Simples Decoração - Porque o bom é simples

Sala Sala de Estar Sala de Jantar

Não sabe como organizar os móveis na sala?

Você muda prá lá, muda prá cá e nunca fica satisfeita(o) com a distribuição dos móveis na sua sala? Esta é uma situação comum, ainda mais quando a sala é pequena, irregular e tem muitas portas e janelas. E o pior: Não há uma só solução porque uma sala pode ter infinitos formatos! O que pode lhe ajudar são estas regrinhas básicas:

(Veja nos desenhos, diversas possíveis distribuições de móveis em um mesmo ambiente)

1) Divida o ambiente em áreas com funções específicas. Em geral, uma área de estar e outra de jantar. Se conseguir um cantinho de descanso, uma área de leitura, um bar, um mini office … O negócio é adequar suas necessidades ao tamanho da sala. Um projeto bem pensado e móveis projetados para seu espaço ajudam muito. A própria organização dos móveis já divide os espaços.

revista-minha-casa-setembro-moradora-criatividade-reformar-apartamento_11a(Esta é a planta com ambientação original (que achei no site da Casa Abril) – Veja que as áreas de estar e jantar são bem separadas e que a área de jantar está mais perto da cozinha… Mas há muitas outras possibilidades. Vai vendo!)

2) Preferencialmente, coloque a área de jantar perto da cozinha. Isso facilita a circulação das pessoas, mas não é obrigatório, principalmente se vc não tem o costume de receber muitas pessoas.

revista-minha-casa-setembro-moradora-criatividade-reformar-apartamento_11b(Aqui uma variação:troquei a mesa redonda e cadeiras por uma mesa retangular com banco e cadeiras. Acrescentei tbém um mino office ao lado do sofá – poderia ser tbém um aparador, um mini bar…etc .. Este espacinho é bem versátil)

3) Sempre repito: Não esqueça da área de circulação – deixe área livre para ser agradável andar por sua casa e usá-la – sentar e levantar das cadeiras, ir de um ambiente à outro, acessar equipamentos, enfim. 80 cm livres nas áreas de passagem é o mínimo.

revista-minha-casa-setembro-moradora-criatividade-reformar-apartamento_11c(Outra disposição para a mesa retangular com banco encostado na parede. Agora o sofá tem chaise. Retirei a mesa central e acrescentei uma estante vazada entre o sofá e o mini office. Assim a sala de estar fica mais protegida dos olhares de quem estiver na porta de entrada)

4) Na área de jantar, além de planejar a quantidade de assentos ideal – nem mais nem menos do que vc costuma usar  – pense em diversos tipos de mesa, cadeiras com pouco volume e/ou bancos – que economizam espaço. Quando escolher bancos prefira mesas com pé centralizado para maior conforto na hora de sentar.

revista-minha-casa-setembro-moradora-criatividade-reformar-apartamento_11d(Outra variação possível: Bancos encostados nas 2 paredes, uma mesa redonda e cadeiras no outro lado. Uma forma diferente, mas que funciona e aumenta a quantidade possível de assentos. No canto ao lado do sofá, um aparador com onde estão 2 puffs – pode ser tbém um office para 2 pessoas ou um bar..)

5) Na área de estar, pense na posição da TV: O ideal é que ela fique lateral à entrada de luz natural: Atrás ou à frente de uma janela pode ser cansativo para a visão. À frente de paredes em cores vivas tbém. Spots no teto direcionados para a TV são tão desconfortáveis quanto spots colocados no teto, na direção dos travesseiros em uma cama – coisa que muita gente teima em usar…

revista-minha-casa-setembro-moradora-criatividade-reformar-apartamento_11g(Uma variação bem diferente, para aqueles que não dão prioridade à TV, mas sim à uma grande área de jantar: Com uma pequena tv e um pequeno sofá pode ser possível  criar uma área de tv, um pequeno estar com 2 poltronas e o maior espaço ocupado por uma grande mesa de jantar e aparador)

6) Ainda na área de estar, pense em conforto: Mesas laterais ou centrais são indispensáveis perto dos sofás ou poltronas.

revista-minha-casa-setembro-moradora-criatividade-reformar-apartamento_11f(Aqui um pequeno aparador no cantinho esperto, mais uma mesa lateral para atender tbém a super poltrona com puff que coloquei no lugar dos puffs originais)

7) Se vc conseguir usar alguns dos muitos programas, inclusive gratuitos ou em versões gratuitas (este ,este  e tem mais um monte!) e para smartphone ou tablet, para desenhar sua sala e móveis ou até desenhá-los a mão (com as medidas proporcionais, claro!) dá trabalho, mas permite que vc mude os móveis de todo jeito sem precisar ficar carregando-os. Aqui tem um simulador simples prá caramba. Procure no google “programas para desenhar planta baixa“. No You Tube tem um monte de tutoriais tbém.

Posts relacionados

Comentários:

Chrystianne Leite · 19 de julho de 2015 às 17:12

Adorei as dicas, principalmente os links que permitem fazer as plantas baixas. Obrigada!!

Responder

Jaqueline O · 19 de julho de 2015 às 23:40

Adorei a matéria. E essa planta é a da minha sala! Uso o modelo 1, mas com a TV e sofá invertidos, pois da mesa jantar fica possível ver a TV. E coloquei duas poltronas ao invés uma no espaço ao lado (coube na parede). Gostei das sugestões e vou testar também os links. Muito legal.

Responder

Rosana Silva · 19 de julho de 2015 às 23:57

Que bom que ajudamos, Jaqueline!
Um beijo
Obrigada!
Rosana

Carina · 19 de julho de 2015 às 21:17

Eu estou com uma dúvida cruel. A porta de entrada do meu apartamento fica bem de frente para a minha pequena sala de jantar. Estou quebrando a cabeça para tentar colocar um buffet ou aparador e uma mesa de jantar 4 lugares, mas está difícil! Não consigo achar plantas ou decorados com a porta de entrada bem no meio da sala de jantar!

Responder

Rosana Silva · 19 de julho de 2015 às 17:36

Oi, Carina,
Posso lhe ajudar com uma consultoria de distribuição dos móveis na sua sala. Caso esteja interessada, escreva para [email protected] e envie fotos e as medidas da sala.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!