Há uma tendência forte de ambientes usando somente cores neutras. E a ideia de que os neutros são tão fáceis de combinar que “tudo dá certo quando tudo é neutro”. Mas não é bem assim.

Em primeiro lugar, muitos de nós, inclusive eu, chamamos de neutra uma variável enorme de cores. No sentido mais estrito, neutros são somente o branco, o preto e todos os cinzas decorrentes da mistura destas 2 cores, que também tecnicamente nem são cores, mas isso é outro assunto. O cinza puro não é uma cor quente nem fria. É neutra.

neutrotendecinza

Mas ao misturarmos o cinza com outras cores criamos uma paleta imensa de novas cores que, devido ao cinza, diminuem sua “força” ou presença, o que faz com que acabem sendo mais fáceis de harmonizar com cores mais vivas e de presença forte.

Além disso, muitas vezes cores que existem na natureza, como a da maioria das madeiras naturais, terras e até azuis, acabam sendo tratados como “neutros” ou chamados assim. Não estou dizendo que isso é o correto, mas sim que é usual.

neutrosazulverdevermelhoamarelocinzaExemplos de cores que muitas vezes chamamos de neutras. Em geral, misturas de uma cor e cinza.

Por isso, ao combinar neutros devemos sim, ter cuidados que dependem do seu objetivo:

1) Combinação de neutros sem contraste:

neutrotente1

No quadradinho acima, há neutros tendendo para o bege, azul, vermelho, verde e um cinza puro. Todos similares em seus tons, sem criar um contraste claro/escuro forte.  Bom para ambientes onde se deseja tranquilidade, mas temos que nos preocupar com a apatia q este tipo de combinação pode trazer. E usando neutros com cores base diferentes, como neste caso, é importante testar as cores pois, mesmo neutras, podem não combinar.

sitededecoracaosala-decorada-em-tons-neutros-com-lareira

Nesta sala, retirando a moldura do espelho, o vaso na mesa e a almofada listrada, há o uso de neutros tendendo para o verde, vermelho, amarelo e cinza sem grande contraste entre eles. Veja a importância destes elementos mais fortes e das diversas texturas usadas (vidro, prata, espelho, tecidos brilhantes, etc) para o interesse deste ambiente.

2) Neutros com contraste:

Se seu objetivo for um ambiente com mais presença, mesmo usando neutros, use-os mais claros e outros mais escuros. O Contraste aumenta o interesse.

dcoracao studioroca-apartamento-RJ-4

Nesta sala, o forte contraste do preto e branco, além do uso de neutros avermelhados (parede), acinzentados (piso) e da madeira mostra que um ambiente pode ser “forte” praticamente só com cores neutras.E, novamente, usando neutros com cores base diferentes, é importante testar as cores pois, mesmo neutras, podem não combinar.

3) Dois da mesma “família” :

Neutrotente4

Uma forma de facilitar a combinação dos neutros é usar cores diferentes da mesma “família”, isso é: Veja que neste quadradinho usei 2 tons de neutros tendendo para o marrom  e 2 tons de neutro tendendo para o azul, além de um tom de neutro tendendo para o vermelho. Quando você deseja combinar revestimentos  diferentes no banheiro, por exemplo, usar neutros da mesma “família” facilita muito a harmonia.

quarto casa cor curitiba 2009 Helena Rolin Leticia de moura e andreia rocha casa-neutro1g

Neste quarto, da Mostra Casa Cor Curitiba de 2009 (Helena Rolin, Leticia de Moura e Andreia Rocha), tons mais claros e mais escuros de neutros tendendo para cinza e para rosa, com o toque da madeira – neutro tendendo para marrom – do piso.

funciona naofunciona1

Aqui veja 2 exemplos de combinação de revestimentos chamados neutros: o 1o. usa 2 neutros tendendo para o marrom e o segundo usa um tendendo para o marrom e outro tendendo para o rosa(vermelho). Apesar de serem 2 neutros, a segunda dupla não fica bem, não combina. E o pior, os fabricantes chamam todas estas cores de “bege”.

4) Todos da mesma “família”:

neutrotente5

Seria quando, além de usar só neutros, você usa todos eles derivados da mesma cor, criando uma monocromia, que pode ser muito harmoniosa. Neste caso, para evitar monotonia, o ideal também é variar bastante as texturas usadas no ambiente (veja sobre texturas aqui).

quarto-ark-arquiteturablogspot

Neste quarto foram usadas cores neutras baseadas todos no marrom

Gostei de fazer este post! Guarde estes quadradinhos, eles podem lhe ajudar.

neutroscombinacoesE Fotos: ark-arquitetura, CasaCor, sitededecoracao, casaabril

7 COMENTÁRIOS

  1. Oi ,Carla,
    É difícil. Madeira clara ? Madeira escura ? Enfim… E os móveis?
    Somente com esta informação não consigo lhe dar uma resposta boa…De qquer forma, se a casa é pequena e a iluminação não é ótima, opte por cores claras e neutras.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Rosane
    O rack pode ser de diversas cores pq marrom e cinza são neutros. Eu posso sugerir: Madeira clara, branco, bege… Se quiser impactar, verde, azul, amarelo, vermelho. Todas estas cores ficariam bem com marrom e cinza.
    bjo
    Rosana

  3. Manuela,
    Sou também do seu time! Até gosto de ver ambientes neutros bem decorados, mas a minha casa é cheia de cor, não tem jeito! rs!
    Obrigada!
    bjo
    Rosana

  4. Concordo com vc, Rosana! Não é tão fácil assim usar cores neutras num ambiente pq o risco de ele ficar completamente monótono é muito grande (vejo isso acontecendo muito em alguns decorados de construtoras).
    Esse esqueminha que vc fez de como usar as cores “neutras” foi bastante preciso e vai ajudar muita gente, sem dúvida nenhuma. Eu, particularmente, sou mais do time de “quanto mais cor, melhor”, mas essa minha ousadia já são outros 500 rs 😉
    Um grande beijo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui