Atualmente a maioria dos imóveis tem um só ambiente que é sala de estar, sala de jantar, hall e algumas vezes, office. E é necessário pensar em cada centímetro para conseguir que todas estas funcionalidades caibam no espaço. Selecionei 10 dicas para você conseguir isso na sua casa. Pode ser que não consiga usar todas, mas este post vai lhe dar boas ideias.

01-sala-pronta-para-receber-os-amigos-e-torcer-na-copa-do-mundoJá falei 500 vezes e provavelmente mais 500 virão: Principalmente em ambientes pequenos, prateleiras, nichos, instalar móveis ou bancos presos às paredes, aumentam bastante o espaço útil.

02-banheiro-criou-uma-sala-mais-iluminada-no-apeEstreitos porque prejudicam menos a circulação e aéreos porque quanto mais vc vê o piso mais o ambiente parece maior.

02-marcenaria-sob-medida-faz-milagre-em-apartamento-de-apenas-25-m2Divisórias estreitas e vazadas guardam objetos e aumentam sua privacidade, sem diminuir a luminosidade nem a circulação de ar.

03-ape-de-58-m2-ganha-marcenaria-pastilhas-e-itens-recicladosEm ambientes pequenos móveis sob medida bem projetados ajudam a aumentar a área útil. E se tiverem múltiplas funções (aparador, espaço para refeições, minioffice, etc), fazem milagre!

ap903 40sq-4Veja o tamanho da mesa e sofá nesta sala. Eles são compatíveis com o espaço. Sofás com braços finos ocupam menos espaço e permitem maior número de assentos ou maior conforto. E mesas redondas podem ter mais assentos que mesas retangulares gastando a mesma área.

studioecasa 04090421As “salas-corredor” muitas vezes não permitem mesas de centro. Mas elas são necessárias para apoio de xícaras, copos, bandejas, etc. Uma boa solução é puxar o sofá 15 cm à frente e colocar uma prateleira atrás (que pode ter até um móvel estreito abaixo para guardar coisas pouco usadas).

jeitodecasa 725a204bbacb51b7Veja nesta sala os nichos iluminados com objetos de decoração. Aproveite a ideia, procure “dentes” nas paredes e veja se não é possível colocar prateleiras ou até armários fechados (se a profundidade permitir). Outra dica nesta foto é o puff abaixo do móvel no estar. Móveis que ficam guardados “embutidos” em outros não ocupam espaço quando não estão sendo usados.

jeitodecasa 5e286b8e93569fMesas com pé central estreito ou como esta acima, onde o apoio é lateral, permitem que as cadeira “entrem” bastante abaixo delas, aumentando o espaço de circulação quando não estão sendo usadas. Outra ideia interessante nesta foto é o móvel com portas de correr que pode ser usado para guardar objetos que não são de uso constante.

07-uma-nova-entrada-para-mudar-a-cara-do-apartamentoBancos presos à parede ou que possam ficar abaixo da mesa quando não estão sendo usados tbém aumentam a área de circulação fora do horário de refeições.

comprandomeuape mesa-retratil_01Tudo que dobra, aumenta, empilha é bem vindo nos ambientes pequenos.

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, comprandomeuape, jeitodecasa , studioecasa   e ap903

22 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Eliane!
    Depende da mesa (formato e qto de assentos) . Veja este post https://www.simplesdecoracao.com.br/2012/02/decoracao-a-medida-das-coisas-sala-de-estar-jantar/
    No seu caso, eu pensaria em uma mesa com bancos ao invés de cadeiras ao menos de um dos lados
    bjo
    ROsana

  2. Boa tarde. Rosana. Tenho um espaço que quero transformar em sala de jantar…ele tem 2 metros de largura…e 5 de comprimento..como colocar uma mesa ..acoplada a parede?!

  3. Ro, pensei mesmo em brincar com os tons de cinza. Colocar um bem clarinho na parede. Agora, não consigo visualizar o cinza do sofá com um bege no chão. Vou pensar direitinho. Você abriu uma outra possibilidade. Muito obrigada! Beijos

  4. Oi, Giovana,
    Acho que vai ficar muito cinza junto. Neste caso vc tem que brincar com as diversas tonalidades do cinza. Por ex: Se o tapete é mais escuro, o tapete prata e a parede com um cinza bem mais claro q o sofá. Outra ideia seria colocar ou o tapete ou a parede em bege, que combina bem com o cinza e continua neutro.
    bjo
    Rosana

  5. Bom dia Ro, adorei suas dicas. Vou voltar para meu apartamento e pensei em pintar a parede atrás do sofá de cinza, ele é cinza tb, e colocar um tapete um tom de cinza. As outras paredes brancas. Assim daria para brincar com as cores na decoração, como almofadas e itens decorativos. O que acha?

  6. Oi, Rosangela,
    Olhe direitinho que vc vai encontrar. Pesquise por sala pequena (https://www.simplesdecoracao.com.br/tag/sala-pequena/)
    bjo
    Rosana

  7. Oi, Claudia,
    Acho que vc pode fazer a moldura com pastpatour branco e a parte externa em marrom similar ao sofá (veja que nesta gravura há em pequena quantidade, a cor marrom que deve ser bem parecida com a do seu sofá).. Eu sugiro a moldura mais atual, lisa e reta.
    bjo
    Rosana

  8. Oi Rosana. Estou com dúvidas na escolha da cor da moldura de uma gravura que comprei. É do Kandinsky, bem colorida.(.yellow red and blue )e pretendo colocar em minha sala. Ainda não tenho nada nas paredes. A sala é pequena, paredes brancas e a que vou colocar a gravura é amarela, num tom forte. Meu sofá, que fica encostado nesta parede, é marrom nescau. Pensei em fazer moldura off whithe com paspatur igual, para não carregar o ambiente, mas tenho dúvida se ficaria bom. Gostaria de sua opinião ou alguma sugestão que achar melhor. A moldura deve ser lisa para este tipo de gravura ou pode ser levemente rustica? Obrigada

  9. Oi, Alice lindinha!
    Vou preparar isso, pode deixar!
    Então, uma parede tão grande, com uma cor só fica (para mim) parecendo um paredão.. Prefiro pintar de cores diferentes (seguindo as diferentes áreas) ou colocar papel de parede ou listras em algum parte que desejo enfatizar . As listras verticais são ótimas pois esticam e encurtam paredes longas.
    Beijocas e obrigada pela visita!
    Rosana

  10. Ameiiiiiii… vou guardar esse post aqui nos links salvos… esse post é de consultar sempre que der a dúvida de como arrumar algo em lugar pequeno.

  11. Adorei esse post!! Ótimas dicas, Rô! <3
    Sabe o que eu adoraria ler tb (ainda mais com suas dicas maravilhosas)? Ideias para salas compridas! Quase não acho nada sobre elas.. =/
    Eu queria dar um pouco de cor nas paredes, mas fico meio perdida por conta disso. Tenho uma parede aqui com 11-12m de extensão, que vai do hall de entrada até a janela da sala. Será que posso pintar só a parte do hall? Fica estranho?
    Um beijo, flor!!!

  12. Amei esse seu post, geralmente os posts que vejo não vem dizendo o que fazer, vem somente a foto, e pessoas leigas, como eu, olha acha bonito mas muitas vezes não se liga na funcionalidade dos móveis e objetos decorativos. Ficou muito tri mesmo.. Bj grande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui