Descobri agora que nunca falei sobre closets aqui… Falha minha! Vamos resolver isso agora!

A questão é que, com os apartamentos cada vez menores, ter uma cama queen já é um desafio. Imagine um closet ? Bem, eu não sei se em um quarto 3 x 3m (o que já é grande para a maioria dos empreendimentos atuais) vale realmente a pena ter um closet. Uma amiga minha fez isso:

quarto3x3closer

Ela encostou a cama na parede, acrescentou uma parede de gesso e uma porta sanfonada logo na entrada do quarto No fundo do mini-closet (aquela parte com 60cm) ela colocou uma porta com espelho e dentro, os sapatos. O guarda-roupa não tem portas (só coloquei para facilitar meu desenho). Afinal, com 50 cm de profundidade, não dá para ter porta de correr. Fez uma bancada com 1,80 para o computador, penteadeira e cômoda, tudo junto…   Mas eu fiquei em dúvida se: 1)  A parede seria desnecessária se o guarda-roupa estivesse no lado direito. Assim, o fundo dele já funcionaria como divisória, ganhando-se 10cm (super importantes!)  2) Não era melhor ela ter desistido deste mini closet e  feito  um guarda-roupa “normal”… Iria ter mais espaço livre, um guarda-roupas mais profundo, com porta de correr e ventilação, concorda ???

De qquer forma, se vc é o (a) feliz possuidor(a) de um quarto um pouco maior, vão aí dicas para fazer um closet com pouco espaço:

minhacasaminhacara closet

1) Os sapatos podem ter diversas soluções: A acima é uma delas, mas no caso do closet ser um corredor estreito somente, o ideal é que neste lugar exista um espelho e que os sapatos tenham um espaço na parte inferior de todo o móvel, por exemplo.

2) Se só há espaço para um lado, use o outro para colocar ganchos e pendurar bolsas, cintos, echarpes, etc.

construindoDOTorg closet-pequeno-3

3) No mínimo, 60 cm de espaço livre para uma pessoa usar o espaço a casa vez. Se 2 quiserem usar juntas, com 60 cm, prepare-se para o stress (rs!) .

4) Além da iluminação (aposte em fitas de led nas prateleiras) é importante a ventilação, mesmo que seja pelo forro. Se não houver jeito, tente manter a porta de entrada aberta por grande parte do tempo. Entra poeira ? Provavelmente, mas suas roupas vão respirar.

5) Na parte superior é claro que vc deve colocar o que usa pouco.

6) Prateleiras são legais para guardar roupas dobradas, mas não adianta uma pilha enorme de roupas que vai cair toda hora que vc pegar uma. Uns 30 a 40 cm entre prateleiras para roupas dobradas é o bastante.

mistersabido closet-planejado-05

7) O Closet deve ser pensado para se adequar às suas necessidades. Este aí, por exemplo, só tem (milhares de) sapatos, bolsas e cintos. Sei lá onde estão as roupas… No caso de pessoas normais, como nós (rs), a organização do lado esquerdo seria outra, com as divisões para cabideiro, gavetas, etc. Por isso no planejamento do closet é muito importante considerar a quantidade de coisas que lá vai ser guardada  folgadamente. Se você tem 20 sapatos pense em 25.  Importante tbém é o estilo dos seus sapatos (rasteirinhas, saltos altos e botas ocupam espaços totalmente diferente!  Se tem vestidos longos, há que se pensar em como guardá-los corretamente.

nataliabarroso SL4bpt_c

8) Móveis sob medida são caros, mas fazem milagre!

9) Gavetas devem ficar da altura da cintura para baixo e abuse daquelas divisórias internas para manter a organização.

10) Falar em organização: Quando vc tem um closet, tem que ter organização! Isso é essencial. Ou vc vai quebrar o closet de raiva quando revirar todo ele para achar uma peça de roupa. Para facilitar, gavetas com frente que permita ver o que há dentro são ótimas!

Enfim, eu acho o seguinte: Em um quarto pequeno avalie bem se vc realmente precisa e ficará feliz com um closet. Eles são caros, necessitam de cuidados e exigem organização. Pense bem!

Fotos dos sites e blogs: nataliabarroso, mistersabido, construindo e minhacasaminhacara

36 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Luciene!
    Este modelo exato vc não deve encontrar. Até dei uma pesquisada mas não achei. Ele deve ter sido feito especificamente para este ambiente.
    abs
    rosana

  2. Oi, Jessica,
    Não tenho fotos, mas dentro há este espaço para roupas que, na verdade, coloquei no desenho como se tivesse porta para facilitar o desenho, mas não há portas. A divisão interna, que me lembre, mais ou menos igual à divisão interna deste guarda-roupa: https://www.americanas.com.br/produto/26868532/guarda-roupa-salvador-2-portas-de-correr-sem-espelho-branco-mezzanine-moveis?cor=branco
    Na parede à frente só há ganchos para colocar bijou e na parede de fundo há um espelho. Tem tbém uma iluminação de uma ponta a outra no meio
    bjo
    Rosana

  3. Olá boa noite esse projeto é da sua amiga de quarto 3m por 3m vc não conseguiria mais fotos do closed Dela por dentro pra ver como ficou pq o quarto dela exatamente igual o meu. Eu iria Amar♥️
    Ahhh adorei o post e seus conteúdos.

  4. Priscila,
    Depende do que vc já tem, da posição de janelas e portas e do tamanho do closet que vc deseja. Se quiser, mande fotos e medidas (ideal seria a planta) do quarto ([email protected]) que te respondo com certeza.
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Claudia!
    Para lhe responder isso de forma satisfatória e que realmente servisse para o seu ambiente, seria preciso uma consultoria ou um projeto. Cada caso é um caso, pois temos a questão da posição de portas e janelas e dos móveis hoje existentes, além de possíveis detalhes de paredes, elétrica, enfim… É necessário um estudo.
    Se estiver interessada, me escreva e envie a planta ou um desenho com as medidas e posição de portas e janelas, além de fotos do ambiente, se possível. O e-mail é [email protected]
    aguardo
    bjo
    Rosana

  6. Oi, Kamilly,
    É impossível dizer. Depende de muita coisa… O melhor é vc procurar um marceneiro ou uma loja e pedir orçamento.
    bjo
    Rosana

  7. Oi, Tay!
    Isso é um projeto. Caso esteja interessada em um orçamento, escreva para [email protected] e envie a planta (ou medidas das paredes mostrando a posição de portas e janelas) e se possível, fotos, ok ?
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui