E a conta de luz cada dia mais alta! E o que podemos fazer para diminuir este gasto? Vão aí  dicas para vc economizar bastante mudando alguns hábitos, criando outros e organizando as tarefas diárias:

1) Lavando e passando roupas e louças:  Na medida do possível, acumule para lavar e passar – Ligar o ferro ou a máquina para somente umas pecinhas gasta muita energia desnecessária. No caso da lavagem ainda gasta mais água tbém. Até na compra de roupas vc pode economizar energia: Prefira as que não precisam passar. E pense bem se necessita usar a secadora…

modaig pxd

 

2) No banho: Se tiver chuveiro elétrico e puder trocar para chuveiro à gás, é uma boa ideia. E aquela história de se molhar-fechar torneira- ensaboar-abrir torneira, pode ser chatinha, mas diminui tanto o gasto de água quanto o de luz. E use a posição “verão” ao invés de misturar  água quente com água fria – afinal, vc esquentar a água para depois esfriá-la não tem muito sentido, certo ?

detailedworld

3) Ar condicionado:  Só para vc ter uma ideia: A minha conta de luz do mês passado, mesmo com aumento, diminuiu quase à metade quando substituí o ar condicionado por ventiladores. E não passei calorão algum, isso no final de Fevereiro, no Rio de Janeiro, viu ? E ar condicionado central gasta MUITO  menos que os de janela, com portas e janelas fechadas (isso vale para todos) e temperatura por volta de 23 graus. Saiba que o gasto com ar condicionado é por volta de 50% do gasto de energia de uma casa. Portanto, olho neles! Ah, ventilador de teto é uma boa ideia. Vc pode inclusive usar ele e o ar condicionado no mínimo, se o calor for infernal!

webarcondicionado

4) Invista em Lâmpadas Led: Se fluorescente é bom, a Led é melhor ainda. Só não é no preço, mas se paga na economia da conta. E elas estão cada vez melhores na qualidade de luz. E definitivamente, esqueça as incandescentes ou qualquer lâmpada que esquente demais.

5) Eletrodomésticos antigos gastam mais energia que os mais novos. Muito mais! E quando for comprar novos eletrodomésticos, preste atenção nas etiquetas de eficiência energética – Selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O ideal é comprar o que tem a letra A, que que gasta menos energia.

blogDOtefacilselo-procel

6) Instalação elétrica muito antiga pode ser fonte de gastos invisíveis – Faça uma revisão nas suas instalações elétricas, ainda mais se sua conta parece muito alta sem razão.

7) Se não tem ninguém, não precisa ter luz acesa: Precisa dizer mais alguma coisa?

maxenengenharia

8) Se você tem uma loja ou qualquer comércio, lembre-se que a taxa de iluminação, em muitos lugares, varia conforme as faixas de horário. Observe sua conta e tente gastar menos nos horários “mais caros”.

9) Fogão à gás é muito melhor que micro-ondas! Acredite nesta ideia!

10)Só deixe TV ligada se alguém estiver assistindo, computador se tiver alguém usando  – Óbvio, né ?

blogDOTnewtemp_newtemp

11) Abrir menos a geladeira economiza energia – Você sabia ? Além disso, chame um profissional para fazer uma revisão nela, principalmente ver se a vedação da porta está ok. E pense em ter uma garrafa térmica com água gelada. Assim vc abre menos a geladeira naturalmente.

12) Geladeira e ar condicionado em locais que pegam sol gastam mais energia – Mude de lugar! E deixe 15cm de distância da geladeira para a parede. E vc pode desligar o ar condicionado uma hora antes de sair do local, pense nisso.

Se vc seguir 10 destas dicas sua conta de luz vai ficar menor, com certeza, viu ?

Fotos dos sites: blog.efacil, blognewtemp, detailedworld, maxenengenharia, modaig, webarcondicionado

5 COMENTÁRIOS

  1. Economizar hoje em dia e fundamental usamos o ar condicionado muito no verão temos que usar na temperatura correta para não estourar o consumo ótimo artigo

  2. Excelentes dicas, principalmente com a energia ficando cada vez mais cara. E, além disso, tem a questão ambiental também, né? Energia é algo cada vez mais valioso, por isso temos que pensar não somente na economia, mas também no meio ambiente! 🙂

  3. Eu pego no pé do pessoal aqui em casa, onde passo vou apagando as luzes que está acesa atoa. Infelizmente o governo aumenta a conta de energia, e o unico jeito é economizar. gostei do artigo, parabens e muito obrigado por ser preocupar em nos ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui