O Verão está chegando, gente! E como ele, aquele calorão que te faz suar rios ou gastar rios de dinheiro com ar condicionado, lembra ??? Pois então, falei em 2011 sobre como diminuir o calor dentro de casa (aproveite e leia AGORA! Eu espero ! ) e vou falar um pouco mais aqui.

1) Cobertura Branca e Vidros Especiais  – Os tetos brancos refletem até 90% da luz solar que incide sobre a casa, diminuindo o calor lá dentro. Você pode usar para isso: Substância acrílica, manta líquida , Tintas especiais, Resinas, etc  – Desde 2011 surgiram inúmeros produtos no mercado (alguns deles:  Tinta térmica da Renner, Isolante térmico da Albedo, a Biotherm da Biomassa, a Telhafria da Mactra,  a EcoTelha da Sherwin Williams etc. etc.). São muitos produtos! É só você escolher o que melhor atende o seu caso e também mão de obra capacitada para isso. Vale a pena. Além disso temos hoje vidros duplos ou reflexivos, películas específicas para impedir o calor de entrar e vidros especiais para proteção solar (como os da Cebrace, por exemplo)

ilha_de_santorini2) Se está construindo ou reformando, mantenha o pé direito (distância do piso até o teto) o mais alto que puder – Assim haverá mais espaço para a movimentação do ar.

 casaedecor3) Diminua o uso ou retire tapetes – Eles acumulam calor. Se quiser mantê-los, se possível, troque-os por peças em tecidos claros e finos.

 cliquefacil tapetes e carpetes 4 decoracaoeideias sala-refrescada-9

4) Cuide muito bem de árvores que tenha no quintal ou perto de casa. Movimente-se para defender a derrubada de árvores do seu bairro. A diminuição assombrosa das  áreas verdes das cidades está aumentando muito a sensação de calor nelas.

 umasuavebrisaarvore na rua 0513 1

5) Seus pets também sentem calor – Dê-lhes bastante água resfriada, não passeie com eles nas horas mais quentes, evite focinheira fechadas, não os deixe dentro dos carros, aumente a frequência de tosa dos seus pelos, tenha uma área sombreada e arejada para eles, deixe-os deitar em piso frio e se ele começar a ofegar, dê um banho frio ou molhe o seu corpo.

beatyrock cachorro-calor 6) Se puder, crie saídas de ar na parte superior das paredes ou no teto. O ar quente sobe, por isso aberturas no alto funcionam muito bem para retirar o ar quente de dentro de sua casa e dar espaço para o ar mais frio.

luminar janela1335315 reformareformabasculanteCozinha

7) Brise-soleils bem posicionados – na frente das paredes que recebem sol da tarde, principalmente – ajudam muito..

arquitetando8) Madeira e pedras nas paredes externas da casa também ajudam – Elas não são boas condutoras de calor

asmaisbelascasasa11

Fontes das fotos: CasaeDecor, Apolo11, umasuavebrisa, beautyrock, reformareforma, luminar, ArquitetandoOficina e Asmaisbelascasas

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui