E você compra aquela televisão, geladeira, micro ondas, forno, coifa …enfim, o eletrodoméstico dos seus sonhos e fica doida(o) para instalar, não é?

tudo

Pois bem: Há um componente super importante, que existe em todos os eletrodomésticos e que muitas vezes, você (e pior, até o profissional que o vai instalar…:( ) não prestam a devida atenção: É o tal do MANUAL DO EQUIPAMENTO.

manual2Mesmo quando vc compra um usado, caso o manual não venha, procure no Google pelo nome do modelo que vai achar. É imprescindível ver e seguir as regras para instalação pois vc pode perder a garantia em casos de problemas. Além disso, vão abaixo alguns lembretes:

0) Geral: Praticamente TODOS os eletrodomésticos precisam de uma área em volta (acima, abaixo, dos lados ou à frente, depende do equipamento) para evitar super aquecimento, quer dizer: Esquentar demais e pifar.  Isso está no MANUAL. Não deixe de ler nem de observar se o projetista ou instalador está seguindo estas medidas exigidas.

Outra dica Geral: Quer economizar na compra dos eletrodomésticos on-line ? Faça como os americanos fazem há séculos: Use cupons!!! A Cupons Mágicos tem cupons de desconto para tudo que vc quiser comprar. Pesquise antes de sair de casa e economize muuuuito!!!

E mais uma: A instalação elétrica da sua casa deve ser capaz de suportar o aumento de carga exigida pelos equipamentos que irá comprar. Isso é mais importante ainda para ar  condicionados e coifas.

1) Televisão –  O melhor tamanho de televisão para vc é o que se adequa à distância entre o lugar onde vc vai estar dela. E a altura dela tem que ser confortável para vc olhar por muito tempo – então, o centro da tela da tv deve ficar mais ou menos na linha do seu olhar quando vc olha diretamente para ela. Teste isso antes de colocar a tv.

tv2(foto encontrada em : http://studiojkdesign.blogspot.com.br/2014/04/qual-altura-ideal-da-tv-na-parede.html) , onde vc pode ver mais informações.

Obs: Uma das melhores empresas do Brasil para compra de eletrodomésticos, o Ponto Frio, oferece cupons de desconto vantajosos (Ver aqui).

2) Micro ondas, Fornos embutidos, Coifa, Fogões, Máquina de Lavar, etc, etc – O lugar onde o equipamento será instalado deve ser escolhido pensando:

                  a) Na segurança –Vou bater a cabeça na quina do micro ondas ? “; “Vou queimar as pernas no forno quente lá embaixo?“; “As crianças estarão seguras com ele nesta posição ?“; “A chama do fogão não vai apagar por causa do vento que vem da janela ?” ; “Há aberturas fixas para escapar o gás no caso de vazamentos?“; “Quando abrir a porta  do equipamento vou ficar no meio da passagem ou  perto de uma porta que pode ser aberta a qualquer momento? “. Faça-se estas e outras perguntas, imaginando todos os problemas possíveis.

                  b) No Conforto – Será fácil, agradável, confortável, colocar o equipamento naquele lugar?

                  c) Na funcionalidade – Imagine-se usando o equipamento no seu dia a dia e veja se vai realmente funcionar de acordo com o seu jeito e sua rotina. Questione posicionamento e instalação de coifas e depuradores, principalmente no caso de cozinha aberta e área de serviço anexa à cozinha: A exaustão será o bastante para não encher sua casa de cheiros ?  O ar condicionado vai atender toda a área?Esta máquina de lavar é o bastante para a quantidade de roupas q costumo lavar ? Vou usar mesmo esta lava louça ? Vai caber mesmo este monte de equipamentos na minha cozinha pequena ?  E por aí vai…

Um Equipamento eletrodoméstico não é como um objeto de decoração. Ele tem função. E por isso é importante se questionar muito, seus hábitos, seu espaço o o uso que vai fazer dele. Faça isso, gaste menos e tenha menos dor de cabeça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui