Eu sei, vc já viu trocentas dicas para ambientes pequenos! E destas trocentas, 100 devem ter sido: “Use espelho!” kkkkk! Mas aqui no Simples Decoração, a gente faz tudo prá fugir do óbvio e dar ideias um pouco mais elaboradas, então dá uma olhada, ok? 🙂

perfeitaordem 783fa7fcbd5Dicas legais nesta sala:

1) Sem mesa de centro, mas olha a prateleirinha atrás do sofá! Com 15 cm vc consegue um espaço para colocar copos, xícaras, etc. E pode ainda guardar coisas abaixo.

2) O móvel da esquerda pode servir de assento ou ter puffs ou ainda caixas para guardar coisas (o que parece ser o caso). E ele poderia ser mais estreito ainda, percebe?

3) O sofá tem uma boa área de assentos (os braços são estreitos) e não é tão profundo.

4) A persiana “seca” economiza espaço (em relação a uma cortina que ocupa uns 10 a 15 cm).

5) os nichos e prateleiras usam o espaço vertical, das paredes, sem ocupar o espaço que vc usa para circular pelo ambiente.

keltainentalorannalla 21A303449Dicas legais neste ambiente:

1) Sala de estar, jantar e cozinha praticamente integrados. Veja que a paredinha que esconde parte da cozinha tem, do outro lado, a TV, mas dá para ver que há armários no lado da cozinha nesta mesma parede. Extremamente funcional.

2) A mesa de jantar está perto da cozinha e há uma ótima circulação  (e divisão de espaços) mesmo sem paredes. Veja que cadeiras e mesas foram escolhidas de forma a ocupar o mínimo espaço quando não usadas.

3) A mesa de centro poderia até ser menor, mas atende bem o sofá que tem uma chaise na direita.

4) A parede à direita na sala, tem prateleiras discretas que vão até o teto, usando todo o espaço vertical sem pesar no ambiente.

perfeitaordem_2quartos005_700Dicas legais neste ambiente:

1) Tem a separação cozinha/sala com uma parede mínima,como no ambiente anterior. Repete, como na primeira foto deste post, a falta da mesa de centro, meio resolvida com o suporte no braço lateral do sofá. E repete tbém a ideia de uma cortina que não ocupa espaço.

2) Observe a bancada pequena e estreita que acrescenta uma área para refeição ao lado da parede da tv. E a mesa de jantar tbém bem posicionada, não atrapalha a circulação. E é funcional!

mariakillam contemporarytvDica legal nesta sala:

1) A Dica muito legal é o espaço livre para os puffs, que podem ser usados como mesa de centro ou assentos extras.

achados e035Dica legal nesta sala:

1) Quando vc tem uma sala larga, mas pequena, uma boa ideia é separar os ambientes assim: Metade para o estar e metade para o jantar, colocando um móvel tipo aparador, atrás do sofá, o que esconde a parte traseira dele e ainda serve como bar, aparador e para guardar coisas.

casaabril 002Dicas legais neste ambiente:

1) A cozinha em cores neutras facilita a decoração de todo o ambiente. Também é importante uma coifa poderosa!

2) O tapete na área de jantar delimita sem atrapalhar. É importante que vc só coloque tapete se conseguir que ele seja grande e rígido o bastante para não atrapalhar o vai e vem das cadeiras.

3) Bancadas de trabalho para cozinha e bancadas para refeições, com cadeiras de mesa de jantar, devem ter alturas diferentes! Veja que a extensão em madeira é mais baixa (da mesma altura da mesa de jantar) que a bancada onde está o fogão. Se quiser a mesma altura da bancada de trabalho, vc deve usar banquetas altas, que não são, em geral, tão confortáveis…

A gente aprende muito observando ambientes bem decorados. Mas tem que observar o que é importante!

fotos dos sites e blogs: CasaAbril, AchadosdeDecoração, mariakillam , perfeitaordemkeltainentalorannalla

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Elaine,
    Esta sala é monocromática, em diversos tons de bege a marrom. Eu usaria uma estampa para variar, que tivesse as cores bege, marrom, branco e cinza (ou azul para colocar uma cor não neutra e alegrar um pouco).
    bjo
    Rosana

  2. Amei a quarta sugestão de sala!! Parabens!! Gostaria de uma sugestão de cor de estofado para a mesa de jantar. Qual cor que combina usando essa decoração da quarta opção?

  3. Precisava de sugestões, minha sala não é tão pequena, porém é unida com a parte que poderia por a mesa, desde a porta de entrada vem um corredor único, sendo assim não estou conseguindo escolher a mesa, pensei em retrátil porem não consigo pensar lugares na sala.

  4. Oi, LLilia,
    Mas que tipo de informação ? Sua questão é muito vaga, não tenho como saber o q vc deseja.
    desculpe.
    bjo
    Rosana

  5. Minha sala tem4m de comprimento,3m de largura no fundo tem uma janela de grade antiga,gostaria de alguma informação,para reforma

  6. Oi, Ceila!
    Com as dicas e o mínimo de ansiedade, vc consegue, sim! Não queria tudo pronto de uma vez, tenha paciência, comece pelo essencial e depois vá sentindo e melhorando, ok ?
    Vc sente o que uma casa e vc precisam usando a casa.
    bjo
    Rosana

  7. Estou amando todas as dicas. Acabei de comprar meu apto, e não fazia idéia de como decorar, onde colocar os móveis… Acredito que com todas as dicas que li, vou conseguir deixa lo confortável e lindo!!! Obrigada!

  8. Nunca tinha reparado que uma cortina se for muito franzida pode pesar mais no ambiente do que uma reta! Como o tecido é maleável, nunca reparei na falta de espaço visual que ela poderia dar. Amei essa dica! E essa dica das bancadas em alturas diferentes é muito boa, pois não gosto de banquetas altas e criando 2 alturas diferentes, permite apoiar mais objetos do que em uma bancada no mesmo nível.

    Bjs!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui