Quando você está construindo, reformando ou decorando seu banheiro ou quarto você pensa na sua maquiagem? Se não pensa, repense! O resultado da maquiagem depende muito da iluminação do local onde ela foi feita. Veja algumas dicas para criar o seu espaço ótimo para uma maquiagem perfeita!

BrabourneFarmHB-1

1) Sempre que possível, tenha luz natural – Quando você sair à rua, a luz que vai iluminar seu rosto (se não for à noite, claro!) é a luz do sol. E a luz artificial, ainda mais as fluorescentes mais baratas, não reproduzem de forma fiel as cores vistas quando há luz natural. Portanto, ou o espaço onde você faz sua maquiagem tem luz natural ou você dá os últimos retoques em algum lugar que a possua.

inandoutdecorouzzz

2) Sempre use lâmpadas com ótima qualidade de IRC – (E o que é isso, Rosana???? rs!) – IRC é a sigla para”Índice de Reprodução de Cor”. O IRC da luz do sol é 100. E qualquer índice abaixo de 90 já é o bastante para você notar a diferença nas cores.

cri

Este exemplo eu achei no site da Golden e fica bem mais claro o quanto o IRC modifica a visão da cor. Imagine que se maquiando com uma lâmpada de IRC 60, na luz natural esta maquiagem estará bem mais forte e as cores diferentes do que viu… Desastre na certa!

As incandescentes, cada vez menos vendidas e usadas, tem um IRC ótimo, por volta de 100. Mesmo assim, não reproduzem tão bem as cores frias. Mas isso passa quase imperceptível.

achadosbancada 5

As halógenas também tem IRC fantástico e reproduzem bem tanto as cores frias quanto as quentes… O problema é que as danadas esquentam muito.

comprandomeuape pent1

Já as fluorescentes e LEDs variam seu IRC de modelo para modelo (IRC de 70 até 85, sendo que as LEDs mais caras vão além, até 95) . E, claro, quanto mais caras, melhor o IRC. Além disso, as com luz branca azulada, reproduzem pior as cores quentes.

sadiconsati Luz-024-217x300

Então, já viu que o negócio é misturar, certo? Um banheiro precisa de luz difusa que não produza sombra e ilumine bem. Mas se você faz sua maquiagem nele, deve acrescentar lâmpadas neutras (4000k) de alto IRC (igual ou maior que 90) na área onde faz sua maquiagem, além de idealmente, ter alguma fonte de luz natural para melhorar mais ainda a história

comprandomeuape9347-2

3) Posicione a iluminação à frente do seu rosto – Seu rosto deve ser iluminado frontalmente para não ter sombras. Podem ser halógenas com filtro fosco (para não ofuscar), mas vão esquentar… então, melhor ainda LEDs de alta qualidade (IRC e R9 altos seria fantástico – mas são caras!). A melhor luz é a neutra – nem branca azulada nem amarela. Você pode escolher arandelas com vidro ou filtro leitoso nas duas laterais do espelho ou fazer a iluminação do tipo camarim – óbvio que ela é ótima, porque ilumina por igual – com LEDs de alta qualidade, porque você não quer ver sua maquiagem derretendo no calor, certo ?

chandelierlux inspirac3a7c3a3o-13

Fontes de Pesquisa: Sites das Philips e  Golden e http://www.sadiconsati.com/beleza/luz-para-maquiagem/  , http://chandelierlux.wordpress.com/2012/08/05/iluminacao-para-area-de-maquiagem/

Leia mais sobre maquiagem, fotos, flash, etc. aqui: http://www.portaldamaquiagem.com.br/magazine/backstage/entenda-como-a-iluminacao-pode-influenciar-na-maquiagem

Fotos de: AchadosdeDecoracao, chandelierlux, sadiconsati, inandoutdecor, BrabourneFarm e Comprandomeuape

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Carlos (ou Renato??)
    Para reprodução das cores, sim. O IRC é que mostra a capacidade de boa reprodução das cores (o IRC da luz solar seria 100%) . As as temperaturas de cor muito baixas e as muito altas reproduzem em geral mal as cores, mas o IRC é a verdadeira medida que informa isso. Um IRC acima de 85% é ótimo. 80 a 85% dá para conviver.. Para maquiagem compre o maior IRC que encontrar.

    Eu sugiro que use luzes branco neutro ou luz do dia no teto e led amarelo com IRC alto – 85% nas laterais do espelho (Qto maior o IRC mais cara é a a Lâmpada) . Assim vc quebra um pouco do amarelo com o branco e um pouco do branco com o amarelo, As lâmpadas nas 2 laterais não vão formar sombras se estiverem exatamente na altura do rosto (um pouco acima até um pouco abaixo).
    Se for possível ter uma janela que receba iluminação natural tbém seria bom.
    abs
    ROsana

  2. Prezada Rosana,

    Obrigado pela ajuda! Então o mais importante é saber qual o IRC da lampada, independente da temperatura? Estou fazendo este projeto para a minha esposa. Além das duas luzes laterais me indicaram uma frontal na parte de cima para nao dar sombra. Minha maior dúvida é se compro led amarelo ou neutro.

  3. Oi, Renato,
    14 w em led é mais que 100 w incandescente. Eu acho muito. Talvez uns 9 w seja o bastante. Qto à temperatura de cor 4000k é o branco neutro. Não é ruim se o IRC dela ( Índice de Reprodução de Cor) for de 90% .
    abs
    Rosana

  4. Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida. Estou pensando em colocar dois perfis de led (altura 99cm X 8cm largura) nas laterais do espelho do banheiro, lados direito e esquerdo. Minha dúvida é a potência da fita de led para não ofuscar a visão e também quantos kelvin de iluminação. Me ofereceram de 14w com 4000k. O que me indica?

  5. Oi, Carlos,
    As fitas de led são usadas em geral para iluminação indireta / decorativa. Não tem potência para iluminar bem uma atividade como a maquiagem.
    abs
    Rosana

  6. Olá Rosana,
    muito legal esse post !

    Estou com uma dúvida em relação as iluminações por fita de LED feitas em volta do espelho. Elas são suficientes para fazer maquiagem ? EU tenho a sensação que são mais decorativas, mas queria confirmar.

    Obrigado !

  7. Olá Rosana!

    Ótimo post como sempre! Muito bem explicado!
    Conheci o seu blog pelo G+ e venho acompanhando seu excelente trabalho desde então!
    Muito sucesso pra você querida!

    Bjs!

    Luciana Pessoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui