kelleyOs americanos booths são este tipo de banco que também economizam espaço. Para maior conforto prefira assento e espaldar acolchoado e mande fazer o espaldar (que é a parte que as suas costas encostam) inclinados como estes – veja que parte inferior é mais larga que a superior.

comprandomeuapeApartamento45m2_5Se você precisa ter 4 lugares na mesa e o espaço é apertado, consiga mesa estreita (60 cm de largura dá para 2 pratos) e cadeiras pequenas tanto na largura quanto na profundidade, que os assentos de todas “entrem” abaixo da mesa. Assim, ao menos quando não estiverem sendo usadas não atrapalham a circulação. Veja também se uma mesa redonda pequena não resolve melhor.

casaejardim300Esta é outra sala que usa os bancos. Desta vez com mesa de pé central, que facilita a movimentação no banco. Banquinhos pequenos no outro lado podem ser retirados quando não estiverem sendo usados.

08-apartamento-de-63-m2-com-paredes-pretas-e-estampadasMuito bonita esta área de jantar que usa “pedaços” de espelho na parede atrás das cadeiras (um efeito que acho mais bonito que o espelho inteiro e ainda permite, no caso de quebra, que se troque somente a parte quebrada. Nesta posição, o espelho aumenta a área para quem olha da sala de estar). Mas isso pode ser um pouco inconveniente para algumas pessoas, que quando sentam nas cadeiras da frente ficam se vendo no espelho. Outro cuidado deve se com a proximidade das cadeiras à parte espelhada. Uma solução para evitar estas duas questões seria colocar o espelho a partir de um pouco acima do olhar de quem está sentado.

319010_340279362735032_1431939270_nOutra solução com banco, neste caso bem simples, e usando mesa de vidro e cadeiras de acrílico. O que gostei muito foi a divisória que pode ser feita com cortes de tubos de pvc, por exemplo, e o espelho que trouxe luz para o espaço.

33-salas-de-jantar-projetadas-por-profissionais-do-casaproNesta sala a iluminação atrás do espelho e as cores usadas sofisticaram a área. Cobre, madeira e tons terrosos nos tecidos aliados ao cinza prata das paredes formaram uma combinação de muita classe.

31-cozinhas-para-amarOutra mesa acoplada à bancada, com pé central e banco em uma das laterais.

04-apartamento-decorado-pequeno Outra vez a dupla mesa/espelho, mas com a diferença que a mesa é comprida e estreita. A posição do espelho procura aumentar visualmente a sala e a circulação ficou ótima, mas como escrevi acima, esta é uma solução que incomoda muitas pessoas, que não gostam de jantar se olhando no espelho. Fora isso, o espaço foi bem usado.

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, CasaeJardim, comprandomeuape, arquitrecos, CasaVogue, AchadosdeDecoracao, desiretoinspire e Jaquelineribeiro

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Renata!
    Exatamente estas eu não sei, mas posso lhe dizer que não é difícil encontrar similares (principalmente com pés em madeira) pois pesquisei no google o seguinte: “cadeira jantar pequena pés metal venda” e encontrei diversas com preços bem diferentes
    bjo
    RO

  2. Você tem muito bom gosto, todos os ambientes estão bonitos. Parabéns!
    Na sexta foto, há um ambiente com mesa para 4 lugares, e 4 cadeiras brancas estreitas bem charmosas.
    Você saberia informar que cadeiras são essas? Onde encontrar?
    Obrigada!

  3. OI, Leonice,
    Me parece que ela tem de 1,80 a 2,00 metros de comprimento (considere o mínimo de 60 cm para cada assento) por 90 de largura.
    abs
    ROsana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui