Algumas vezes o quarto nem é tão pequeno, mas a  cama é king. Em outras, até acontecem as duas coisas e então fica impossível mesmo ter criado mudo móvel de cabeceira (*) . A pior situação é aquela em que o quarto é tão mínimo que mesmo a cama padrão não permite um móvel de cabeceira (que dirá dois!). Situações cada vez mais corriqueiras que merecem uma seleção de 15  ideias interessantes e inteligentes para resolver ou contornar este problema.

criado mudo no quarto pequenoMóvel de cabeceira que faz parte da cabeceira estendida, luminária de pé ou de parede, mesinha redonda ou oval, no lugar do  uma simples prateleira como móvel de cabeceira.

(*) – Agora descobri a triste história atrás desse nome – criado-mudo – e estou mudando o termo nas postagens mais atuais do blog. Nessa não posso mudar em alguns pontos por questões técnicas. Mas ele não será mais usado nas novas postagens. Para vc que não sabe: Na época da escravidão no Brasil, havia escravos que ficavam de pé, ao lado da cama, segurando itens como copo d’água e roupas. Muitos tinham de ficar imóveis por longos períodos ou tinham suas línguas arrancadas, para não falarem. Quando surgiu a mesinha (ou móvel) de cabeceira, ela ganhou o nome criado-mudo para que houvesse diferenciação entre o móvel e os escravos. E assim ficou… até agora! (veja aqui)

criado2Se não dá para um móvel de cabeceira e a cama vai ficar encostada na parede, acrescentar um nicho estreito entre a cama e a parede é super legal pq afasta seu corpo da parede (que pode ser fria) e ainda serve como um mínimo móvel de cabeceira. E nichos retangulares “deitados” ou “em pé”  ainda podem guardar um livro, remédio, etc. Quando a cama está encerrada entre 2 paredes o negócio é usar as paredes! E olha a mesinha em meio círculo, que ideia diferente!

criado3Móveis bem estreitos existem para se tornarem móveis de cabeceira de quartos pequenos, fique atento (a) ! E ter um nicho fechado ou uma gaveta abaixo da prateleira-móvel de cabeceira ajuda muito e não ocupa espaço além do já ocupado pela prateleira.

criado4Outra opção quando não há espaço para o móvel de cabeceira é colocar na cabeceira um móvel estreito, que pode até guardar algumas peças de cama… Outra coisa que não ocupa espaço e é super útil é um espelho ao lado da cama. E veja a última foto, o móvel de cabeceira é uma prateleira que fica no canto da parede. Se ela for arredondada pode ocupar melhor ainda o pequeno espaço.

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, CasaVogue, Decor8, Fancy, smallplacestyle, VidaeEstilo, 1-Kindesign

14 COMENTÁRIOS

  1. Minha cama ocupa toda a parede não tem espaço para o criado e ela tem cabeceira almofadada meu quarto e triangular me ajude não sei como fazer?

  2. Oi, Renan!
    Na cama de solteiro não tem regra.. Fica do lado que ficar melhor para vc!
    Obrigada!
    bjo
    Rosana

  3. Oi, Izabela,
    Vc pode usar somente um sim (é chato, mas às vezes é a única solução). Pode pensar tbém em colocar nem que seja uma prateleira estreita se houver espaço no outro lado para que a outra pessoa na cama tenha um pouco mais de conforto… Mas cuidado para não atrapalhar a movimentação da pessoa na cama ou ao deixar e levantar.
    bjo
    Rosana

  4. Olá adoro suas dicas!Tenho uma dúvida, só tenho espaço para um criado mudo,posso usar só ele ou só fica legal usar dois? Obrigada

  5. Oi, Edilene,
    O ideal é que ele seja mais ou menos na mesma altura, isso por uma questão de conforto mesmo.
    bjo
    Rosana

  6. Rosana, acredita que vou aproveitar essa ideia para minha super mini varanda no meu jájá entregue apê!! Menina vão me entregar uma varanda tão estreita que quase compromete minha intenção de fazer cantinho da leitura nela!! ^-^’
    Obrigada por colaborar com a gente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui