E lá vamos nós iniciar uma nova série, que estou chamando de “Complementos da Decoração”. Aquelas coisas que não são essenciais, mas tem funcionalidade e completam a decoração. Ah, vcs entenderam, não é ? Cortinas, Tapetes, Mesinhas auxiliares, etc. Então, vamos começar pelas cortinas.

1) Como pode ser instalada? Gente, de tanto jeito! Dá uma olhada:

instalacortina1

1) Com a parte superior atrás de um bandô (ou sanefa). Boa opção para esconder o trilho ou varão quando vc não tem forro de gesso  2) Com a parte superior escondida em um vão (chamado cortineiro embutido) deixado ao fazer o forro de gesso 3)  Bandô logo acima da abertura da porta. O bandô pode ser de mdf, madeira, pvc, tecido,etc 4) Cortineiro de mdf ou madeira.

instalacortina2

1) Trilho exposto 2) Varão com cortina de ilhoses. A peça que faz a terminação do varão chama-se ponteiro 3) Neste modelo, o varão passa por dentro de uma dobra da cortina. Só aparece a bolinha em metal do ponteiro  4) Varão com cortina de pequenas argolas  5) Varão com cortina de ilhoses 6) Varão com cortina de argolas grandes.

instalacortina3

1) Trilho no teto com cortina com rodízios (que são peças com rodinhas para a cortina correr no trilho) 2) Varão com cortina de argolas 3) Outro varão com cortina de ilhoses 4 e 5) Varão com cortina de tiras ou alças do próprio tecido.

Mas perceba que  os suportes são 2: O Trilho ou o Varão

detalhecortinas

E temos diversos tipos de trilhos e varões (simples, duplo, reto, curvo…) que podem ser presos ao teto ou à parede.

2) Quais são os tipos de cortinas? Vocês já viram muitos aí em cima, mas vou falar de todos no próximo post da série. Veja ele aqui!

                       Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, Natalianoleto, CasadaideaInmary 

4 COMENTÁRIOS

  1. OI, Marlene,
    Eu não sou expert, mas minha mãe era costureira de primeira e sempre cortava pelo fio. Será que seu varão está torto? Ou, o mais difícil, o piso ter caimento? Vc lavou o tecido? Será que ele encolheu de forma irregular? Observe isso. Caso os 2 estejam ok, considero que é melhor deixar a lógica para lá e cortar de forma que a cortina fique reta com o piso… Tem coisa que a gente não entende, né?
    bjo
    Rosana

  2. Estou fazendo cortina para minha neta ! Cortei tudo no fio! O tecido é linhão! Qdo vou fazer a barra , medindo certinho , ficou todo torto em baixo ! Agora tenho q fazer a barra sem obedecer o fio ! Tenho outra solução???

  3. Rosangela,
    Minha sugestão é comprar em lojas reconhecidas (fortaleza, são carlos, santa mônica, domdaqui, etc)e/ou especializadas. Sugiro tbém comprar em lojas físicas, de forma que vc possa ver o produto.
    Produtos importados tem que ter muito cuidado com a garantia de ser um produto original. E, novamente, lojas conhecidas são as mais seguras.
    abs
    Rosana

  4. Boa Tarde Rosana.
    Adoro seu blog. Me encantam suas dicas, além de lindas são muito úteis e funcionais para quem mora em apertamento como eu.
    Estou pensando em colocar um tapete fio de seda em minha sala de estar.
    Poderia me dar uma dica de um tipo que seja de boa qualidade?
    Os importados chineses são bons?
    Agradeço a atenção. Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui