Você imaginou, planejou e encontrou a melhor forma de distribuir seus móveis, equipamentos, acrescentar algumas luminárias. E vai partir para a reforma, certo (a) que vai ser simples – afinal, não vai quebrar paredes, é só uma reorganização, certo? Pode ser um pouco mais complicado…

02-apartamento-de-57-m2-e-repleto-de-solucoes-simples-e-funcionais

Você mudou a posição da mesa de jantar ou colocou uma onde não havia e pensou em uma linda luminária acima dela ?

interiorphotos A33F4658883FD

Quer acrescentar máquina de  lavar louça, uma iluminação legal acima do fogão, mudar a posição do micro-ondas ?

achados artcafe_bg-bedside-bookshelves

Ou está apaixonada (o) por aquelas fitas de led e quer colocá-las no seu quarto para dar um clima romântico? Talvez tbém acrescentar um ar condicionado porque este calor está de matar ?

Pois bem, para realizar seu objetivo – tão simples – há outro planejamento que é necessário: Como fazer estes acréscimos de iluminação e energia funcionarem?  Sei que você vai contratar alguém para fazer isso e não precisa ter conhecimento sobre o que é preciso fazer. Mas saiba que estas pequenas mudanças envolvem, muitas vezes, mais do que  vc pensou em termos de tempo, gasto e bagunça na casa. E às vezes este “mais” é “muito mais!”. Vou explicar melhor:

Quando sua casa foi construída, houve um projeto de elétrica, que é um estudo onde se define o máximo de energia que sua casa vai gastar, a quantidade e posicionamento de tomadas, pontos de luz e interruptores e como estes vão funcionar (que interruptor acende que lâmpada, que tomadas e fios devem ser usados para os equipamentos, etc, etc).

eletricidade-projeto

Este é um desenho bem simples do tal projeto de elétrica

Acho que você já percebeu onde se meteu, não é ? Ao acrescentar um abajur vc precisa de uma tomada próxima para acendê-lo; Um ar condicionado precisa de uma instalação específica para ele, mais “forte” que a tomada do abajur e, algumas vezes,  sua casa simplesmente não suporta energizar mais eletrodomésticos do que já tem e o projeto vai ter que sofrer mudanças maiores.

Não quero lhe deixar preocupada (o) demais: Para acréscimo de pontos de luz e tomadas simples, em geral só é necessário fazer a ligação destes à instalação que você já tem. Pode fazer mais sujeira do que vc imaginava e talvez vc tenha que repintar uma parede, refazer um revestimento… Algumas vezes nem isso é preciso.

MAS se vc vai acrescentar equipamentos que necessitam de mais energia, como ar condicionado, máquinas de lavar, geladeiras, freezer e PRINCIPALMENTE se seu apartamento é antigo, é recomendável contratar um profissional para observar toda a instalação e não que somente coloque o equipamento e vá embora, lhe deixando com problemas de queda de energia que você não sabe porque estão acontecendo.

O bom é que hoje com os avanços da tecnologia, muitos equipamentos usam menos energia, mas mesmo assim, talvez a distribuição dos circuitos precise ser refeita (pelos disjuntores da sua casa vc percebe a distribuição da energia). Colocar um ar condicionado a mais pode sobrecarregar um deles – este exemplo é simplificado).

Portanto, fique ligado (a)! Energia mal distribuída ou sobrecarga causam muitos transtornos e diminuem sua segurança. Procure profissionais competentes (eletricistas capacitados e engenheiros elétricos no caso de grandes mudanças)

Fotos dos sites e blogs: Casa Abril, interiorphotos, Achados de decoracao e FazFacil . Vc pode ver mais sobre este assunto aqui: http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/o-projeto-eletrico/

2 COMENTÁRIOS

  1. Por mim, casa poderia ser simples igual Lego: teve uma ideia no meio do caminho? Não tem problema! É só mudar as pecinhas de lugar. Infelizmente não é e, para evitar ter a reforma atrasada ou as paredes remendadas, melhor planejar beem, detalhe por detalhe.

    abçs!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui